O fill rate é um indicador que mede o desempenho das expedições

‘Fill rate’, o indicador para medir a eficiência na entrega

02 jul 2024

Obter eficiência na entrega dos pedidos é essencial para garantir a satisfação dos clientes. O fill rate permite que as empresas meçam o desempenho dos envios e possam tomar decisões de melhoria.

A capacidade de um armazém para distribuir os pedidos no prazo e sem erros afeta a diretamente a reputação do negócio. Por quê? As empresas que entregam a mercadoria nos prazos estabelecidos e sem erros ganham prestígio e, por conseguinte, atraem novos clientes.

O que é um ‘fill rate’ e como é calculado?

O fill rate (ou nível de serviço) é um indicador utilizado em logística para avaliar a eficácia da entrega de mercadoria. O termo mede a proporção de pedidos entregues com sucesso no prazo estabelecido, em comparação com o número total de pedidos realizados pelos clientes.

Essa métrica é calculada dividindo o número de pedidos ou produtos entregues pelo número total de pedidos realizado pelos clientes. Depois, o resultado é multiplicado por cem.

 

Fórmula fill rate= (Nº de pedidos entregues / Nº de pedidos realizados) x 100

 

Ao obter 100% de fill rate significa que a empresa entregou com sucesso todos os produtos solicitados pelos seus clientes. Se essa porcentagem for inferior a 100%, significa que alguns pedidos não puderam ser distribuídos, por exemplo, porque o armazém não tinha estoque dessa referência.

Embora seja sempre melhor ter um fill rate alto ─ o ideal é aproximar-se o máximo possível de 100% ─ pode ser difícil atingir essa cifra. O mais realista é que a porcentagem oscile entre 85 e 95%.

Com o indicador fill rate, as empresas podem avaliar sua habilidade para satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes. Uma taxa alta reflete uma cadeia de suprimentos eficiente, com uma elevada disponibilidade de produtos e uma operação fluida no armazém. Por outro lado, um fill rate baixo pode estar indicando dificuldades para gerenciar o estoque, pouco planejamento da demanda ou falta de coordenação com os fornecedores.

Ter um fill rate alto é essencial para garantir a satisfação dos clientes
Ter um fill rate alto é essencial para garantir a satisfação dos clientes

Importância do ‘fill rate’

A prioridade de qualquer negócio é prestar um bom serviço aos clientes. Com o fill rate, as empresas podem medir o desempenho de um processo fundamental em suas cadeias de suprimentos: a entrega dos pedidos. Esse indicador é essencial para as empresas de qualquer setor porque permite controlar se os clientes recebem a mercadoria solicitada no prazo estabelecido.

Existem diversas razões que poderiam causar atrasos nas entregas e, consequentemente, reduzir a porcentagem de fill rate. Entre as mais frequentes destacam-se os problemas no âmbito do planejamento e programação da produção, os atrasos, a ausência de controle no estoque ou a falta de coordenação entre os diferentes atores que intervêm na cadeia de suprimentos. Identificar as razões específicas que causam um fill rate baixo é básico para que a empresa possa implementar ações corretoras.

Se a métrica do fill rate obtiver um valor alto, significa que a empresa está satisfazendo as expectativas dos clientes com eficácia e consistência, o que pode gerar fidelidade e repetição nas compras. As empresas que se esforçam para distribuir os pedidos no menor tempo possível melhoram seu nível de serviço.

Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos resulta em um ótimo fill rate. Quando as operações do armazém são realizadas com eficiência e a comunicação entre os diferentes departamentos e fornecedores é fluida, as empresas aumentam sua produtividade. Além disso, entregar a mercadoria com sucesso aos clientes reduz os custos associados das devoluções, minimiza os reenvios e evita a perda de oportunidades de venda.

Como medir o ‘fill rate’?

A taxa de satisfação dos clientes é uma variável essencial no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Fazer um monitoramento das operações do armazém é fundamental para quantificar o desempenho e tomar decisões de melhoria.

Para poder medir o fill rate, as empresas precisam saber exatamente quais são os pedidos solicitados pelos clientes e os expedidos pelo armazém. Como conseguir essas informações sem erros? Com a digitalização.

Soluções digitais como um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) ajudam as empresas a controlar todos os processos realizados em suas instalações logísticas. O programa identifica os produtos desde a chegada ao armazém até sua expedição, por isso é possível saber com exatidão quais pedidos foram distribuídos.

Ao estar integrado no Sistema de Gerenciamento Empresarial (ERP), o software logístico também está informado dos pedidos solicitados pelos clientes. Quando o ERP comunica os produtos adquiridos pelos clientes, o Sistema de Gerenciamento de Armazém organiza rapidamente a preparação dos pedidos, enviando instruções aos operadores para localizar a mercadoria e expedi-la com a maior brevidade possível.

O mais conveniente é que o Sistema de Gerenciamento de Armazém tenha uma funcionalidade avançada para fazer um controle parametrizado de todos os processos que ocorrem no armazém. Por exemplo, o Easy WMS da Mecalux conta com o Supply Chain Business Intelligence, uma solução digital com painéis de controle que monitoram a maior parte dos processos que devem ser realizados em um armazém.

Um dos indicadores do Supply Chain Business Intelligence que pode fornecer dados relevantes para analisar o fill rate é o de precisão, que oferece informações detalhadas acerca dos pedidos distribuídos. Esse indicador calcula a porcentagem de unidades de estoque expedidas em relação às solicitadas (um dado significativo para identificar potenciais desabastecimentos). Também mostra a porcentagem de pedidos finalizados com todas as quantidades de produto necessárias, sem erros no picking.

Outro painel determinante para melhorar o fill rate é o de expedição. O sistema calcula, entre outros parâmetros, os pedidos expedidos por hora, a porcentagem de linhas entregues em relação às solicitadas diariamente ou os produtos distribuídos na data prevista. Com esses indicadores, a pessoa responsável pela logística pode fazer um monitoramento da produtividade na expedição do estoque.

A digitalização é uma ferramenta básica para controlar todos os processos e garantir um fill rate alto
A digitalização é uma ferramenta básica para controlar todos os processos e garantir um fill rate alto

‘Fill rate’: digitalização para melhorar a logística

Devido à importância do fill rate na satisfação dos clientes, o mais adequado é aplicar estratégias que melhorem os processos da cadeia de suprimentos e garantam uma maior fluidez para entregar os pedidos. Para ter um nível de serviço alto, as empresas devem implantar sistemas e tecnologias que reforcem a visibilidade dos processos.

Soluções digitais como um Sistema de Gerenciamento de Armazém permitem fazer um monitoramento detalhado dos diferentes processos logísticos e promover a colaboração entre todos os atores envolvidos na cadeia de suprimentos. A Mecalux tem experiência desenvolvendo software logístico capaz de gerenciar o estoque com eficiência e otimizar a preparação de pedidos. Entre em contato conosco para saber como nossas soluções podem ajudá-lo a fornecer o serviço que seus clientes esperam.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: