Por picking a nível do chão entende-se a preparação realizada mediante o posicionamento sobre o chão de cargas completas (paletes, por exemplo), das quais serão extraídas as unidades que farão parte dos pedidos finais.

Armazém instalado para empresa do setor da distribuição
Sistemas para sua realização
O sistema mais adequado para a configuração dos pedidos mediante este nível consiste em agrupar as cargas completas em uma área adequada, com a finalidade da preparação ser a mais rápida possível. Para isso, as cargas podem ser dispostas em uma única fila, em duas ou mais filas paralelas e em “U”.
- A disposição das cargas em uma única fila poderá ser executada quando o número de componentes do pedido médio (o mais comum nas operações do armazém) não for demasiado grande e, por consequência, possa ser formada uma fileira de um tamanho adequado. O preparador pode executar seu trabalho em um tempo aceitável, sem precisar sofrer uma fadiga excessiva. Também se deve recorrer a esta disposição quando o espaço disponível para a preparação exigir, seja porque a área de preparação é alongada ou porque não existe outra alternativa.
- Quanto à disposição das cargas completas em duas ou várias filas paralelas, é possível, e conveniente, recorrer a ela quando exista a possibilidade de duplicar ou multiplicar a área de preparação. Entre as filas deve haver um corredor para o trânsito dos preparadores.
- A terceira configuração que pode ser adotada é em forma de “U”. É válida tanto para as situações, onde haja poucas cargas completas quanto para aquelas em que haja muitas. Apresenta uma vantagem substancial, tal como facilitar uma preparação muito rápida, embora tenha o inconveniente de precisar de um maior espaço para sua aplicação.
Razões para optar pela preparação de pedidos ao nível do chão
Esta estratégia é a que exige os menores custos de investimento e, apesar de esse ser um motivo mais do que suficiente para escolhê-la, não é o único:
- A velocidade de preparação é maior com esse sistema, pois a disposição das cargas unitárias no chão reduz o tempo de busca das peças ou partes que configuram o pedido.
- Também facilita o acesso às unidades por estarem situadas no chão, em comparação com as que estão alocadas em estantes de diferentes níveis.
- Há uma tendência menor de ocorrer erros, pois é possível aproximar-se à parte ou peça que deve ser coletada para facilitar sua identificação e, portanto, seu controle é mais exato. Isto reduz sensivelmente a possibilidade de erros, tanto na coleta quanto no controle imediato.
O principal inconveniente que podemos citar consiste na aplicação dessa forma de colocar as cargas, pois caso não se disponha de muito espaço, sua utilização deve ser limitar a apenas um pequeno número de referências.

Armazém instalado para empresa do setor de distribuição
Meios mais adequados para a preparação de pedidos ao nível do chão
Os meios mais adequados para a preparação de pedidos ao nível do chão são as transpaleteiras, tanto manuais quanto elétricas com condutor a pé ou embarcado. Em geral, as transpaleteiras em todas as suas versões, e inclusive, um simples carrinho manual, podem ser equipamentos de movimentação úteis para a preparação de pedidos ao nível do chão.
No entanto, o veículo ideal, concebido com a finalidade de realizar a preparação de vários pedidos ao mesmo tempo, denomina-se selecionadora ou preparadora de pedidos de baixo nível.

Operário manipulando a carga com ajuda de uma transpaleteira