Shelf-to-person, uma solução inovadora para preparar pedidos
O shelf-to-person (ou 'prateleira à pessoa') é um método de preparação de pedidos que surge como resultado da fusão entre os avanços tecnológicos em intralogística e a crescente demanda por operações de picking cada vez mais rápidas.
O que significa 'shelf-to-person'?
Shelf-to-person é um sistema de preparação de pedidos onde intervêm robôs móveis autônomos (ou AMR). Esses veículos automatizados levam as estantes de picking até os operadores para que eles possam escolher os produtos que necessitam para compor cada pedido.
O método shelf-to-person é uma evolução dos sistemas de picking tradicionais, pois evita que os operadores tenham que percorrer o armazém localizando a mercadoria necessária para preparar os pedidos, ou seja, os produtos se aproximam dos pickers com total autonomia.
Também pode ser considerada uma variação do sistema 'produto ao homem' (goods-to-person), que consiste em equipamentos automatizados como transelevadores ou transportadores que permitem que a mercadoria chegue aos operadores. No caso do shelf-to-person, são especificamente os robôs AMR que se encarregam de fazer a transferência das estantes de picking para os operadores, impulsionando uma preparação de pedidos eficiente.
Como é o software que guia o sistema 'shelf-to-person'?
O sistema shelf-to-person elimina a necessidade de os operadores percorrerem o armazém em busca de produtos. Em vez disso, eles permanecem nas estações de trabalho à espera da entrega das mercadorias pelos AMR para classificar e preparar seu envio. A preparação de pedidos shelf-to-person exige robôs móveis autônomos capazes de mover estantes para os postos de picking.
Para obter um movimento seguro, os AMR da Mecalux precisam da coordenação de três softwares específicos:
- De gerenciamento de armazéns. Sistemas como o Easy WMS da Mecalux organizam os processos logísticos e a preparação de pedidos. Essa solução distribui o trabalho entre os operadores e envia instruções para que suas funções possam ser executadas sem cometer erros.
- De gestão de frotas. Monitora o tráfego de robôs e atribui tarefas aos robôs disponíveis na instalação. Indica a cada AMR as estantes a localizar e mover para os operadores que preparam os pedidos.
- De navegação. Integrado em cada robô da frota, calcula a rota mais eficiente para fazer o movimento da mercadoria no armazém. Também detecta obstáculos, redefinindo a trajetória do veículo em tempo real.
Como funciona o picking 'shelf-to-person'?
O funcionamento normal do sistema de picking shelf-to-person com robôs AMR é o seguinte:
- Recebimento do pedido. Quando o centro logístico recebe um pedido, o Sistema de Gerenciamento de Armazém registra as informações, determina os produtos a serem coletados e distribui o trabalho entre os operadores.
- Envio de robôs para as estantes. O software comunica ao gestor de frotas os pedidos que devem ser preparados e gera as ordens de movimento dos robôs para que estes se movam em direção às estantes que correspondam.
- Movimento das estantes. Com a ajuda do software de navegação, os AMR deslocam-se em direção às estantes que contêm os produtos que permitirão preparar os pedidos e as transferem para os operadores que estejam nas estações de picking.
- Seleção de mercadoria. Seguindo as instruções do software de armazéns, os operadores extraem os produtos da estante e os classificam em contêineres ou caixas que recebem os artigos de um mesmo pedido.
- Continuidade da tarefa. Os robôs se encarregam de aproximar dos operadores as estantes necessárias para completar os pedidos até todos os produtos necessários serem coletados.
Uma vez finalizado o picking, os pedidos são embalados e distribuídos com destino aos clientes. Graças ao transporte automático de mercadoria até os operadores, se agiliza sua preparação e distribuição, reduzindo a fadiga e o risco de sofrer lesões.
Quais as vantagens do 'shelf-to-person'?
O picking shelf-to-person oferece uma série de vantagens que o tornam uma solução atrativa para armazéns com um grande volume de pedidos:
- Maior eficiência. Os robôs móveis autônomos deslocam rapidamente as estantes com os produtos. Dessa forma, os operadores preparam mais pedidos em menos tempo, o que aumenta a capacidade de resposta da empresa.
- Flexibilidade. O picking shelf-to-person se adapta facilmente a diferentes tipos de produtos e às mudanças que ocorrem no armazém. Pode ser utilizado em instalações que manuseiam uma ampla variedade de produtos, desde artigos pequenos até volumosos.
- Ótimas condições de trabalho. Para fazer picking, os operadores não precisam percorrer grandes distâncias nem levantar peso, reduzindo, portanto, o risco de lesões e melhorando a segurança no local de trabalho.
- Redução de erros. Ao minimizar o movimento humano dentro do armazém, também se limita a probabilidade de cometer erros durante a seleção de produtos. Como os artigos são levados diretamente para os operadores o processo é simplificado.
- Otimização do espaço. O picking shelf-to-person ajuda a otimizar o espaço de armazenamento, pois permite uma disposição mais compacta dos produtos.
Inovação no picking com o sistema 'prateleira à pessoa'
O shelf-to-person é uma solução inovadora que permite melhorar a eficiência e a produtividade nas operações de preparação de pedidos. Esse método de trabalho aproveita ao máximo os avanços tecnológicos em intralogística para responder às necessidades do mercado atual de forma ágil e eficaz.
Essa solução automatizada, impulsionada por robôs móveis autônomos, agiliza o processo de preparação de pedidos. A Mecalux oferece uma gama de AMR que transportam uma grande variedade de cargas: desde caixas, bandejas e contêineres até paletes e estantes. Se estiver pensando em implementar o sistema shelf-to-person em seu armazém, entre em contato conosco.