Componentes de uma estante: além de montantes e longarinas
Uma estante é formada por inúmeros componentes que formam sua estrutura e garantem o armazenamento da carga. Neste artigo veremos quais são os principais e sua função. Tomaremos como referência uma estante de paletização convencional devido à sua extensa variedade de componentes. No entanto, elementos estruturais como as longarinas, os montantes ou as travessas estão presentes em qualquer estante metálica.
Em uma estante industrial os componentes podem estar divididos entre elementos de fixação (colunas, longarinas ou montantes) e acessórios. Esses acessórios, por sua vez, podem ser classificados entre os que adaptam a estrutura à carga (prateleiras especiais, suportes para tambores) ou os que reforçam sua segurança (telas antiqueda, sistemas de bloqueio…) e os da instalação (placas de nivelamento, porta-etiquetas…). O seguinte gráfico ilustra de forma global os componentes que formam cada parte de uma estante. Mais abaixo, explicamos detalhadamente cada um desses componentes.
Componentes básicos de uma estante industrial
Os principais componentes de uma estante metálica são:
Colunas
Componentes metálicos que formam a estrutura vertical do montante da estante. Existem inúmeros modelos de colunas que se adaptam a diferentes tipos de cargas, pesos e tamanhos. Cada uma das colunas possui um pé de montante para fixar a estrutura ao solo do armazém.
Diagonais
Perfis metálicos que unem em diagonal as colunas para constituir a estrutura de um montante. As diagonais reforçam a capacidade de carga das colunas e, portanto, garantem a estabilidade da estante metálica.
Montantes
Estrutura metálica de suporte vertical da estante composta por duas colunas além de elementos diagonais, pés e acessórios correspondentes.
Longarinas
Perfis metálicos horizontais que são fixados diretamente nos montantes. Neles são depositados os paletes ou apoiadas as prateleiras onde a mercadoria é armazenada. Em instalações com carga paletizada, pode ser incluído adicionalmente um batente de palete para evitar que a mercadoria possa cair da estrutura.
Prateleiras
As prateleiras são componentes da estante que se apoiam nas longarinas para armazenar a carga. Os painéis podem ser aramados, de madeira ou metálico galvanizado de acordo com o tipo de mercadoria.
Travessas
Perfis metálicos posicionados perpendicularmente à longarina para reforçar a estabilidade da mercadoria. Esse componente da estante facilita o armazenamento dos europaletes pelo lado largo e evita eventuais quedas de paletes caso uma guia ou toco quebre.
Atirantados ou travamentos
Trata-se de perfis metálicos que são colocados nos montantes para reforçar a capacidade de carga da estante. Cada perfil possui um tensor que lhe confere a rigidez necessária.
Placas de nivelamento
As colunas que são colocadas nos pavimentos irregulares podem ter placas de nivelamento, um componente metálico que garante que a estante mantenha seu centro de gravidade.
Sistema de bloqueio
A trava de segurança entre a coluna e a longarina possui um sistema de bloqueio que impede que a longarina possa ser extraída acidentalmente. Ao estar integrado no próprio grampo, é impossível extraí-lo sem desmontar a longarina, o que reforça a segurança de toda a estrutura.
Distanciador
Também conhecido como união entre montantes, este componente de aço une duas colunas de diferentes módulos de estantes.
Tipos de prateleira
Quando se armazenam paletes, não há prateleiras, pois a mercadoria se apoia diretamente nas longarinas. No entanto, quando a mercadoria for de outro tipo, utiliza-se prateleiras para depositá-la. Em uma estante convencional podem ser instalados diferentes tipos de prateleira dependendo do tipo de mercadoria que vai ser armazenada:
Prateleiras galvanizadas
Prateleiras que encaixam diretamente nas longarinas sem necessidade de incorporar qualquer elemento de fixação adicional à instalação. São adequadas para armazenar mercadoria de grandes dimensões devido à sua elevada capacidade de carga.
Prateleiras metálicas
Encaixadas diretamente em cada nível da estante, esses painéis servem normalmente para fazer picking em diferentes níveis. Esse tipo de prateleira está disponível em várias versões (ranhurada, nervurada ou perfurada) dependendo da necessidade de circulação de ar do produto armazenado.
