Longarinas de estantes: características e funções
As longarinas são um dos elementos básicos das estantes metálicas instaladas nos armazéns. Sua função é suportar o peso da mercadoria.
As estantes metálicas são constituídas por elementos de sustentação, tais como pilares, longarinas e montantes, assim como acessórios que garantem o correto funcionamento das instalações logísticas.
O que são as longarinas?
As longarinas são perfis horizontais que funcionam como suporte para depositar os paletes e suas cargas. Esses elementos, conectados aos montantes verticais, distribuem o peso da mercadoria de maneira uniforme sobre as estantes.
As longarinas são um dos principais componentes das estantes de paletização convencional. Fazem parte de uma estrutura que inclui montantes (elemento vertical composto por dois ou mais pilares), placas de nivelamento (corrigem os desníveis do solo) e fixações (prendem as estantes na laje).
Características das longarinas
As longarinas costumam ser fabricadas em aço, o que lhes proporciona uma alta resistência e durabilidade para suportar cargas pesadas. Também são ajustáveis, ou seja, podem ser posicionados ao longo da altura dos montantes verticais para acomodar diferentes tamanhos de paletes e adaptar-se às necessidades logísticas.
As longarinas são fixadas aos pilares através de conectores ou grampos que encaixam em suas ranhuras para uma maior estabilidade da estrutura. Estão equipadas com dispositivos de segurança que minimizam as consequências de qualquer erro de manuseio cometido pelos equipamentos de movimentação.
Além disso, as estantes de paletização convencional não só podem acomodar paletes padronizados, como também outros tipos de produtos como contêineres, paletes de dimensões e qualidades variadas, caixas ou pacotes soltos de grandes dimensões. Nesses casos, as longarinas podem incorporar complementos como prateleiras ou qualquer outro tipo de suporte que permita depositar a mercadoria nas estantes.
Cálculo e desenho das longarinas
Os elementos que compõem as estantes, ou seja, longarinas, montantes e materiais com os quais são fabricadas, devem satisfazer normas específicas e serem submetidos a ensaios para garantir o correto funcionamento da instalação.
Na Europa, os projetistas de sistemas de armazenagem baseiam-se nas normas EN 15512:2020, EN 15620, EN 15629 e EN 15635, entre outras, para definir aspectos como as tolerâncias de fabricação, montagem, funcionamento seguro e manutenção da instalação.
A norma 15620, por exemplo, oferece indicações sobre as folgas previstas entre os paletes. A altura entre níveis é calculada considerando variáveis como as dimensões dos paletes, incluindo a carga, a altura da longarina ou o equipamento de movimentação utilizado para manusear a mercadoria.
Por outro lado, de acordo com a norma EN 15512, as longarinas exigem ensaios de flexão para analisar a deformação ao ser aplicada uma tensão. Também são realizados ensaios de cisalhamento nos conectores das longarinas com os montantes para verificar se os dispositivos de segurança são suficientemente eficazes.
Tipos de longarinas
A Mecalux oferece uma extensa gama de longarinas que abrangem diversas necessidades, tanto em termos de dimensões quanto de tipo e capacidade de carga. As longarinas sobre as quais os paletes são depositados costumam ter duas formas diferentes:
- Longarinas tubo. Caracteriza-se por serem compostas por um único tubo perfilado e soldado com dois grampos, um de cada lado.
- Longarinas 2C. São constituídas por dois perfis em forma de C encaixados um dentro do outro e soldados aos grampos.
As instalações logísticas, onde o armazenamento de paletes é combinado com o de caixas, podem incorporar prateleiras para armazenar a mercadoria e fazer picking. Nessa solução de armazenagem, as longarinas são constituídas por um tubo perfilado onde são colocadas as prateleiras.
As prateleiras funcionam como reforço, pois os paletes são colocados sobre as longarinas. Existem vários tipos de prateleiras de acordo com cada necessidade:
- Aramadas. São constituídas por uma tela eletrossoldada retangular e travessas que funcionam como elemento de rigidificação.
- Metálicas. São encaixadas diretamente sobre as longarinas sem qualquer tipo de fixação.
- Madeira. Para essas prateleiras, é preciso adicionar dispositivos de retenção e travessas de reforço em função da carga a suportar.
As prateleiras mais comuns nas instalações logísticas são as aramadas. Por quê? Devido às suas características vantajosas: proporcionam melhor circulação do ar e facilitam a passagem de luz.
As prateleiras aramadas costumam estar situadas nos níveis superiores das estantes para satisfazer duas finalidades básicas: como medida de prevenção para evitar possíveis desmoronamentos de mercadoria, assim como para favorecer a visibilidade dos operadores que depositam os produtos em suas localizações.
Longarinas, um elemento fundamental das estantes
As longarinas são um dos elementos centrais das estantes metálicas. Da mesma forma que os demais componentes dos sistemas de armazenagem, as longarinas são submetidas a intensos ensaios e controles de qualidade para satisfazer as normas internacionais e garantir o correto funcionamento da instalação.
A Mecalux tem uma vasta trajetória projetando sistemas de armazenagem para qualquer tipo de empresa. As estantes da Mecalux podem ser adaptadas a qualquer necessidade logística, por mais exigente que seja. Entre em contato conosco, analisaremos as características de seu armazém e projetaremos a solução mais adequada para seu negócio.