3 casos práticos de preparação de pedidos eficiente
Os casos práticos de preparação de pedidos em um armazém mostram a relevância do picking no desempenho logístico das empresas. A preparação de pedidos é uma operação que consiste em acondicionar os produtos encomendados para serem enviados ao cliente final, fábrica, outros armazéns ou lojas físicas.
Existem diferentes graus de automação na preparação de pedidos: a operação pode ser feita de modo manual, com o auxílio de um software de gerenciamento ou completamente robotizada com um armazém automático.
O picking manual utiliza sistemas de armazenamento convencionais e a operação é realizada sem apoio digital. Incluir um software nesta fase agiliza e reduz os erros na preparação de pedidos. Com a ajuda de soluções auxiliares, como as pistolas de radiofrequência ou dispositivos put-to-light, os operadores completam todos os pedidos com rapidez e sem cometer erros.
Por outro lado, a preparação de pedidos automática utiliza sistemas de armazenagem e de transporte robotizados, assim como um software para controlar toda a operação. O programa de gerenciamento elimina qualquer risco de erro na preparação de pedidos e permite tirar o máximo proveito do armazém. As soluções automatizadas facilitam a preparação de pedidos goods-to-person, o que limita os movimentos dos operadores e garante um grau de produtividade muito alto na operação de picking.
Caso prático de preparação de pedidos: Decathlon (Reino Unido)
A Decathlon, reconhecida multinacional dedicada à venda e distribuição de material esportivo, equipou seus armazéns em Itália, Polônia, França, Alemanha e Reino Unido com estantes para picking da Mecalux. A Decathlon prepara em seus armazéns os pedidos destinados às lojas físicas e aos clientes online de forma manual. “A alta qualidade e a distribuição das estantes nos ajudaram a aumentar significativamente a produtividade nas tarefas de picking. Agora podemos abastecer os usuários que fazem compras online e todas as lojas da Decathlon no Reino Unido com maior rapidez”, explica Zsolt Kabai, chefe de projeto da Decathlon Reino Unido.
No centro logístico da Decathlon em Northampton são preparados 3.000 pedidos/dia de venda online que abastecem as lojas da empresa no Reino Unido. A preparação de pedidos é uma das operações fundamentais que permitem que a Decathlon possa entregar seus produtos aos clientes, tanto das marcas mais reconhecidas do mercado quanto das mais de vinte marcas próprias da empresa.
O armazém é composto por uma plataforma metálica de três níveis onde a Mecalux instalou 1.939 módulos de estantes para picking. Tal solução foi projetada para depositar inúmeras referências de diferentes rotatividades e pequenas dimensões: sapatos, toucas de natação, peças de roupa, entre outras. O acesso direto oferecido pelas estantes favorece o manuseio dos artigos, proporcionando uma maior rapidez ao efetuar as tarefas de preparação de pedidos.
Caso prático de preparação de pedidos: Motocard (Espanha)
A Motocard, cadeia de lojas especializadas em equipamentos e acessórios para motociclistas líder na Europa, reformulou por completo sua cadeia de suprimentos. A empresa transformou a estratégia de preparação de pedidos para enfrentar o aumento das vendas online nos últimos anos.
“Estávamos capacitados para processar apenas um número limitado de pedidos e, quando os pedidos começaram a crescer, fomos obrigados a contratar mais pessoal e a modificar alguns dos processos. No entanto, o que realmente queríamos era melhorar a eficiência de toda a cadeia de suprimentos. Foi então que pensamos seriamente em implantar um sistema de gerenciamento de armazém”, reconhece Jordi Colilles, diretor digital da Motocard.
A empresa optou pelo Easy WMS, o software da Mecalux, com dois módulos que lhe permitem lidar com as particularidades da estratégia omnichannel: WMS para e-commerce e Sistema de expedição logística. Além disso, a Motocard disponibilizou uma ampla área de armazenamento com estantes para picking com passarelas da Mecalux onde armazena cerca de 15.000 artigos com seus tamanhos correspondentes.
