Contentores do tipo caixa
Os contêineres tipo caixa têm medidas submúltiplas do europalete e servem para armazenar produtos pequenos ou com pouca estabilidade.
Os contentores são uma espécie de suporte para a manipulação e armazenagem da mercadoria, com a qual se forma uma unidade de carga. Sua forma permite alojar produtos em seu interior, de maneira que estejam protegidos de possíveis impactos durante o transporte.
É comum utilizar contentores com as mesmas medidas padrão de um palete, para possibilitar seu transporte com o mesmo tipo de empilhadeira elevadora, da mesma fora que sua alocação em qualquer sistema de armazenagem.
Também existem outros tipos de contentores com diferentes medidas para usos específicos. Além disso, e da mesma forma que ocorre com os paletes, podem ser fabricados com três tipos de materiais distintos, que resolvem as principais necessidades. Os principais tipos de contentores, em função do material de fabricação, são os seguintes:
Por último, existe outro tipo de contentor para o transporte de produtos pequenos, que são as caixas de plástico. Para facilitar sua manipulação é comum colocá-las sobre paletes, uma vez que suas medidas são submúltiplas do palete europeu, sendo as mais utilizadas as caixas de 600x400 mm.
Os contêineres tipo caixa têm medidas submúltiplas do europalete e servem para armazenar produtos pequenos ou com pouca estabilidade.
Costumam ser fabricados com a mesma base que os paletes de plástico. Esta base pode coincidir também com as medidas do europalete.
São fabricados com diversos acabamentos e medidas que os tornam mais ou menos recomendáveis para determinados sistemas de armazenagem.
São formados por um europalete de madeira sobre o qual foram colocadas duas ou mais laterais de metal ou madeira.