Os transportadores de roletes são peças de aço galvanizado

Como funcionam os transportadores de roletes de mercadoria

16 jan 2024

Os transportadores de roletes, são peças cilíndricas incorporadas na parte superior de cada módulo para facilitar o deslocamento de mercadoria. A função dos transportadores de roletes é agilizar os movimentos dos produtos entre duas ou mais áreas de um armazém ou fábrica.

Um transportador de roletes é um elemento de transporte automático destinado ao deslocamento, acumulação e distribuição de mercadoria para localizações específicas. Esses elementos de transporte estático podem ser constituídos por um conjunto de roletes, correntes ou uma combinação de ambos.

Aplicações dos transportadores de roletes

Um rolete é um componente de aço galvanizado com rolamentos de precisão que move as cargas. Com uma separação de 167 milímetros entre cada rolete, o transportador garante um fluxo constante e seguro de mercadoria entre diferentes áreas de armazenamento ou entre uma área de produção e outra de armazenamento.

É o caso da multinacional de soluções de embalagem ALPLA. Em Golborne (Reino Unido), a firma possui um complexo logístico composto por dois edifícios, um dedicado à produção e outro ao armazenamento, separados por uma via pública. A empresa optou pelos transportadores para ganhar eficiência na transferência de paletes entre as áreas de armazenamento e produção. “Precisávamos de um sistema que nos permitisse interligar ambos os edifícios e transferir automaticamente a mercadoria da planta de produção ao armazém. Queríamos deixar de lado o manuseio manual e o uso de veículos pesados”, afirma Liam Grimwood, diretor de Engenharia da planta inglesa da ALPLA. O circuito duplo de transportadores de roletes instalados pela Mecalux funciona 24/7, garantindo a transferência diária de cerca de 2.500 paletes.

Os circuitos de transportadores são soluções flexíveis que se adaptam às necessidades de cada cliente
Os transportadores são soluções flexíveis que se adaptam às necessidades de cada cliente

O diâmetro e o comprimento dos roletes podem variar de acordo com a unidade de carga que deve ser transferida, paletes, caixas ou contêineres. Por exemplo, para mover europaletes, cada rolete deve medir 80 milímetros de diâmetro.

As características dos roletes fazem com que essa solução possa ser utilizada em armazéns à temperatura ambiente, refrigerada e abaixo de zero. Portanto, o centro logístico da Congelados de Navarra, localizado na cidade de Fustiñana (Espanha), utiliza circuito de transportadores de roletes para mover mercadoria em diferentes áreas, tanto na entrada das câmaras de congelamento quanto debaixo das linhas de classificação.

Como funcionam os transportadores de roletes?

A versatilidade dessa solução logística permite criar circuitos que se adaptam às necessidades de cada cliente, ao layout do armazém, ao tipo de unidade de carga e aos processos logísticos estabelecidos.

Os circuitos de transportadores também podem integrar outras soluções logísticas, como elevadores de paletes para mudar o tipo de palete ou paletes defeituosos, ou elevadores destinados a mover mercadoria verticalmente ou superar desníveis.

Excetuando os transportadores plug & play, que não precisam de nenhum tipo de programação, a maior parte de transportadores inclui um sistema de controle que guia o deslocamento da mercadoria. Em instalações automáticas, um software de gerenciamento de armazém (WMS) coordena a execução do movimento dos transportadores junto aos demais elementos automáticos que operam na instalação.

Tipos de transportadores de roletes

Os circuitos de transportadores possuem vários elementos que podem ser acoplados e combinados em função do percurso ou da unidade de carga. Os três tipos de transportadores de roletes mais comuns em armazéns ou fábricas são:

  • Transportadores de roletes longitudinais: elemento de transporte estático com uma bateria de roletes embarcados que deslocam a mercadoria. São utilizados para transferir a carga quando é necessário percorrer longas distâncias. Esse sistema de transporte automático possui motores elétricos que deslocam paletes ou caixas e abastecem de forma ininterrupta as diferentes áreas do local de trabalho.
  • Transportadores de roletes giratórios: sistema de roletes que permite mudar a direção da mercadoria. Esse tipo de transportador é utilizado para adaptar o circuito de transporte ao layout do armazém ou ao percurso a traçar.
  • Transportador misto com roletes e correntes: módulo que combina roletes e correntes sendo normalmente utilizado para mudar a direção e orientação do palete. A altura da corrente transportadora é sempre 50 mm maior em relação à dos transportadores de roletes para facilitar o correto funcionamento do sistema.

Embora essas sejam as soluções mais frequentes para compor um circuito de transportadores, também podem ser combinados com outros elementos, como transportadores inclinados, mesas hidráulicas ou elevadores para superar desníveis.

Os transportadores de roletes da Mecalux agilizam o movimento das caixas no armazém da CCV
Os transportadores de roletes da Mecalux agilizam o movimento das caixas no armazém da empresa CCV

Exemplos de transportadores de roletes

A Mecalux projetou e implementou circuitos de roletes transportadores em várias instalações. Vejamos três exemplos:

  • CCV (França). A Mecalux equipou o armazém desse varejista multimarca com um circuito de transportadores de roletes para caixas com o objetivo de agilizar o deslocamento de mais de 20.000 produtos/dia. “Nossa prioridade consistia em reduzir as distâncias percorridas pelos operadores porque, com o tempo ganho, podem dedicar-se a outras tarefas que repercutiriam na produtividade de todo o armazém”, confirma Michel Gladstein, CEO da CCV. Os transportadores interligam automaticamente a área de preparação de pedidos à área de consolidação melhorando o desempenho da instalação. “Com a ajuda dos transportadores melhoramos nossa produtividade: nossos processos são muito mais rápidos e confiáveis”, afirma Gladstein.
  • EcoWipes (Polônia). Os transportadores de roletes interligam de forma bidirecional o armazém à fábrica para garantir um fluxo constante de mercadoria às linhas de produção: “Os transportadores reduziram significativamente o tempo destinado a operações logísticas como o abastecimento da produção ou o recebimento de produtos das linhas de produção”, explica Michał Kulczyński, diretor de Logística da EcoWipes. No momento de elaborar o projeto, a equipe técnica da Mecalux teve que construir uma ponte elevada e coberta para atravessar um corredor movimentado.
  • Finieco (Portugal). A Mecalux projetou uma solução tecnológica para enfrentar com eficiência os picos de demanda no armazém automático da Finieco, um dos maiores fabricantes de sacos de papel da Europa. Um circuito de transportadores interliga a área de armazenamento à produção, o que permite acelerar a transferência dos 240 paletes/dia que chegam ao armazém da fábrica. Interligar a área de armazenamento à produção utilizando um circuito de transportadores ajudou a Finieco a reduzir custos e a estabelecer fluxos contínuos de mercadoria.

 

Roletes: elementos estruturais para o movimento de mercadoria

Os roletes, são uma peça-chave no deslocamento de produtos entre duas ou mais áreas do armazém, uma vez que garantem o correto funcionamento dos transportadores. Essa solução automática de transporte se caracteriza por sua versatilidade, podendo ajustar tanto o diâmetro dos roletes quanto a configuração do transportador às particularidades de cada cliente.

A Mecalux tem uma vasta experiência projetando e instalando circuitos de transportadores para todos os tipos de cliente. Nossas soluções potencializaram a produtividade de vários armazéns em todo o mundo. Caso esteja interessado em melhorar o desempenho do movimento de produtos, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: