Palete europeu vs palete americano
O palete europeu e o palete americano são plataformas de tábuas para armazenar e transportar mercadoria paletizada dentro e fora do armazém. A principal diferença entre ambos os suportes de carga são suas dimensões: o palete europeu mede 1.200 x 800 mm, enquanto o americano é um pouco mais largo (1.200 x 1.000 mm).
Embora essas sejam as duas medidas de paletes mais comuns, a Organização Internacional de Normalização (ISO), a entidade que regula as dimensões, também estabelece outras medidas: 1.165 x 1.165 mm, 1.100 x 1.100 mm, 1.067 x 1.067 mm e 1.016 x 1.219 mm.
Características do palete europeu
O palete europeu, também conhecido como europalete ou EPAL (sigla de Associação Europeia de Paletes), é a base de carga paletizada mais utilizada na Europa. Regulado pela norma de qualidade UNE-EN 13698-1, o palete europeu tem umas dimensões de 1.200 mm de comprimento e 800 mm de largura. Essas medidas se adaptam às caixas de plástico e papelão de tamanho padrão, facilitando o agrupamento das mercadorias.
O europalete é o modelo mais difundido na Europa e pode ser utilizado em qualquer sistema de armazenagem, desde que suas guias se apoiem de forma perpendicular às longarinas das estantes. Esse modelo de palete suporta cargas de até 1.500 kg em movimento (e, de forma estática, até 4.000 kg). O europalete pode ser manuseado por qualquer tipo de empilhadeira ou equipamento de movimentação, por isso é adequado para armazéns automáticos.
As medidas do palete europeu contribuem para um transporte de mercadoria padronizado: em um caminhão do tipo carreta, por exemplo, é possível localizar até 33 paletes, enquanto no transporte marítimo realizado em contêineres cabem menos paletes porque o espaço é menor.
Os europaletes devem ter marcado o símbolo EUR em uma de suas laterais, um selo de identificação que indica que foram fabricados seguindo certos padrões de qualidade. A ausência do logotipo oficial pode fazer com que a carga seja rejeitada ou, inclusive, que as autoridades competentes penalizem o fornecedor ou receptor da mercadoria.
Características do palete americano
O palete americano, também conhecido como palete universal, é o modelo de palete preponderante em mercados como o norte-americano ou japonês. Padronizado sob a norma ISO 3676, esse tipo de palete facilitou o comércio e a exportação de produtos em âmbito global.
O palete universal tem o mesmo comprimento que o palete europeu (1.200 mm), embora seja mais largo (1.000 mm). A diferença entre ambos os paletes pode ser detectada à primeira vista: o palete americano tem um aspecto mais quadrado em relação ao europeu. As características físicas do palete americano fazem com que seja adequado para transportar substâncias líquidas. Ao ocupar uma superfície maior, o palete oferece um melhor equilíbrio para movimentar esse tipo de mercadoria.
Embora o palete americano seja o modelo mais popular dos Estados Unidos, não é o único utilizado no mercado norte-americano, pois existem várias dimensões padrão dependendo do setor industrial (alimentos e bebidas, automobilístico e autopeças, indústria militar ou farmacêutico e químico, entre outros).
Semelhanças entre o palete europeu e o palete americano
O palete europeu e o americano têm um objetivo em comum. Ambos os suportes de carga são utilizados como plataformas para agrupar, armazenar e transportar mercadoria de forma segura.
Os dois tipos de paletes mais populares também têm em comum o material utilizado para sua fabricação. Embora inicialmente todos fossem de madeira, atualmente os paletes também são feitos de plástico ou metal, dependendo do setor industrial e das necessidades específicas de cada empresa. Por exemplo, na indústria automobilística e de autopeças os paletes de metal são frequentemente utilizados devido ao seu alto nível de resistência às cargas.
Diferenças entre o palete europeu e o palete americano
Este quadro resume as principais diferenças entre os dois tipos de paletes mais utilizados:
Tipo de palete | Palete americano | Palete europeu |
---|---|---|
Dimensões | 1.200 mm x 1.000 mm | 1.200 mm x 800 mm |
Popular em | Estados Unidos e Japão | Europa |
Padronização | ISO | UNE-EN |
A principal diferença entre o palete europeu e o americano são as dimensões: o palete americano tem uma maior largura, o que favorece sua utilização para o transporte de cargas líquidas, uma vez que oferece maior estabilidade.
Outra diferença substancial é a entidade que regula o desenho e a fabricação de paletes. Enquanto o palete americano é regido pela norma ISO (International Organization for Standardization), os europaletes seguem a norma europeia UNE-EN13698-1:2003 ‘Especificações para a fabricação de paletes. Parte 1: Especificações para a construção dos paletes planos de madeira de 800 mm x 1.200 mm.
Um tipo de palete para cada armazém
Embora sua função seja a mesma, o palete europeu e o palete americano têm características diferentes, como as dimensões e a regulação na fabricação e comercialização dessas bases de carga.
Um planejamento logístico eficiente começa com a escolha correta do tipo de palete que será utilizado no armazém, além de considerar o material em que foi fabricado. Fatores como a origem do fornecedor, o tipo de sistemas de armazenagem ou os equipamentos de movimentação determinarão a escolha de um ou outro tipo de palete.