Automação inteligente para a tomada de decisão no armazém
A automação inteligente combina tecnologia de inteligência artificial e machine learning com a automação robótica de processos (RPA) para otimizar operações empresariais, que vão desde a administração até a produção, incluindo o gerenciamento logístico da cadeia de suprimentos.
No âmbito do armazenamento, a combinação de tecnologias facilita a implementação de soluções tecnológicas e de softwares que otimizam os fluxos de mercadoria reforçando a produtividade no armazém. A automação inteligente é conhecida também como Intelligent Process Automation (IPA, na sigla em inglês).
O que é a automação inteligente?
A automação inteligente, também denominada automação cognitiva, consiste em combinar tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning, a visão artificial, o gerenciamento de processos de negócio (BPM) e a automação de processos robóticos (RPA) para melhorar a eficiência dos processos corporativos.
Isso significa que a automação inteligente representa a integração de softwares com novas tecnologias que permitem automatizar o gerenciamento de processos em várias áreas, tais como as linhas de produção, o armazém ou o departamento de finanças. Graças à inteligência artificial e à aprendizagem automática, esses programas avançados imitam as tarefas dos humanos estabelecendo procedimentos mais produtivos e sem erros.
Aplicada à cadeia de suprimentos, essa combinação de tecnologias simplifica os processos logísticos, favorece um gerenciamento end-to-end do armazém e, sobretudo, reduz o risco de erros decorrentes do manuseio manual de dados ou produtos. Um recente estudo da consultoria PWC aponta para o peso que a automação inteligente terá na digitalização das empresas: “A combinação da automação com a análise de dados fará com que as organizações ofereçam resultados mais rápidos graças a uma maior exatidão e eficiência operacional. Os avanços na análise estão permitindo que as empresas melhorem seu desempenho e produtividade, remodelem a estrutura organizacional, atualizem permanentemente as formas de trabalho e impactem de forma significativa na economia.”
A automação inteligente poderia substituir a tomada de decisão convencional na indústria farmacêutica e química ou na automobilística e de autopeças, entre muitas outras. Com a introdução da inteligência artificial nos processos robóticos de um armazém ou fábrica também seria possível prever a demanda para adaptar o estoque armazenado ou produzido de acordo com as necessidades do mercado. Além disso, a automação na tomada de decisão minimizaria o risco de erros na produção, aprovisionamento ou armazenamento de produto, garantindo também um ambiente eficiente e seguro para operadores e mercadoria.
Os 4 pilares da automação inteligente
A automação inteligente define que o processo de transformação digital, através do uso da análise e inteligência artificial, tem o objetivo de sistematizar a tomada de decisão. Os quatro pilares sobre os quais se sustenta são os seguintes:
- Automação robótica de processos (RPA): este tipo de automação tecnológica utiliza robôs de software, que podem ser instalados em um PC, servidor físico ou máquina virtual, para automatizar o gerenciamento das tarefas realizadas anteriormente por humanos.
- Inteligência artificial (IA): os algoritmos avançados de IA proporcionam às máquinas, robôs e softwares a capacidade de tomar decisões de forma inteligente e sem necessidade de interagir com os humanos.
- Gerenciamento de processos de negócio: esta prática, conhecida como BPM na sigla em inglês, se refere à operação de analisar e otimizar qualquer processo empresarial, ou seja, o conjunto de atividades realizadas em uma empresa. Um software BPM se encarrega de automatizar a execução desses processos para evitar os erros originados do gerenciamento manual.
- Integração: a automação inteligente deve garantir que os diferentes robôs de software estejam sincronizados para obter uma operação integrada, ágil e confiável. Na conexão entre sistemas as APIs desempenham um papel importante, ou seja, as interfaces de programação de aplicativos.
Benefícios da automação inteligente
A automação inteligente melhora o desempenho dos processos robóticos de software, permitindo que as máquinas, robôs e aplicativos tomem decisões automatizadas graças à aprendizagem automática.
As principais vantagens de implementar um sistema de automação inteligente são:
- Redução de custos: a automação inteligente utiliza a análise de dados para estabelecer processos mais produtivos, seja para programas e robôs, ou para processos relacionados ao gerenciamento de tarefas dos trabalhadores e operadores.
