Como conseguir uma correta etiquetagem no armazém
O processo de etiquetagem no armazém é essencial para garantir a correta identificação da mercadoria, assim como das diferentes áreas e elementos que intervêm nas operações logísticas.
As etiquetas facilitam a codificação dos produtos, suportes de carga ou estantes com rapidez e precisão, limitando o risco de cometer erros em processos como o manuseio de mercadoria e preparação de pedidos. Etiquetar adequadamente minimiza a confusão nas operações logísticas e, consequentemente, potencializa a produtividade na instalação.
O que é a etiquetagem em um armazém?
A etiquetagem é o processo de codificar a mercadoria com um código único para uma melhor organização do armazém e gerenciamento logístico. A codificação do estoque garante a rastreabilidade dos produtos durante fases como o picking ou a expedição de pedidos. As etiquetas costumam coletar informações essenciais que incluem desde o código do artigo até atributos logísticos como peso, volume, etc. e outros dados necessários como o remetente ou o armazém de destino.
As empresas não só etiquetam a mercadoria, como também costumam codificar as diferentes áreas do armazém e sistemas de armazenagem com o objetivo de agilizar a extração e reposição de produtos nas localizações. A etiquetagem de elementos como localizações ou módulos de estantes simplificam as tarefas dos operadores permitindo ter um armazém mais organizado.
As etiquetas, preferencialmente alfabéticas ou numéricas, são colocadas nos sistemas de armazenagem para que os operadores possam identificar mais facilmente a localização correta durante operações como reposição de estoque ou preparação de pedidos.
Tipos de etiquetas no armazém
Nos armazéns existem diferentes tipos de etiquetas que se associam de modo inequívoco a cada produto ou elemento que precisa de um código para a consecução das operações. As etiquetagens mais frequentes em instalações logísticas são:
- Codificação da mercadoria: é o sistema de etiquetagem mais comum em um armazém. No âmbito logístico destacam-se inúmeras formas de codificar os produtos, tal como o código de barras GS1-128. As novas tecnologias impulsionaram novos métodos de codificação de produtos, como o QR Code ou as etiquetas inteligentes por radiofrequência (RFID), que agilizam o processo de identificação e registro de dados da mercadoria.
- Codificação de sistemas de armazenagem e localizações: a codificação logística inclui a etiquetagem de estantes, localizações de armazenamento e outras áreas básicas da instalação. Qualquer elemento do armazém pode ser etiquetado para facilitar o controle do estoque e o gerenciamento das operações. Por exemplo, é comum codificar as estantes ou localizações de armazenamento com etiquetas autoadesivas numéricas ou alfabéticas para facilitar as operações na instalação.
As novas tecnologias permitem digitalizar uma grande parte das operações logísticas no armazém. Coordenar os processos com um software de gerenciamento avançado facilita a geração automática de códigos para cada artigo, o que promove a rastreabilidade e o controle do estoque em tempo real.
Como é o processo de etiquetagem?
A etiquetagem de elementos fixos como os sistemas de armazenagem geralmente é determinada durante o planejamento logístico, antes da entrada em funcionamento do armazém. O gerente de logística projeta o layout da instalação, distribui as diferentes áreas e codifica os sistemas de armazenagem, atribuindo-lhes um código para simplificar o posterior funcionamento dos processos internos.
A etiquetagem de artigos geralmente é realizada durante o recebimento da mercadoria para auxiliar no gerenciamento do estoque e eliminar erros: quando os produtos chegam às docas de carga, os operadores inserem as informações de cada artigo no software que, por sua vez, atribui um código único para seu armazenamento e posterior gerenciamento. Além de um programa que automatiza a codificação dos materiais recebidos, a operação também exige dispositivos como leitores de códigos ou impressoras de etiquetas que agilizam a tarefa de etiquetagem.
Software para a etiquetagem do armazém
Um software de gerenciamento de armazém gera e imprime as etiquetas dos produtos que os operadores colocam na caixa ou palete correspondente. O sistema também integra o uso de tecnologias que potencializam o desempenho logístico: o programa se conecta aos terminais de radiofrequência para automatizar a leitura de etiquetas.
Por exemplo, existem programas como o Sistema de expedição logística, que organiza o processo de embalar, etiquetar e enviar os pedidos, garantindo uma codificação eficiente. Esta solução do Sistema de Gerenciamento de Armazém, Easy WMS, gera automaticamente as etiquetas que incluem, entre outras informações, o código de rastreamento utilizado pelos clientes para rastrear seus pedidos. “Graças a funcionalidade Software para gestão da expedição logística economizamos tempo na expedição dos pedidos. Anteriormente, tínhamos que nos comunicar diretamente com as nossas transportadoras para imprimir as etiquetas. Agora, quando digitalizamos cada pedido, a etiqueta da transportadora e o romaneio de entrega são criados automaticamente. Dessa forma, é possível reduzir ainda mais o número de erros, além disso, ajuda a identificar melhor os pedidos que vão ser enviados”, afirma Anthony Le Fur, diretor da SurDiscount. A empresa francesa, que implementou o sistema Easy WMS e a solução Software para gestão da expedição logística, conseguiu multiplicar por oito o número de pedidos preparados em seu armazém de 2.700 m2.
Esse também é o caso do e-commerce GreenlandMX, que instalou a solução Software para gestão da expedição logística para digitalizar o processo de etiquetagem e melhorar sua eficiência: “A solução nos permite integrar todo o gerenciamento de nossas expedições com as agências de transporte minimizando a porcentagem de erros. Quando fechamos um pedido, o Easy WMS gera as etiquetas, o packing list e toda a documentação que a transportadora necessita para distribuir os pedidos”, afirma Javier Solas, gerente da empresa. O Software para gestão da expedição logística sabe antecipadamente qual agência entregará cada pedido, por isso imprime uma etiqueta personalizada para cada pacote, que inclui, entre outros parâmetros, o código de rastreamento para que os clientes possam localizar o envio em tempo real.
Etiquetagem no armazém para uma correta rastreabilidade dos produtos
Em um contexto em que os armazéns processam um número cada vez maior de pedidos, o gerenciamento manual da etiquetagem pode levar a ineficiências e erros em tarefas como o recebimento de materiais ou a preparação de pedidos. Digitalizar as operações com um software de gerenciamento avançado como o Easy WMS permite atribuir um código único para cada produto permitindo obter um registro das entradas e saídas de mercadoria em tempo real.
O Easy WMS é um software projetado para que as empresas tenham uma logística eficiente. O programa maximiza o desempenho logístico e facilita a rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Caso esteja interessado em saber mais sobre os benefícios do software da Mecalux, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para sua empresa.