Juntamente com os sistemas de armazenamento com acesso direto aos paletes, também encontramos a organização de acordo com as modalidades de compactação.
Esta família agrupa as soluções com estantes compactas, as Push-back, os Pallet Shuttle e as dinâmicas com roletes.
Embora, logicamente, cada um destes sistemas apresente suas particularidades, todos eles têm em comum uma série de características:
- São sistemas de compactação, o que significa implicitamente um maior aproveitamento do espaço.
- Seu uso está indicado para quando haja muitos paletes de uma mesma referência e a rotação não seja uma prioridade. Apenas as estantes dinâmicas permitem estabelecer fluxos FIFO (o primeiro palete que entra é o primeiro a sair) para manter uma perfeita rotação.

Imagem de uma paletização compacta

Imagem do sistema push-back
- Com estas modalidades de armazenagem não se tem acesso a qualquer palete a qualquer momento, pois se a unidade de carga estiver em uma posição interior, antes devem ser retirados os paletes que a precedem para se ter acesso à mesma. Com relação aos seus movimentos, as unidades de carga devem ser manipuladas pelo lado largo, perpendicularmente aos patins inferiores, salvo no caso das estantes dinâmicas e Push-back de roletes, nas quais a carga e descarga do palete se efetua pelo seu lado estreito.
- Cada rua (nas estantes compactas) ou cada nível de uma rua (Push-back, Pallet Shuttle e dinâmicas) apenas deve conter uma mesma e única referência. Em consequência, ocorrerá uma grande diferença entre a capacidade física e a efetiva, visto que quanto menos corredores ou níveis forem destinados a uma mesma referência, maior será a diferença entre as capacidades. Por outro lado, nos sistemas compactos, contar com um sistema de gestão nem sempre é sinônimo de um aumento na capacidade efetiva. Isto acontece porque quando se atribui cada rua para uma única referência, em um fluxo normal de trabalho, considera-se que já está meio cheia e sua capacidade efetiva é 50% da física. No entanto, quando houver mais de uma rua, este diferencial se reduz.
- Por último, convém fazer duas observações relativas à altura das estantes. Estes sistemas são utilizados, normalmente, com empilhadeiras contrabalançadas e retráteis, o que limita a altura máxima de construção. Por outro lado, quanto mais altas forem as estantes mais dificuldades se apresentam na manipulação dos paletes.

Paletização dinâmica. Empresa fabricante de massa congelada

Sistema Pallet Shuttle instalado em uma empresa do setor de papel decorado para embrulho