O que é uma talha e qual sua função em um armazém?
Uma talha é uma máquina que utiliza roldanas fixas, móveis e um cabo ou corrente para transferir cargas pesadas de uma área para outra de um armazém, oficina ou fábrica. Esse mecanismo de elevação, também conhecido como moitão cadernal, permite levantar produtos volumosos de forma rápida, segura e eficaz através de um sistema de engate.
A talha é utilizada para carregar e descarregar materiais pesados que não podem ser manuseados por um operador ou por um equipamento de movimentação tradicional. Além de ser utilizada em armazéns, as talhas também são usadas em linhas de produção para transferir, com a ajuda de uma ponte rolante, matérias-primas ou produtos elaborados para diferentes áreas do processo de fabricação ou montagem.
Os termos ponte rolante e talha estão relacionados entre si, embora possam ser confundidos. As pontes rolantes são estruturas metálicas formadas por uma ou várias vigas dotadas de um carro com um motor de translação transversal e outro de elevação. As talhas, por sua vez, são geralmente integradas dentro de um sistema de ponte rolante e responsáveis por levantar a carga e deslocá-la para a área correspondente.
Aplicações da talha em um armazém
A talha pode ser utilizada em qualquer tipo de centro logístico, linhas de produção ou instalações de montagem que manuseiam cargas volumosas e pesadas. Portanto, essas soluções de elevação são comuns na indústria automobilística e de autopeças ou em empresas da construção, assim como em outros setores.
Esse sistema de roldanas por elevação é utilizado para carregar mercadoria muito pesada que não pode ser manuseada com segurança por operadores ou empilhadeiras. Nesses casos, a talha é integrada em uma ponte rolante para levantar a mercadoria e transferi-la para a localização correspondente.
Existem inúmeras configurações de talha de acordo com o tipo de produto a manusear, do suporte de carga onde está localizado ou das necessidades de cada cliente. A capacidade máxima da talha é determinada, por exemplo, pelo fabricante de acordo o número de roldanas ou a existência de um motor de elevação na máquina. O funcionamento dos diferentes tipos de talha é semelhante: o operador utiliza um controlador para ativar a talha. O sistema aciona um motor que facilita a descida do gancho da máquina para pegar a carga e levantá-la.
Tipos de talhas em um armazém
As talhas são uma solução de armazenamento e transporte de mercadoria flexível que oferece uma infinidade de configurações em função da carga a manusear, do ambiente industrial onde esteja localizada ou das necessidades de armazenamento dos produtos. As talhas podem ser classificadas de acordo com os seguintes critérios:
- Quantidade de roldanas móveis que multiplicam a força máxima da máquina.
- Número de gargantas. A garganta ou gola da roldana é a parte que entra em contato com o cabo ou corrente e garante a estabilidade da carga. O número de gargantas varia em função do tipo de talha, ou seja, se é simples ou dupla.
- Material dos ramais da roldana, por exemplo de corda, corrente ou cabo.
- Tipo de acionamento do sistema, que pode ser manual, elétrico ou hidráulico.
Vantagens de usar uma talha
A instalação de uma talha em um armazém permite:
- Produtividade no movimento de cargas pesadas. Esse sistema de elevação melhora o desempenho ao manusear cargas volumosas em comparação com os equipamentos de movimentação convencionais. A talha percorre um espaço limitado, evitando movimentos desnecessários em deslocamentos internos de materiais.
- Segurança na transferência da mercadoria. A talha reforça a segurança na instalação ao não interagir com os operadores durante a elevação de cargas. Além disso, o gancho inclui travas de segurança para prevenir a queda dos produtos.
- Facilidade de uso. Os operadores movem o sistema de elevação através de um controle remoto, sem necessidade de intervir na operação.
- Aconselhável para qualquer tipo de instalação. As talhas oferecem múltiplas configurações em função de variáveis como o tipo de carga a elevar ou a instalação onde devem estar localizadas.
No entanto, o uso de uma talha oferece certas limitações, tal como seu número reduzido de ciclos por hora em comparação com os sistemas automáticos, que maximizam o desempenho da instalação.
Talhas para mover a mercadoria no armazém
As talhas, integradas em um sistema de ponte rolante, representam uma solução útil em armazéns ou fábricas que precisam levantar e mover cargas em áreas delimitadas. A principal virtude desse sistema de elevação é sua adaptabilidade: conta com um vasto leque de configurações para se adaptar a qualquer tipo de carga.
No entanto, as talhas são uma solução que oferece limitações em instalações onde é necessária uma elevada produtividade. Nesses ambientes, as talhas podem ser substituídas por equipamentos automáticos que melhoram o desempenho das operações.
A Mecalux leva mais de 50 anos projetando e implementando soluções personalizadas para seus clientes. Caso você deseje melhorar o desempenho de seu armazém, entre em contato conosco, um consultor especializado irá assessorá-lo para lhe oferecer a melhor solução para a logística de sua empresa.