Prateleiras aramadas
Painéis formados por uma tela eletrossoldada que, apoiados nas travessas, reforçam a rigidificação da estrutura. Garante que os sprinklers automáticos funcionem com eficiência ao permitir a circulação da água através da estante.
Prateleiras de madeira aglomerada
As prateleiras de madeira aglomerada são perfeitas para armazenar qualquer tipo de carga. Em função do tamanho e do peso da mercadoria, podem ser adicionadas travessas de madeira para reforçar a capacidade de carga da instalação.
Acessórios de segurança em uma prateleira
Entre os elementos de uma estante também se destaca uma série de acessórios projetados para reforçar a segurança da mercadoria, da instalação ou, inclusive, do operador. Esses são os acessórios de segurança mais habituais:
Sistemas de proteção
As estantes metálicas incorporam proteções para evitar danos estruturais quando ocorrem impactos acidentais. Os elementos de segurança são:
- Proteções laterais nas extremidades dos montantes, onde são mais prováveis os golpes.
- Proteção de coluna e montante para evitar danos na estrutura quando operam empilhadeiras na instalação.
- Proteções de canto formadas por uma chapa dobrada que protege as colunas externos quando não é possível localizar diretamente as proteções de coluna.
- Reforços de coluna, úteis quando não for necessária a proteção da coluna na base, mas sim a uma determinada altura.
Tela de proteção
Elemento de segurança que é instalado na parte posterior da estante para evitar a queda acidental de mercadoria.
Adaptadores para cargas irregulares
As estantes metálicas possuem acessórios para adaptar a estrutura ao armazenamento de qualquer tipo de carga irregular. Esses são os mais relevantes:
Suporte de contêiner
Peça metálica semelhante a uma travessa que se situa perpendicularmente sobre as longarinas quando os contêineres são armazenados. Para garantir a fixação da carga, são utilizados dois suportes por contêiner, um à esquerda e o outro à direita da unidade de carga.
Suporte de tambor
Componente que permite armazenar de tambores. Pode ser composto por dois roletes que permitem girar os tambores para extrair a mercadoria localizada no interior; ou pode ser uma peça de 50 mm em forma de V que facilita o armazenamento da carga.
Suporte de bobina
Acessório que permite armazenar bobinas ou outros elementos cilíndricos. Esse componente pode ter duas configurações diferentes de acordo com as características da mercadoria, as dimensões da carga ou a finalidade da estante dentro do armazém.
Elementos de sinalização
Em relação às partes de uma estante metálica, também devemos enumerar elementos que não configuram a estrutura, mas aumentam a segurança do armazém e facilitam a identificação da mercadoria para o usuário. Os acessórios mais utilizados são os seguintes:
Etiqueta de características
Acessório retangular de PVC que contém todas as características técnicas da estante. A etiqueta é instalada nas extremidades visando torná-la mais visível para os operadores, técnicos ou pickers.
Bandeirolas de sinalização
Chapas retangulares situadas nas extremidades das estantes (no início e final de cada corredor) onde consta um código de identificação interno da empresa. Esse sinal permite que o operador reconheça com facilidade o módulo de estantes metálicas que está situado nesse corredor ou o tipo de carga armazenada.
Porta-etiquetas
Acessório que é incorporado na coluna ou na longarina para facilitar a identificação da mercadoria. Pode ser aderido diretamente na coluna ou com um suporte para inserir etiquetas de identificação.
Qualidade e segurança para cada parte da estante industrial
O conjunto de componentes que formam uma estante garante sua estabilidade, rigidez e capacidade de carga. Esses sistemas de armazenamento também contam com um vasto leque de elementos que permitem que as estantes industriais se adaptem a qualquer tipo de mercadoria e unidade de carga.
Portanto, os componentes de uma estante como os travamentos ou as travessas permitem aumentar a capacidade de carga da instalação, enquanto a extensa gama de prateleiras ou longarinas permite que esses sistemas de armazenamento se adaptem a todas as necessidades que o cliente possa ter. Se você estiver interessado em obter mais informações sobre os sistemas de armazenamento convencionais da Mecalux, não hesite em entrar contato conosco. Um consultor especializado terá prazer em assessorá-lo para lhe indicar a estante industrial mais adequada para sua instalação.