Armazém regional e áreas de expedição menores
Antes de começar a planejar o desenvolvimento de um armazém, é necessário considerar que, dependendo de sua finalidade, existem vários tipos. Fatores como a localização são decisivos para optar por um tipo ou outro, pois sua escolha terá um forte impacto na entrega de pedidos e na satisfação dos clientes.
O que é um armazém regional?
Um armazém regional caracteriza-se pelo seu layout e pela distância do percurso de seus envios. Deve estar preparado para receber um grande número de veículos para carga e descarga de mercadorias, e as rotas realizadas pelos motoristas geralmente são inferiores a um dia de duração. Portanto, essas instalações também denominadas armazéns de distribuição estão localizadas perto dos consumidores finais.
Qual a finalidade de um armazém regional?
Ao oferecer uma distribuição rápida e confiável, os armazéns regionais são um fator determinante na cadeia de suprimentos. É possível operar sem ter um armazém regional, mas é preciso considerar que sua existência permite transferir uma maior quantidade de mercadoria em um curto espaço tempo. Os armazéns regionais podem receber, simultaneamente, produtos de vários lugares e transferir pedidos para diversos destinos no mesmo dia. Além disso, caso contem com um Sistema de Gerenciamento de Armazém, como o Easy WMS, o estoque pode ser monitorado em tempo real, o que facilita a tomada de decisão e outros processos essenciais, como o picking ou a preparação de pedidos.
Esses armazéns são particularmente úteis na distribuição de produtos com datas de validade curtas. Dessa forma, as matérias-primas ou mercadorias podem chegar ao armazém regional de manhã e estar em seu destino antes do final do dia.
Exemplos de armazém regional
Muitas empresas utilizam esse tipo de instalação para agilizar sua logística:
Leroy Merlin
A multinacional especializada em bricolagem e jardinagem Leroy Merlin construiu dois armazéns em seu centro logístico de Torija (Guadalajara - Espanha). Seu objetivo é atender às vendas de seu site e os pedidos das lojas urbanas de cidades como Madrid ou Barcelona.
Ambos os armazéns regionais estão localizados entre duas grandes cidades e acomodam uma grande diversidade de produtos e referências em estantes de paletização da Mecalux.
Zaloker & Zaloker
O abastecimento de espaços hospitalares exige uma logística coordenada. A Zaloker & Zaloker, empresa dedicada ao fornecimento de material médico para hospitais, farmácias e centros de atenção primária à saúde, precisa chegar a esses locais a tempo para que a equipe médica possa realizar seu trabalho.
Essa empresa eslovena possui um armazém destinado à preparação de pedidos e outro com produtos de reserva. Neles há 340 referências, como glicômetros, bombas de insulina ou marca-passos, e o estoque é controlado pelo Easy WMS.
Motos Bordoy
Outro exemplo de armazém regional é o da Motos Bordoy localizado em Rubí, na Catalunha. Na realidade, são duas instalações que armazenam motos e peças para sua distribuição às concessionárias localizadas em Barcelona. “A partir de ambos os armazéns, atendemos tanto as lojas quanto nossos parceiros. Trabalhamos com mais de 200 colaboradores aos quais fornecemos motos e peças quando necessário. Podemos entregar os pedidos aos nossos parceiros localizados perto de Barcelona em apenas três horas e meia, enquanto no resto da Espanha nos comprometemos a entregar em 24 horas”, explica Jesús García, responsável pelo Departamento de Peças.
4 tipos de armazém de acordo com sua função logística
Os armazéns podem ser classificados com base em vários critérios e um deles é a função para a qual foram construídos:
- Armazém central ou regulador. Geralmente são armazéns grandes situados perto das áreas de fabricação. Neles é armazenada uma grande quantidade de mercadoria que posteriormente será distribuída para armazéns menores.
- Armazém regional ou de distribuição. Estão localizados em áreas de expedição menores que, geralmente, exigem apenas um dia de viagem. Cobrem as necessidades de uma determinada área geográfica e os produtos são distribuídos rapidamente.
- Armazém de trânsito. Às vezes é necessário um ponto intermediário entre o armazém regional e o central. Se a distância ou a interligação logística exigir, porque a transferência dura mais de um dia, essa categoria é utilizada para entregar as mercadorias ao cliente final.
- Armazém temporário. Depósito temporário de artigos, materiais ou matérias-primas. Servem para evitar quebras de estoque e são especialmente úteis quando a demanda for mais alta.
O que é depositado em um armazém regional?
Essas instalações podem acomodar diferentes tipos de mercadoria:
- Matérias-primas. Os recursos extraídos da natureza podem ser enviados para os armazéns regionais antes de chegar ao seu destino, mas, com frequência, são estocados perto de fábricas e, consequentemente, de armazéns centrais.
- Produtos intermediários. Os produtos semiacabados podem permanecer na fábrica onde começam a ser preparados, embora, caso precisem da intervenção de mais de uma instalação, pode ser necessária sua passagem por um armazém regional ou temporário.
- Produtos acabados. O mais comum é que os armazéns regionais ou de distribuição armazenem esse tipo de mercadoria, pois seu objetivo final é garantir que os clientes sejam atendidos rapidamente, em um prazo inferior a 24 horas.
Soluções para o armazenamento regional
Um armazém regional pode fazer a diferença na consolidação do negócio em uma determinada área, especialmente em áreas afastadas da sede central ou dos núcleos de produção. Responder no menor tempo possível pode significar que os clientes voltem a optar pelos serviços de uma empresa ou confiem em seu fornecimento.
Caso você deseje implantar um novo armazém regional, central, de trânsito ou temporário, a Mecalux conta com as ferramentas necessárias para projetá-lo desde o início, assim como para melhorar as instalações preexistentes. Entre em contato conosco, teremos prazer em lhe mostrar como pode automatizá-lo e manter um controle total do estoque através de nosso software Easy WMS.