A combinação de transelevadores e Pallet Shuttle elimina qualquer erro decorrente do manuseio da mercadoria

Transelevadores e Pallet Shuttle: máxima produtividade no armazém

18 abr 2023

A combinação de transelevadores e Pallet Shuttle em um centro logístico agiliza as operações e potencializa a produtividade do armazém, além de multiplicar a capacidade de armazenamento.

Os transelevadores são máquinas automáticas que transportam a mercadoria para qualquer canal de armazenamento. A solução pode estar equipada com um Pallet Shuttle, um sistema de armazenagem em que o processo de carga e descarga de paletes é realizado de forma autônoma através de um carro elétrico.

Pallet Shuttle automático, a soma de transelevadores e carro motorizado

A solução de armazenagem que combina transelevadores e Pallet Shuttle é conhecida como Pallet Shuttle automático ou APS, siglas em inglês de Automatic Pallet Shuttle. Nesse tipo de sistema compacto, a empilhadeira utilizada na variante semiautomática é substituída por transelevadores que depositam e coletam a mercadoria com o auxílio de um carro motorizado.

Em cada corredor, um transelevador coleta os paletes no posto de entrada do armazém e os leva para o canal de armazenamento correspondente. Uma vez lá, o carro elétrico transfere os paletes para a localização livre mais profunda. Os movimentos são executados automaticamente seguindo as ordens de um software de gerenciamento de armazém (WMS).

A principal diferença entre a versão semiautomática e a automática do sistema Pallet Shuttle está no movimento do carro até a estante. No sistema semiautomático, um operador deve transferir o carro utilizando uma empilhadeira. No sistema automático, não há qualquer intervenção humana porque o transelevador é o responsável por mover o carro elétrico entre as posições de entrada/saída e os diferentes níveis e canais de armazenamento. Além disso, os transelevadores podem operar em corredores mais estreitos, inferiores a 1.600 mm e, deslocar-se a uma maior altura, mais de 40 m.

O sistema Pallet Shuttle pode ser configurado com dois equipamentos de movimentação automáticos: lançadeiras ou transelevadores. A escolha de uma opção ou outra dependerá do número de movimentos de entrada e saída, da quantidade de referências armazenadas e do número de paletes disponíveis. A modalidade com lançadeiras é uma boa solução para empresas com um alto número de movimentos de paletes.

O Pallet Shuttle com transelevadores pode ser implantado em armazéns com mais de 40 m de altura
O Pallet Shuttle com transelevadores pode ser implantado em armazéns com mais de 40 m de altura

Vantagens do Pallet Shuttle automático

O Pallet Shuttle automático é adequado para armazéns que tenham um ritmo de trabalho intenso devido às vantagens proporcionadas:

  • Aumento da produtividade. Os equipamentos de movimentação automáticos e o carro motorizado se deslocam a toda velocidade, o que aumenta o número de ciclos/hora e reduz, consequentemente, o tempo de entrada e saída da mercadoria.
  • Operação ininterrupta. O carro é carregado automaticamente enquanto está a bordo do transelevador, portanto sempre está preparado para operar.
  • Sistema "produto ao homem". O sistema favorece a implementação de estratégias goods-to-person, o que acelera de forma significativa a preparação de pedidos.
  • Gerenciamento automático da mercadoria. Os transelevadores e os carros motorizados movem a mercadoria com total autonomia, seguindo as diretrizes do software de gerenciamento de armazém.
  • Máxima capacidade de armazenamento. As estantes compactas podem medir mais de 40 m de altura e até 40 m de profundidade, pois assim podem armazenar o maior número possível de produtos em um espaço limitado.
  • Segurança garantida. O Pallet Shuttle automático opera com total garantia de segurança para os operadores, a mercadoria e a própria instalação.

Aplicações do Pallet Shuttle automático

O Pallet Shuttle automático é uma solução aconselhável para empresas que gerenciam um grande volume de paletes por referência. Empresas de setores tão diferentes como o farmacêutico e químico ou o de alimentos e bebidas podem utilizar essa solução de armazenagem para gerenciar com eficiência um grande volume de entradas e saídas de mercadoria.

