O que são os sistemas de picking automatizados?
Os sistemas de picking automatizados substituem o movimento e o gerenciamento manual da mercadoria por máquinas ou robôs que aumentam a eficiência.
A automação do picking não só elimina erros, como também aumenta a produtividade de toda a cadeia de suprimentos. Como? Melhorando o serviço e garantindo que os produtos sejam entregues mais rapidamente aos clientes.
Em que consiste o picking automatizado
O picking automatizado consiste em incorporar os últimos avanços tecnológicos na operação de preparar pedidos. As empresas podem utilizar uma vasta gama de soluções, desde dispositivos de assistência ao picking como o pick-to-light até modernos Robôs Móveis Autônomos (AMR) ou braços robóticos industriais, que se adaptam a qualquer tipo de instalação e mercadoria.
O nível de automação de uma instalação logística depende de inúmeros fatores. Entre todos eles, destacam-se o nível de demanda, o tipo de produto, os fluxos de mercadoria requisitados e a distribuição do armazém. Um estudo da Saarland University (Alemanha) confirma que combinar a força manual com sistemas automáticos é uma solução cada vez mais comum para enfrentar as complexidades da logística 4.0: “O picking é um processo intensivo e dispendioso nas cadeias de suprimentos, sendo realizado manualmente na maioria dos casos. Recentemente, foram desenvolvidos robôs de picking capazes de trabalhar com os operadores em um espaço de trabalho compartilhado. Esse sistema híbrido de picking pode aliviar a carga de trabalho dos pickers e melhorar a ergonomia.”
Automatizar o picking é útil em instalações logísticas com um ritmo de trabalho exigente ou em ambientes complexos como câmaras de refrigeração. A incorporação de robôs em instalações com temperatura controlada limita o tempo de exposição ao frio dos pickers, pois esses ambientes podem ter efeitos adversos para a saúde.
Vantagens da automação dos sistemas de picking
Automatizar o picking proporciona os seguintes benefícios:
- Aumento da produtividade: os sistemas automatizados complementam e aceleram o trabalho dos pickers. As empresas podem utilizar soluções que auxiliem e guiem os operadores, tais como os dispositivos pick-to-light. Também podem instalar sistemas de transporte automático que aproximem a mercadoria dos postos de picking, o que evita que os trabalhadores tenham que se deslocar pelo armazém localizando cada referência.
- Precisão no picking: os sistemas automáticos oferecem uma maior confiabilidade e segurança no manuseio da mercadoria. Os equipamentos de movimentação automáticos como transelevadores ou transportadores abastecem as estações de picking com os produtos necessários para completar os pedidos.
- Controle dos artigos: automatizar o picking exige um software de gerenciamento de armazém (WMS) que promova um gerenciamento eficiente dos estoques e controle a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Tipos de automação para piking
Segundo uma pesquisa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, os tipos de picking podem ser classificados em função de seu grau de automação:
- Picking guiado: os operadores utilizam dispositivos de assistência como o sistema pick-to-light, picking por voz ou terminais de radiofrequência que lhes indicam como completar cada pedido. O software de gerenciamento de armazém distribui as tarefas entre os operadores do armazém e, graças às suas instruções, minimiza o risco de erro e melhora o desempenho.
- Picking goods-to-person: os pedidos são preparados seguindo a estratégia “produto ao homem”. A mercadoria é transferida da área de armazenamento para os postos de picking com equipamentos de movimentação automáticos como transelevadores, transportadores, Sistema de Monotrilho Elétrico (EMS) ou robôs móveis autônomos.
- Picking automatizado: a consolidação de novas tecnologias possibilita um picking completamente robotizado do começo ao fim. O movimento automático da mercadoria com soluções como transelevadores, transportadores e robôs AMR é complementado com braços antropomórficos que manuseiam a mercadoria com total autonomia.
Exemplos de sistemas de picking automatizados
Os sistemas de picking automatizados se adaptam às particularidades de cada negócio e instalação.
Dessa forma, a empresa agroalimentar Cabezuelo Foods automatizou o picking visando expedir entre 100 e 150 paletes por dia. A Mecalux equipou o armazém em Socuéllamos (Espanha) com o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras, uma solução que agiliza a entrada e saída de mercadoria e, simultaneamente, abastece o posto de picking com os produtos necessários.
“Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras porque aproveita todo o espaço de nosso armazém e nos permite crescer sem nenhuma limitação. Ao melhorar nossas operações, aceleramos a velocidade de entrada, saída e preparação de pedidos”, explica o proprietário da empresa, Félix Cabezuelo.
A empresa também instalou um robô antropomórfico, ideal para manusear produtos com um peso elevado. “A estação de picking com o robô antropomórfico foi feita a posteriori, pois o armazém automático já estava operacional. Essa nova área robotizada foi fundamental para nossa cadeia de suprimentos. O picking manual é um trabalho muito repetitivo e pesado. Graças à robótica, a operação é muito mais rápida e eficiente”, afirma Cabezuelo.
Outro exemplo de empresa que conta com um sistema de picking automatizado é o operador logístico terceirizado (3PL) HAVI. O armazém da empresa em Portugal está dividido em três áreas que operam sob diferentes temperaturas. Em cada área, a Mecalux implementou diferentes alternativas automáticas de armazenamento e picking. Na câmara de congelamento, um robô antropomórfico manuseia lastros completos com os produtos de maior rotatividade. A grande vantagem desse tipo de máquina é a velocidade proporcionada, pois pode preparar vários pedidos ao mesmo tempo. Automatizar o picking oferece velocidade e economia nos custos operacionais, sobretudo em câmaras de congelamento.
Sistemas de picking automatizados para melhorar o desempenho do armazém
O picking é uma das operações mais complexas da cadeia logística. Optar por soluções robotizadas impulsiona a produtividade e elimina erros e ineficiências. Antes de escolher um método de picking automatizado para seus armazéns, as empresas devem analisar suas necessidades logísticas, a demanda dos produtos e as características de suas instalações logísticas.
No mercado existe uma vasta gama de possibilidades para reforçar o picking. Caso esteja interessado em multiplicar a eficiência de seus processos logísticos, entre em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor fórmula para sua empresa.