- Produto e serviço de maior qualidade: a combinação da inteligência artificial com a robotização de processos proporciona a máxima precisão nas diferentes operações.
- Gerenciamento e organização sem erros: a automação inteligente robotiza processos que, se realizados manualmente, poderiam levar a erros nas tarefas administrativas, nos contratos jurídicos ou no gerenciamento da documentação do armazém, por exemplo.
A consultoria norte-americana McKinsey oferece cifras em relação ao impacto da automação inteligente: a automação de 50-70% das tarefas se traduz em uma eficiência de custos anuais de execução de 25-35%. Da mesma forma, o tempo gasto nos diferentes processos empresariais sofre uma redução de 50-60%.
A automação inteligente no armazém
A automação inteligente está cada vez mais presente na logística. Existem diversos softwares destinados a otimizar o desempenho das operações de armazenamento e transporte. Portanto, os softwares de gerenciamento avançados utilizam a análise de dados e a previsão de demanda para obter a máxima produtividade na instalação.
Esses programas não só coordenam os processos do armazém, como também sincronizam as tarefas, tanto dos operadores quanto das soluções automáticas de armazenamento e transporte que operam na instalação.
Na publicação acadêmica Robotic process automation and artificial intelligence in Industry 4.0, Jorge Ribeiro, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), resume a automação inteligente da seguinte forma: “A indústria 4.0 vive da fusão entre a Internet das Coisas, a automação inteligente, os dispositivos e processos inteligentes e os sistemas ciberfísicos. A combinação de todos esses conceitos e tecnologias proporciona uma mudança substancial nos processos industriais, afetando o fluxo de trabalho dos processos digitais em toda a empresa. Atualmente, e para melhorar esses processos, as empresas estão incluindo a automação de certas fases por meio de robôs (RPA). O RPA também inclui técnicas e algoritmos inteligentes que permitem atingir níveis de inteligência avançados na automação de processos de uma empresa”.
A consultoria McKinsey aborda a automação inteligente, oferecendo uma radiografia do que poderia significar essa tecnologia para a logística na próxima década. A consultoria destaca que, à medida que a inteligência artificial assuma inúmeras atividades repetitivas das empresas de logística, muitas operações logísticas poderiam ser automatizadas até 2030.
McKinsey também destaca que ainda veremos armazéns com estantes totalmente automatizadas e veículos autônomos navegando pelos corredores. Os gerentes poderão visualizar todas as operações utilizando óculos de realidade aumentada para ajudá-los a coordenar pessoas e robôs. Por outro lado, os sistemas de gerenciamento de armazém farão um monitoramento do estoque em tempo real.
A automação inteligente será reforçada pela implementação de tecnologias como o 5G para garantir a máxima precisão e sincronização entre as linhas de produção e os diferentes robôs de software automatizados. Em seu relatório The impact of 5G on the evolution of intelligent automation and industry digitization, o catedrático da Universidade Estadual da Califórnia, Mohsen Attaran, destaca que: “As tecnologias das redes 5G proporcionam as características de rede essenciais para a fabricação. O 5G oferecerá aos fabricantes a oportunidade de construir fábricas inteligentes e aproveitar tecnologias como a automação, a inteligência artificial e a realidade aumentada para a resolução de problemas.”
Automação inteligente, como digitalizar a tomada de decisão
A automação inteligente é a utilização da inteligência artificial ou do machine learning nos diferentes processos empresariais. Os softwares mais avançados utilizam essas tecnologias para minimizar o risco de cometer erros na tomada de decisão, assim como para conseguir processos mais ágeis.
Aplicada ao armazém, a automação inteligente permite ter softwares avançados para gerenciar as operações da instalação. Esses programas aplicam a análise de dados e a previsão da demanda para aumentar a confiabilidade e a produtividade nas tarefas de armazenamento. Caso esteja interessado em saber mais sobre os benefícios oferecidos pela automação e pela digitalização em seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá oferecer-lhe a solução mais adequada para seu armazém.