Esse sistema também é recorrente para os produtos com uma alta rotatividade de estoques, tais como os alimentos perecíveis. A razão é que, graças aos equipamentos de movimentação automáticos, o processo de entrada e saída dos paletes pode ser realizado de forma constante e independente.

Nos armazéns das empresas de alimentação, também é habitual operar com temperatura controlada. O sistema Pallet Shuttle automático proporciona uma maior eficiência, flexibilidade, agilidade e controle da mercadoria em condições de baixas temperaturas. Da mesma forma, ao ser um sistema compacto, reduz a volumetria a refrigerar, o que se traduz em uma economia de energia significativa. Por outro lado, o fato de a operação ser absolutamente automática também reduz o tempo em que os operadores devem permanecer sob baixas temperaturas.

Finalmente, o Pallet Shuttle automático também pode exercer de buffer temporário: a mercadoria pode ser armazenada durante um tempo determinado até ser necessária em algum processo de produção ou logístico, assim como pode ser diretamente distribuída aos clientes.

Transelevadores e Pallet Shuttle: casos de sucesso

Empresas de todos os setores aproveitaram os recursos oferecidos por um sistema de armazenamento compacto totalmente robotizado como o Pallet Shuttle automático com transelevadores.

Dentre os inúmeros exemplos de empresas que optaram por multiplicar a eficiência de suas instalações com o sistema Pallet Shuttle automático da Mecalux, oferecemos três:

  • ANL Packaging (França): a empresa, que fabrica dois milhões/dia de embalagens plásticas termoformadas para serem distribuídas a centenas de empresas na Europa, instalou um armazém automático para sustentar seu ritmo de produção. O sistema Pallet Shuttle automático, que utiliza um transelevador, oferece duas vantagens principais à ANL Packaging: “Não só agilizamos o fluxo de movimentos, como também otimizamos o espaço de armazenamento. Com esse armazém moderno podemos enfrentar, sem qualquer problema, o forte ritmo de produção que nossa atividade exige", afirma Filip Mertens, diretor da empresa.
  • Finieco (Portugal): uma das maiores fabricantes de sacolas de papel da Europa instalou o sistema Pallet Shuttle automático com transelevador em seu armazém de Portugal. A atividade diária do centro logístico é frenética: distribui 1,5 milhão de sacolas de papel a países como Alemanha, Espanha, França, Reino Unido ou Suíça, entre outros. O Pallet Shuttle automático proporciona um movimento constante de paletes, o que agiliza a distribuição das bolsas de papel a todos os clientes. A empresa optou por robotizar sua logística para garantir a máxima disponibilidade de produto no armazém, que funciona quase 16 horas diárias em dois turnos de trabalho com fluxos contínuos de mercadoria.
  • Bem Brasil (Brasil): a empresa, que produz mais de 100.000 toneladas de batatas pré-fritas congeladas por ano, equipou seu armazém de congelamento com o Pallet Shuttle automático da Mecalux para agilizar a entrada e saída da mercadoria. O armazém trabalha a uma temperatura constante de -30 ºC para manter as matérias-primas e os produtos acabados nas melhores condições. "Sua operação robotizada nos ajudou a reduzir custos no consumo de energia, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar a eficiência no manuseio e conservação da mercadoria”, afirma João Emílio Rocheto, presidente da Bem Brasil.
Armazém do fabricante de sacolas de papel Finieco com o sistema Pallet Shuttle automático
Armazém do fabricante de sacolas de papel Finieco com o sistema Pallet Shuttle automático

Automação de alto desempenho

Seja qual for a função e a aplicação do Pallet Shuttle automático, o sistema compacto em que se baseia permite acomodar o maior número possível de produtos. Da mesma forma, graças aos equipamentos de movimentação automáticos, a solução reduz o tempo utilizado no gerenciamento de entrada e saída das mercadorias.

Os diferentes componentes que formam o Pallet Shuttle automático trabalham em harmonia para facilitar e simplificar o gerenciamento e o depósito da mercadoria. Com as indicações e a supervisão do software de gerenciamento de armazém, os produtos são armazenados com um plano estratégico para conseguir uma operação logística fluida e destinada a oferecer o melhor serviço aos clientes.

A Mecalux tem uma vasta experiência projetando e implementando armazéns automáticos. Caso esteja interessado em maximizar o desempenho de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a solução mais adequada para sua atividade logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: