Empilhadeiras automatizadas: eficiência no transporte interno de mercadoria
As empilhadeiras automatizadas são equipamentos de movimentação robotizados que surgem a partir da necessidade das empresas de agilizar o transporte interno da mercadoria entre diferentes áreas de um armazém.
A crescente complexidade da logística e a demanda por operações ágeis levaram as empresas a robotizar os movimentos em seus armazéns para aumentar a competitividade. Em contraste com os equipamentos tradicionais, as empilhadeiras automatizadas oferecem um desempenho ininterrupta 24 horas, 7 dias por semana, se necessário. Em um contexto em que as empresas buscam alcançar uma maior competitividade, equipar os armazéns com sistemas robotizados é uma alternativa cada vez mais recorrente.
O que é uma empilhadeira automatizada?
Uma empilhadeira automatizada é um equipamento de movimentação utilizado em armazéns, fábricas e outros ambientes industriais para transportar cargas de forma eficiente e com total autonomia. Essas empilhadeiras foram projetadas para mover mercadorias de um lugar para outro sem necessidade de operadores para dirigi-las.
As empilhadeiras automatizadas foram equipadas com tecnologia avançada, como sensores, sistemas de navegação e câmeras que lhes permitem operar de forma autônoma. Além disso, graças a um software de controle, a empilhadeira pode:
- Navegar em seu ambiente com segurança, evitando obstáculos e pessoas.
- Coletar e soltar cargas com precisão.
- Realizar tarefas específicas, como carregar e descarregar paletes das estantes.
- Otimizar rotas para minimizar o tempo necessário de transporte interno.
- Estabelecer comunicação com outros equipamentos e sistemas dentro da instalação para coordenar as operações.
As empilhadeiras automatizadas são especialmente adequadas para armazéns que lidam com grandes volumes de mercadoria ou que exigem um alto nível de confiabilidade no manuseio de produtos.
Tipos de empilhadeiras automatizadas e exemplos na indústria
Há vários tipos de empilhadeiras automatizadas no mercado, projetadas para satisfazer qualquer uso possível em ambientes industriais e logísticos. Os tipos mais comuns incluem:
Veículos AGV
Os veículos AGV (Veículos Guiados Automaticamente) são máquinas de transporte que se deslocam de forma autônoma sem necessidade de motorista. São semelhantes às empilhadeiras manuais, mas sua diferença fundamental é que seguem um circuito previamente projetado que guia seus movimentos. Os AGVs podem utilizar dois tipos de orientação: o sistema guiado a laser, que utiliza um laser para detectar marcas no solo, e o filoguiado, que utiliza um cabo enterrado no solo.
Os AGVs interligam automaticamente diversas áreas dentro de um armazém ou certas áreas de armazenamento às linhas de produção. Um exemplo da aplicação dos AGVs na indústria é o caso da Novartis, multinacional do setor farmacêutico e biotecnológico. A empresa utiliza esse tipo de veículo em seu armazém autoportante construído pela Mecalux na Polônia para garantir o envio eficiente de mercadoria para produção. “Essas empilhadeiras nos permitem ter espaços e corredores de circulação completamente livres”, indica Tomasz Marchewa, diretor da cadeia de suprimentos da empresa.
AMR
Os Robôs Móveis Autônomos ou AMR são dispositivos capazes de executar tarefas e deslocar-se no armazém sem necessidade de serem dirigidos por ninguém. Para tal, estão dotados de sensores, de um software de navegação e mapas digitais do armazém para interpretar o ambiente.
Sua função é a mesma que a dos veículos AGV: transferir a mercadoria entre dois pontos. No entanto, a diferença entre ambos está no seu sistema de navegação. Enquanto os veículos AGV se movem seguindo uma rota predefinida com sistemas guiados a laser ou filoguiado, os robôs AMR adaptam seu percurso de acordo com as informações recebidas do ambiente em tempo real.
Os AMRs em armazéns aumentam a produtividade. A empresa espanhola de iluminação de emergência Normagrup recorreu a essa solução para otimizar o transporte de matérias-primas: quatro robôs móveis autônomos transportam a mercadoria do armazém automático de caixas para as linhas de produção. Cada vez que a montagem de um kit é finalizada, um veículo se encarrega de coletá-lo e levá-lo para a linha de produção que o necessite com a maior brevidade possível. "Diante de um ritmo de produção cada vez mais frenético, era urgente otimizar e organizar adequadamente o gerenciamento da mercadoria", afirmam na Normagrup.
Outros equipamentos de movimentação automáticos
Além das empilhadeiras automatizadas, o mercado logístico oferece outras soluções de transporte robotizado que dinamizam o movimento interno da mercadoria:
Robôs de armazenamento
Nessa categoria destacam-se os equipamentos de armazenamento automáticos como os transelevadores de paletes e de caixas (miniload), devido à sua capacidade e agilidade para armazenar e extrair a mercadoria das estantes. Existem vários tipos de transelevadores: desde os monocoluna até os bicoluna, passando pelos transelevadores trilaterais automáticos.
Muitas empresas optam por robôs de armazenamento para automatizar o transporte de mercadoria em seus armazéns, substituindo as tradicionais empilhadeiras. Esses robôs se deslocam nos corredores de armazenamento, em comprimento e altura, com a ajuda de sensores e câmeras para localizar e extrair os produtos das estantes. O fabricante de papel francês Clairefontaine, por exemplo, utilizou essa tecnologia para impulsionar as tarefas de armazenamento de sua instalação logística na Alsácia (França): Com a automação de nosso centro logístico, melhoramos o desempenho e a capacidade de resposta, além de reduzir os custos operacionais e os erros decorrentes do gerenciamento manual.
Robôs de transporte
Equipamentos de transporte automáticos, como transportadores para paletes ou caixas, são soluções eficazes que facilitam o deslocamento de produtos no armazém. Esses sistemas de transporte automatizado permitem construir circuitos diversificados que interligam as áreas da instalação.
Outro sistema de transporte para interligar diferentes áreas do armazém são os Sistemas de Monotrilho Elétrico (EMS). Trata-se de carros automáticos, acionados por um motor elétrico, que se movem por um trilho eletrificado suspenso do teto ou fixado no pavimento do armazém.
No complexo logístico da ALPLA em Golborne (Reino Unido), por exemplo, os robôs de transporte economizam tempo e ganham eficiência nas transferências de cargas repetitivas. O líder mundial de desenvolvimento e fabricação de sistemas de embalagem de plástico automatizou o transporte de mercadoria através de um circuito de transportadores automáticos da Mecalux que interliga o armazém às linhas de produção. "Graças à solução de transporte automático instalada, reduzimos custos e emissões de CO2, além de poder transportar cerca de 2.500 paletes por dia durante 24 horas, sete dias por semana", comenta Liam Grimwood, diretor de Engenharia da fábrica da ALPLA no Reino Unido.
Benefícios de uma empilhadeira automatizada
As empilhadeiras automatizadas oferecem uma série de benefícios em ambientes industriais e logísticos. Alguns dos mais importantes são:
- Aumento da eficiência. As empilhadeiras automatizadas podem operar 24 horas, aumentando a produtividade e a eficiência nos movimentos da mercadoria.
- Maior confiabilidade. Esses equipamentos de movimentação são programados para realizar tarefas específicas com precisão milimétrica, minimizando erros e danos à mercadoria.
- Aumento da segurança. Sensores e sistemas de segurança avançados permitem que as empilhadeiras automatizadas detectem obstáculos e evitem colisões, reduzindo assim o risco de acidentes no armazém.
- Otimização do espaço. As empilhadeiras automatizadas podem ser projetadas para se mover em corredores de armazenamento reduzidos, maximizando o espaço de armazenamento.
- Maior flexibilidade. São programáveis e facilmente adaptáveis a diferentes tarefas e ambientes de trabalho, fazendo com que essas máquinas sejam muito versáteis e úteis em uma vasta gama de aplicações.
- Melhoria no gerenciamento do estoque. As empilhadeiras automatizadas utilizam um software que está conectado ao WMS. Isso proporciona um controle mais rigoroso em tempo real dos níveis de estoque.
Produtividade no armazém
As empilhadeiras automatizadas são uma solução adaptável a cada necessidade logística. Sua implementação em ambientes industriais e logísticos oferece uma série de vantagens, tais como o aumento da produtividade, minimização de erros e melhoria da segurança. Além disso, essas empilhadeiras geralmente fazem parte de sistemas de automação logística mais amplos, contribuindo para um gerenciamento mais eficiente do estoque e a possibilidade de reduzir os prazos de entrega.
Os benefícios desses sistemas de transporte interno fazem com que cada vez mais empresas optem pela automação para agilizar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. A Mecalux tem uma vasta experiência na implementação desse tipo de instalação em empresas dos mais variados setores. Entre em contato conosco, lhe informaremos como obter o melhor desempenho em seu armazém com a ajuda das empilhadeiras automatizadas.