Agrupamento de produtos em unidades de carga maiores
Em geral, é conveniente criar a maior unidade de carga possível para reduzir ao mínimo o número de movimentos da mercadoria. Os suportes mais utilizados para isso são os paletes e os recipientes.
Os paletes são os suportes mais utilizados para a manipulação dos produtos e seu armazenamento nas estantes. Os mais utilizados são os paletes de madeira, porém, recentemente estão ganhando espaço os paletes de plástico que, aliás, podem ser fabricados com materiais reciclados. Por último, em certos setores também são utilizados paletes de metal, já que são mais resistentes, embora, em contrapartida, também são mais pesados e seu preço mais elevado.
No momento de escolher o tipo de palete mais conveniente para o armazém, além do material com que ele é feito, também é fundamental ter em conta as medidas do palete. De acordo com o tipo de produto, o sistema de armazenagem e a normativa existente em cada país, será mais recomendável um ou outro tipo de palete. Por exemplo, nos países europeus, o formato mais utilizado é chamado de Palete Europeu ou Europalete, com mediadas padronizadas de 1.200 mm de comprimento por 800 mm de largura, que oferece a grande vantagem de poder ser utilizado junto a qualquer sistema de armazenagem.
As medidas padronizadas do palete europeu também permitem otimizar a carga dos paletes, uma vez que, nos casos em que os produtos se apresentam em caixas, facilida o empilhamento sobre os paletes, sempre que as medidas das caixas forem submúltiplas de 1.200x800 mm.
Em geral, é conveniente criar a maior unidade de carga possível para reduzir ao mínimo o número de movimentos da mercadoria. Os suportes mais utilizados para isso são os paletes e os recipientes.
Os paletes de madeira são os mais utilizados. Existem diversos modelos no mercado, com medidas e acabamentos diferentes.
O uso mais frequente dos paletes metálicos é feito na indústria de automação e na metalúrgica.
Em comparação com os de madeira, os paletes de plástico oferecem certas vantagens (mais leves, mais fáceis de limpar, etc.), porém, também algumas desvantagens.
No Brasil, a ABRAS agrega os critérios de construção dos paletes, como fruto de tal norma, foi adotado o palete PBR de 1.200x1.000 mm.
Um empilhamento correto da mercadoria sobre os paletes é fundamental para garantir a estabilidade de todo o conjunto.