Armazéns industriais e seu gerenciamento
O armazenamento de produtos e matérias-primas é uma fase fundamental da cadeia de suprimentos, por isso as empresas precisam de edificações e recintos específicos para realizar sua atividade. Além desses espaços, as empresas devem considerar certos aspectos e ferramentas para conseguir a maior eficiência possível.
O que são armazéns industriais?
Os armazéns industriais são galpões ou edifícios onde são realizados vários processos, desde a produção até o depósito de artigos acabados. Portanto, um armazém industrial pode alojar praticamente uma cadeia produtiva completa em seu interior. Estes recintos destinam-se ao armazenamento de produtos e materiais, mas não devem ser confundidos com os centros logísticos, dedicados exclusivamente à distribuição de pedidos.
Existem diferentes modelos de armazéns industriais, mas, como regra geral, todos podem ser compostos por áreas de fabricação, armazenamento, carga e descarga, estacionamentos e inclusive espaços de exposição e venda. Podem ser convencionais ou automáticos e podem alojar máquinas, mercadorias e operadores.
Qual a função dos armazéns industriais?
Essas instalações constituem um eixo central da atividade das empresas e acolhem em seu interior processos logísticos como o recebimento, gerenciamento, transporte, manuseio, acondicionamento e armazenamento dos bens. O aproveitamento do espaço e sua organização interna têm um grande impacto no resultado das empresas.
- Armazenamento. Sua principal função é acomodar matérias-primas, produtos semiacabados ou acabados de forma controlada, sistematizada e segura. O armazenamento pode ser de curto, médio ou longo prazo.
- Gerenciamento do estoque. Abrange o relacionado com a carga, descarga, colocação, preparação de pedidos e transferências, entre outras operações. Contar com um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) facilita o controle do estoque e garante uma rastreabilidade permanente.
- Consolidação de pedidos. Consiste em organizar e classificar os artigos antes de sua expedição para reduzir os custos de transporte, obter cargas de veículos completas e melhorar o ritmo de entrega dos produtos.
Tipos de armazéns industriais
Existem diferentes formas de categorizar esses edifícios essenciais para qualquer indústria.
De acordo com suas características
- Armazéns industriais externos. São contratados por terceiros, com frequência por várias empresas simultaneamente. Podem estar orientados para o transporte nacional ou internacional de acordo com o tipo de negócio de seus clientes e costumam conter uma grande diversidade de artigos. Geralmente estão equipados com medidas de segurança e sistemas de gerenciamento para otimizar suas operações, agilizar o tempo e controlar a rotatividade de produtos.
- Armazéns industriais internos. Pertencem aos canais de distribuição do próprio negócio. Da mesma forma, podem ser modernizados para atingir seu máximo potencial.
- Galpões industriais. Essas construções, geralmente maiores que outros espaços industriais, alojam maquinaria para produção, veículos para transporte, mercadorias e artigos de grandes dimensões.
De acordo com a mercadoria
- Para matérias-primas. Acumulação de insumos e elementos necessários para a fabricação de bens.
- Para produtos semiacabados. Os materiais previamente manuseados, mas que ainda estão em uma etapa intermediária de seu processo produtivo, também estão localizados em armazéns industriais.
- Para produtos acabados. Uma vez concluída a produção, os artigos prontos para distribuição e venda permanecem na instalação até serem solicitados em algum pedido ou ponto de venda.
Dicas
A seguir, oferecemos quatro dicas que devemos considerar para o correto funcionamento dos armazéns industriais:
- Analise as necessidades com antecedência. O sistema de armazenagem mais adequado deve ser escolhido de acordo com as características da mercadoria. É obrigatório verificar previamente se os produtos são sólidos, líquidos ou gasosos, a forma em que são acondicionados ou embalados, tais como tambores, tonéis, paletes, suas dimensões, volume e peso e se são sensíveis a fatores externos como luz, umidade ou vibrações. Com essas informações, já é possível projetar o layout do armazém.
- Adicione referências nas estantes. Podem ser simples identificadores numéricos ou etiquetas, ou automatizar e incluir códigos de barras legíveis através de terminais de radiofrequência ou robôs. Trata-se de um dos acessórios para estantes que muitas vezes é ignorado, embora possa contribuir de forma significativa para agilizar as operações.
- Contrate uma manutenção regular. Independentemente de receber assessoramento e adquirir um dos melhores sistemas de armazenagem do mercado, todos devem ser verificados para evitar falhas em seu funcionamento. É recomendável contar com a assessoria de empresas que oferecem serviços como a Inspeção Técnica de Estantes.
- Verifique os processos periodicamente. Gerenciar um armazenamento que proporcione excelentes resultados durante um determinado momento pode não ser adequado em outra estação ou campanha. Monitore o funcionamento dos armazéns industriais a cada certo tempo para detectar áreas a melhorar.
Sistemas de gerenciamento para armazéns industriais
Se os armazéns industriais constituem uma parte central do funcionamento da cadeia de suprimentos, é recomendável garantir a maior eficácia possível e manter uma vantagem competitiva. Para tal, pode ser benéfico automatizar as áreas mais utilizadas desses galpões ou controlar o estoque, as entradas e as saídas através de um programa de gerenciamento como o Easy WMS.
Se você necessita de consultoria logística para seu armazém ou se sua empresa estiver planejando construir um armazém desde o início, não hesite em entrar em contato conosco, será um prazer assessorá-lo desde o princípio e acompanhá-lo ao longo de todo o projeto. Nós nos adaptamos às suas necessidades e, uma vez concluído o armazém, lhe daremos todo o suporte necessário para garantir o bom desempenho de suas atividades, tal como fazemos diariamente com outros clientes satisfeitos.