Entrevista com Frantisek Stora, diretor-geral de IKEA Components Eslováquia

17 jun 2024
Entrevista com Frantisek Stora, diretor-geral de IKEA Components Eslováquia

“Alcançamos a meta de manter nossa taxa de atendimento de pedidos em 99%”

Sobre IKEA Components

IKEA Components, filial da multinacional sueca IKEA responsável pela embalagem e entrega de acessórios e componentes para móveis, automatizou com transelevadores trilaterais o seu armazém em Malacky (Eslováquia) sem parar a sua atividade em nenhum momento. Além disso, implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS para aumentar sua eficiência.

Mecalux entrevista Frantisek Stora, gerente-geral de IKEA Components Eslováquia, para saber como a automatização do armazém com transelevadores trilaterais ajudou a empresa a garantir uma boa disponibilidade interna de seus produtos.

  • Quão relevantes são os processos logísticos para uma empresa como a IKEA?

    São tão importantes que se poderia dizer que a IKEA Components é uma empresa de logística por si só. Como corroboram os dados, gastamos mais tempo na distribuição do que na produção. Para nós, é fundamental ter processos intralogísticos muito estáveis e trabalhar no desenvolvimento de competências e equipamentos que suportem esta área.

    Um dos nossos maiores KPI é o que chamamos de order access fulfillment ou taxa de atendimento de pedidos. Medimos se os pedidos foram enviados nas quantidades corretas e nos tempos certos. Ter operações muito eficientes teve um impacto muito positivo neste indicador.

    Fizemos a automatização de uma instalação pré-existente que já contava com estantes
  • Foi automatizado seu armazém em Malacky. Já converteram uma instalação manual em automática?

    Tínhamos experiência em automação de armazéns, mas até agora só o tínhamos feito em projetos greenfield, concebidos a partir do zero. Com a Mecalux realizamos a transformação de uma instalação pré-existente que já tinha estantes, que foi um pouco mais complicado do que nossas experiências anteriores. No entanto, concluímos o projeto juntos e tem sido muito gratificante para nós.

  • Que vantagens estas mudanças trouxeram para a IKEA Components?

    Estabelecemos a meta de manter nosso atendimento de acesso aos pedidos em 99%. Estamos conseguindo isso e, além disso, a automação inteligente nos permite garantir uma boa disponibilidade interna dos produtos. Desta forma podemos concluir os nossos pedidos cumprindo todos os prazos.

  • “Devemos continuar com o nosso compromisso e foco na automatização da logística”

    A automação melhora o funcionamento das empresas?

    Penso que sim, e isso é fundamental para nós. Na IKEA Components estamos concentrados na automação de linhas de produção nos últimos anos, mas agora estamos focados na logística. Devemos continuar com este compromisso, embora pareça um processo longo.

    Já automatizamos 99% do nosso espaço de paletes, mas ainda há melhorias que podemos fazer. É por isso que temos que nos aprofundar para descobrir avanços constantemente. Existem duas áreas nas quais vemos desafios muito interessantes. O primeiro é o carregamento automático de caminhões e, a segunda, é o manuseio de materiais.

  • Como você descreveria a relação da IKEA Components com a Mecalux?

    O relacionamento é muito profissional. Já havíamos colaborado com a Mecalux antes deste projeto e eles provaram mais uma vez ser muito competentes na automatização deste armazém marítimo. Não há dúvida de que a Mecalux é uma empresa com vocação para o serviço. Alguns obstáculos surgiram durante a implantação do armazém trilateral e do software Easy WMS, mas a reação deles foi rápida e conseguimos resolver todos eles.