No armazém da Motocard são gerenciados dois tipos de pedido segundo seu destino final: as lojas e os clientes online. Estes últimos podem ser single-unit (pedidos com um único artigo) ou multi-unit (mais de um artigo). A Motocard fecha 900 pedidos/dia: 40% de vendas online e 60% de vendas destinadas às lojas físicas. A metade dos pedidos online é expedida para o estrangeiro. “Antes era impossível entregar os pedidos no mesmo dia em que eram encomendados pelos clientes, algo que começava a ser um inconveniente para nosso negócio. Com o Easy WMS conseguimos agilizar todos os nossos processos e, como resultado, 90% dos artigos encomendados antes do meio-dia são enviados no mesmo dia”, comenta Colilles.
Caso prático de preparação de pedidos: SAM Outillage (França)
O fabricante de ferramentas SAM Outillage automatizou o gerenciamento e a preparação de pedidos de seu centro localizado em Saint-Étienne (França) com uma solução logística integral completamente robotizada, composta por um miniload e pelo software de gerenciamento Easy WMS da Mecalux.
“Ao modernizar o armazém, reestruturamos toda a nossa logística. Agilizando o fluxo da mercadoria, nossas entregas de pedidos passaram a ser muito mais rápidas. Agora podemos garantir a entrega de nossos produtos em menos de 24 horas e, sobretudo, dos pedidos recebidos antes das 16h00 e que devem ser entregues no dia seguinte”, comenta Didier Denizot, diretor de Logística da empresa. “O armazém automático da Mecalux ajudou a aumentar nossa produtividade em 25%”, afirma Candice Aubert, gerente de Logística.
No armazém automático de caixas são realizadas inúmeras operações: o recebimento e supervisão dos produtos, a personalização das ferramentas através da gravação a laser, o kitting e a preparação e expedição dos pedidos. A automação permite que todas essas operações sejam realizadas seguindo o princípio “produto ao homem”. Candice Aubert explica: “Antes de renovar nosso centro, os colaboradores andavam entre 10 e 12 km por dia pelo armazém para localizar as referências necessárias. Com o armazém automático para caixas a mercadoria é transferida de forma automática para os postos de preparação de pedidos."
Cada operador pode preparar até nove pedidos simultaneamente: quatro em caixas, quatro em envelopes e outro em um palete. Os operadores extraem as unidades do interior das caixas recebidas automaticamente do armazém e as depositam no pedido correspondente. Uma vez finalizados todos os pedidos, estes são transferidos para a área onde são consolidados junto aos produtos volumosos provenientes das estantes para paletes. Depois são embalados, cintados, etiquetados e emitida a documentação necessária para sua expedição.
Aubert também destaca o gerenciamento e supervisão do Easy WMS: “Este sistema coordena os movimentos dos transelevadores, além de elaborar um inventário permanentemente.” Saber qual é o status da mercadoria é fundamental para evitar quebras de estoque e poder prestar sempre um serviço com a qualidade esperada.
Preparação de pedidos: qual estratégia é a mais adequada para meu armazém?
Para agilizar a preparação de pedidos, é necessário identificar o tipo de picking e a estratégia que melhor se adapte às especificidades do armazém. A solução adequada para cada empresa é definida a partir de uma análise variada de fatores como o tipo de produto, a superfície disponível, os sistemas de armazenamento instalados, a largura dos corredores ou a altura das estantes.
Os gerentes de logística devem encontrar a forma de otimizar os percursos dos operadores ao fazer picking, reduzindo o tempo destinado a esse trabalho e diminuindo a porcentagem de erros na preparação de pedidos, entre outras questões. Se você estiver pensando em transformar a preparação de pedidos para se adaptar ao desafio da estratégia omnichannel ou simplesmente acredita que o picking de seu armazém não é totalmente eficiente, entre em contato com a Mecalux. Ajudaremos a encontrar uma solução que satisfaça todas as suas necessidades logísticas.