Middle mile: penúltimo elo do ‘supply chain’
A Middle mile é uma operação que compreende o transporte de mercadoria entre dois armazéns. Esse fluxo de movimentos costuma ocorrer entre um armazém que guarda temporariamente produtos recebidos de um fornecedor ou uma fábrica e um segundo armazém a partir do qual será realizado o envio ao cliente final.
Um produto percorre um longo caminho desde que é fabricado até chegar às mãos do cliente. Por isso, a prioridade de qualquer empresa é garantir que o envio da mercadoria seja efetuado da forma mais eficiente e rentável possível. As empresas buscam soluções que otimizem a middle mile logística, por exemplo, através da tecnologia.
O que é middle mile?
Middle mile é um processo que engloba o movimento de mercadoria entre armazéns. Essa operação tem um impacto direto em diferentes processos que formam a cadeia de suprimentos, especialmente no envio de produtos ao cliente final ou última milha. Por exemplo, se houver atrasos no envio da mercadoria entre um armazém e outro, é provável que a entrega dos pedidos ao cliente final também seja efetuada com atraso.
O processo de middle mile permite otimizar recursos em processos que não envolvem a primeira milha nem a última milha. A comunicação entre centros de distribuição permite um controle do estoque preciso e uma organização adequada das tarefas de aprovisionamento.
Quais empresas costumam gerenciar a middle mile? As empresas com presença em várias regiões, com armazéns localizados perto de núcleos urbanos ou corporações com clientes em vários países.
Um exemplo de empresa que gerencia a middle mile logística com eficiência é a Decathlon, multinacional dedicada a comercializar artigos esportivos. Em Northampton (Reino Unido), a Decathlon possui um armazém equipado com estantes para picking da Mecalux a partir do qual abastece as lojas físicas e os clientes online no país. Zsolt Kabai, chefe de projeto da Decathlon Reino Unido, explica como funciona a middle mile da empresa: "Recebemos diariamente uma média de 250 paletes com produtos provenientes dos armazéns centrais que a Decathlon tem em França e Espanha”. Todos esses artigos são depois organizados e armazenados nas localizações correspondentes considerando suas dimensões e nível de demanda.
Middle mile vs. última milha
A diferença da última milha, muito popular após o crescimento do e-commerce, e o conceito de middle mile, que ainda não está tão difundido no vocabulário das empresas. A principal distinção entre a média e a última milha está no destino para o qual são enviados os produtos. Enquanto a middle mile abrange os movimentos de mercadoria entre armazéns, a última milha inclui os envios de um armazém ou centro logístico para o cliente final.
A última milha é uma fase logística mais complexa: o gerenciamento de veículos de transporte para os pontos de venda físicos ou clientes finais envolve uma maior diversidade de destinos, enquanto a middle mile envolve apenas o armazém principal e os diferentes pontos de envios, como as dark store ou os centros micro-fulfillment. Nesse cenário, o armazém deve coordenar-se com a transportadora para otimizar a distribuição da mercadoria.
A middle mile exige uma perfeita coordenação entre armazéns: deve garantir que a entrega dos produtos esteja de acordo com a capacidade de armazenamento disponível e o horário da instalação que recebe a mercadoria. Por outro lado, a última milha precisa de uma comunicação fluida entre o armazém, as agências de transporte e os clientes finais. As operações do armazém devem facilitar a coleta de mercadoria feita pelos transportadores, organizando os pedidos com antecedência de acordo com a rota de transporte ou a transportadora que fará o envio.
Outra diferença entre ambas as fases logísticas está na unidade de carga a gerenciar e armazenar. A middle mile logística move grandes volumes de mercadoria, principalmente paletes, entre o centro de distribuição e os transit points. Na última milha, uma vez que o destino é o cliente final ou a loja física, o mais comum é gerenciar caixas ou outras unidades de carga de menor tamanho.
Otimização da middle mile
Devido ao impacto que a middle mile tem para o conjunto da cadeia de suprimentos, empresas com um contexto multiarmazém descobriram nessa operação uma autêntica oportunidade para otimizar suas operações. Por exemplo, a Amazon apostou forte na otimização de sua middle mile com a criação da Middle Mile Planning Research and Optimization Science, um departamento especializado em determinar a melhor forma de distribuir os produtos entre fornecedores e centros de distribuição.
Uma das formas de otimizar a middle mile consiste em melhorar o desempenho do armazém. A implementação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux facilita o controle do estoque, além de permitir uma organização impecável das operações de expedição e recebimento da mercadoria nos armazéns da empresa.
Os processos de recebimento e expedição da mercadoria são essenciais para conseguir uma operação ágil e fluida que dinamize a circulação entre armazéns. A automação parcial ou total dessas tarefas, com soluções como os sistemas automáticos de carga e descarga de caminhões, para estoque paletizado, ou os transportadores para paletes, melhoram o desempenho dessas operações. A automação do gerenciamento e execução de processos no armazém permite realizar operações eficientes e sem erros, o que agiliza a middle mile e reforça a competitividade da empresa.
Uma das tarefas mais complexas no fluxo de mercadorias entre o centro de distribuição e os transit points da empresa é a organização das rotas de expedição. No mercado existem inúmeros softwares específicos que, em coordenação direta com o software do armazém, otimizam o gerenciamento das frotas.
Middle mile: tecnologia para otimizar a cadeia de suprimentos
Cada vez mais empresas se preocupam com a middle mile. As empresas com armazéns em diferentes localidades necessitam otimizar o último elo do supply chain para garantir o correto funcionamento de sua cadeia de suprimentos.
A Mecalux desenvolve o software que proporciona eficiência às operações multiarmazém. A digitalização dos processos logísticos permite controlar melhor a rastreabilidade do produto e o gerenciamento das frotas. Entre em contato conosco, teremos prazer em assessorá-lo sobre como nossa tecnologia pode ajudar a otimizar a middle mile de seu negócio.