Como é um armazém de grande altura
Um armazém de grande altura é uma instalação composta por estantes que aproveitam a altura do edifício para maximizar a capacidade de armazenamento.
Esses armazéns exigem soluções que agilizem o movimento das mercadorias para serem eficientes. Por isso, é comum substituir os equipamentos de movimentação convencionais por sistemas de armazenamento automáticos. Nessas instalações, robôs como os transelevadores permitem agilizar a coleta e localização da mercadoria a mais de 40 metros de altura.
O que é um armazém de grande altura?
Um armazém com estantes altas ou elevadas é uma instalação logística onde os sistemas de armazenamento atingem uma altura mínima de 12 metros e máxima de 50 metros. A altura das estantes permite que a empresa aproveite ao máximo o espaço de armazenamento disponível até o teto.
Os armazéns de grande altura são ideais para otimizar o espaço de armazenamento. Os primeiros armazéns com estantes altas foram construídos na década de 60, tal como aponta o catedrático da Universidade Erasmo de Rotterdam, René de Koster, em sua publicação Automated and robotic warehouses: Developments and research opportunities: “Os primeiros armazéns automáticos de grande altura foram construídos há mais de 50 anos. Desde então, passaram a ser desenvolvidos em ritmo acelerado. Ao princípio, a automação focava principalmente em armazéns de paletes. Uma das principais razões era aumentar a densidade de armazenamento, o que podia ser conseguido aumentando a altura dos armazéns”.
Uma instalação logística de grande altura pode ser configurada com sistemas de armazenamento convencionais, automáticos ou inclusive fazendo a combinação de ambos. No entanto, é comum implementar soluções automáticas. Por quê? Ao contrário dos equipamentos de movimentação manuais, os sistemas automáticos, como um transelevador, podem superar os 40 metros de altura e operar com maior agilidade e segurança nessas cotas.
As instalações automáticas de grande altura não só agilizam a coleta e localização de mercadoria, como também garantem um fluxo ininterrupto de movimentos de entrada ou saída, aumentando a eficiência da instalação. Esses armazéns também podem ser construções autoportantes, ou seja, instalações sem pilares nem vigas, onde as próprias estantes sustentam os elementos da construção uma vez que foram projetadas para suportar agentes externos como o vento ou abalos sísmicos.
Vantagens dos armazéns de baía alta
Quando é necessária uma alta capacidade de armazenamento, o uso de armazéns de grande altura pode ser uma vantagem. As principais vantagens de instalar um armazém com estantes altas são:
- Máximo aproveitamento do espaço ao obter metros cúbicos de armazenamento com baía alta.
- Configuração adaptável em diferentes tipos de cargas e pesos.
- Melhor desempenho em operações de armazenamento, coleta e localização da mercadoria.
- Flexibilidade para instalar sistemas de armazenamento manuais ou diferentes níveis de automação.
- Maior segurança no armazém ao utilizar equipamentos de movimentação automáticos.
No entanto, um armazém de grande altura possui uma escalabilidade limitada, porque, mesmo destinando a superfície de baía alta para o armazenamento, a instalação pode chegar, por razões de segurança, a um limite máximo de metros estabelecido.
Como funciona um armazém de grande altura?
As estantes altas dificultam o manuseio manual dos produtos. Os sistemas de armazenamento automáticos, como transelevadores para paletes ou caixas, facilitam esta operação, melhorando a eficiência e a segurança nos processos de carga e descarga da mercadoria.
Em um armazém automático de grande altura, o gerenciamento de todas as operações é realizado através de um software de gerenciamento de armazém que coordena os movimentos da mercadoria e dos equipamentos automatizados. Um software parametrizável e escalável como o Easy WMS da Mecalux faz o controle de estoque em tempo real e automatiza o fluxo da mercadoria no armazém.
Esses armazéns também podem incluir soluções de transporte interno que movem a mercadoria entre as diferentes áreas da instalação. Para agilizar o fluxo da mercadoria e garantir um deslocamento ininterrupto, as empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação costumam ser substituídos por sistemas de transporte como transportadores automáticos, robôs autônomos móveis ou veículos guiados automaticamente.
É o que explicam as pesquisadoras da Universidade Marítima de Gdynia (Polônia) em sua publicação Flow of goods in the warehouse management system - Problem analysis: “Nos armazéns automáticos de grande altura, a função dos operadores de empilhadeiras é desempenhada pelos sistemas automáticos que manuseiam os paletes em estantes de até 40 metros de altura. Quando a mercadoria chega à área automática do armazém, a mesma é depositada no sistema de transporte. Após selecionar o corredor, o software atribui uma localização de armazenamento onde a mercadoria será depositada, gerando, simultaneamente, uma ordem para transportar o palete até o lugar de armazenamento previamente atribuído. A localização das cargas também é gerenciada pelo sistema informático”.
As autoras do estudo destacam o papel desempenhado pelo software de gerenciamento nos armazéns de grande altura: “Este sistema gera e faz um acompanhamento de todas as transferências realizadas no armazém, portanto, se o palete não chegar ao lugar atribuído, o sistema indicará tal fato ao operador. Além disso, gerencia de forma exaustiva os dados inseridos: tais como datas de validade das matérias-primas e produtos, prazos de entrega das ordens de produção e pedidos dos clientes. O software também gera as ordens de transporte e coordena a preparação de todos os artigos que compõem o pedido.”
Armazém de grande altura para otimizar a capacidade de armazenamento
O aumento no preço do metro quadrado logístico fez com que as empresas deixassem de adquirir mais metros quadrados e passassem a crescer em altura. Um armazém de grande altura e com estantes altas permite aproveitar ao máximo a capacidade da instalação reduzindo, consequentemente, os custos logísticos da empresa.
A Mecalux tem vasta experiência instalando esse tipo de armazém em todo o mundo, por exemplo, em Hayat (Turquia), Intersurgical (Lituânia) ou CEPSA (Espanha), entre muitos outros países. Caso esteja interessado em melhorar a logística de sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo para lhe oferecer a melhor solução para seu armazém.