A armazenagem paletizada sobre estantes é um conjunto de sistemas onde os paletes com a mercadoria são alocados diretamente sobre estantes, com a ajuda de empilhadeiras ou máquinas de elevação. Nesta modalidade de armazenagem há três elementos imprescindíveis: as estantes, os paletes e as empilhadeiras ou os meios de movimentação. A escolha de cada um deles deve ser realizada em função do produto que deve ser manuseado, das necessidades de armazenagem, dos sistemas de trabalho e alocação, assim como da gestão aplicada à instalação.
A paletização sobre estantes pode apresentar-se de duas formas: com acesso direto aos paletes ou por compactação.
- O acesso direto confere uma grande agilidade na hora de gerenciar cada um dos paletes que forem alojados. Dependendo de como se elabore o sistema e da empilhadeira ou do equipamento de movimentação utilizado, a capacidade de armazenamento obtida na instalação pode não ser a adequada.
- Pelo contrário, com os sistemas por compactação, a capacidade de armazenamento que se consegue costuma ser maior, embora em detrimento da agilidade do acesso a um ou outro palete específico.
A seguir, analisamos cada uma destas modalidades, com a finalidade de poder escolher o mais adequado para cada caso.
Armazém central de uma empresa do setor cerâmico
Sistemas de armazenagem com acesso direto aos paletes
Apenas as estantes convencionais são aptas para ter acesso direto a cada um dos paletes armazenados. Estas estantes podem ser estáticas, quando são colocadas sobre o chão do edifício, ou móveis, quando são dispostas sobre umas bases motorizadas.
Mercadoria paletizada
No caso das estantes convencionais estáticas, as mesmas são dispostas em ambos os lados de cada um dos corredores de trabalho, nos quais circulam as empilhadeiras ou equipamentos de movimentação. Como foi comentado anteriormente, a largura do corredor estará determinada pelo tipo de equipamento que deva ser utilizado e cada um destes corredores proporcionando serviço a duas estantes simples.
As estantes convencionais podem ser montadas sobre bases móveis, em vez de irem diretamente sobre a laje do edifício. Estas bases móveis deslocam-se sobre trilhos embutidos no chão, que são as estantes móveis ou Movirack.
Na atualidade, os dispositivos de controle e proteção utilizados neste tipo de sistema são totalmente automáticos, garantindo um movimento suave e seguro.Seu funcionamento pode ser manual, acionando um botão colocado na cabeceira das estantes, ou mediante um sistema de controle remoto via rádio (última ilustração).
Sistema de armazenamento convencional com acesso direto ao palete
Armazenagem e distribuição de produtos congelados
O sistema Movirack permite ter acesso direto a cada palete e também facilita a compactação do espaço, de tal forma que um único corredor de trabalho é válido para ter acesso a várias estantes.
Trilho de rodagem de estantes móveis
Trilho guia de estantes móveis
Sistema de controle remoto para estantes móveis
2. Caixa de força montada
3. Botões de controle
4. Armário principal
5. Controle remoto via rádio
Dependendo do espaço disponível na instalação, do número de ruas de trabalho que for habilitado e da empilhadeira utilizada, com esta modalidade móvel é possível conseguir um aumento de capacidade de armazenagem entre 80% e 120% em relação às estantes estáticas, embora ao custo de ter uma operacionalidade menos ágil.