As estantes de tipo compacto também podem ser robotizadas, embora apenas o sistema Pallet Shuttle e o dinâmico (por gravidade) sejam válidos para utilizar esta forma automática em que a alimentação é realizada com transelevadores ou com lançadeiras.
As soluções automáticas por compactação têm todas as vantagens dos sistemas automáticos e proporcionam uma maior capacidade.
Armazém/câmara frigorífica dedicada à embalagem e distribuição de peixe e frutos do mar
Soluções automáticas com Pallet Shuttle
Nas soluções automáticas com Pallet Shuttle, o transelevador ou lançadeira transporta em seu berço um carro. Este é introduzido nos níveis das ruas de armazenagem e posiciona, automaticamente, cada um dos paletes no vão mais profundo que estiver desocupado.
- Quando se utiliza um transelevador como equipamento básico de movimentação, este atende todas as alocações de uma mesma rua em toda a sua altura.
- Quando os equipamentos básicos utilizados para a movimentação forem lançadeiras, cada nível é atendido por uma delas, que tem acesso a esse nível em todas as ruas.
- Nos extremos das posições de alocação são instalados elevadores para subir e descer a mercadoria e depositá-la ou apanhá-la das lançadeiras.
Simulação do movimento combinado de um Pallet Shuttle e uma lançadeira
A combinação de um Pallet Shuttle e uma lançadeira por cada nível permite aumentar consideravelmente o número de ciclos, pois a lançadeira percorre as ruas em um determinado nível, utilizando os paletes para os Pallet Shuttle, que são os encarregados de levá-los até suas posições ao longo da rua de armazenagem.
Nestes casos, a limitação de altura é determinada pela normativa local em vigor, embora seja possível superar os 40 m, caso esteja permitido e o projeto assim o exija.
Armazém dedicado à fabricação de louça e artigos de um único uso
Soluções automáticas em estantes dinâmicas
No caso das estantes dinâmicas automatizadas, instala-se um transelevador ao lado das entradas (que alimenta a estante) e outro ao lado das saídas (que a descarrega). Uma versão intermediária consiste em alimentar as ruas dinâmicas de forma automática e descarregá-las mediante meios convencionais, tais como as empilhadeiras.
Estantes dinâmicas automatizadas com transelevadores
Estantes dinâmicas com empilhadeira e transelevador
Os sistemas automáticos com estante dinâmica são ideais para produtos de alto consumo, de produção constante e onde a rotação e os ciclos têm muita importância. Também é perfeito como buffer intermediário, situado entre a produção e a expedição.
Já comentamos que é essencial observar e cuidar da qualidade dos paletes utilizados nas estantes dinâmicas e, esta é uma questão que ganha ainda maior relevância quanto mais altas forem as instalações e quando o funcionamento for com sistemas automáticos, o melhor é sempre consultar um profissional. Recordamos que a Mecalux oferece seu próprio serviço de consultoria logística para te guiar durante todo o processo.