Finished goods warehouse: definição e exemplos
O finished goods warehouse (armazém de produtos acabados) é um espaço destinado ao armazenamento de mercadoria que passou pelas linhas de produção e que já está pronta para ser vendida e/ou distribuída.
O papel desse tipo de armazém na cadeia de suprimentos é fundamental, porque tem um impacto direto na satisfação do cliente. Não faz sentido que o gerenciamento das matérias-primas e dos processos produtivos estejam otimizados se, no final, o armazém de produtos acabados não for eficiente.
Em geral, essas instalações costumam estar localizadas perto das linhas de produção onde, previamente, foram transformadas as matérias-primas e os produtos semielaborados em produtos acabados.
Os armazéns podem acomodar produtos acabados e prontos para sua distribuição, classificados por referência, rota de envio e cliente final, ou produtos que serão utilizados para preparar os pedidos.
Definição e características de um armazém de produtos acabados
Os finished goods warehouse são instalações onde costumam ser gerenciados paletes de poucas referências e com uma elevada rotatividade. Esses armazéns costumam servir de buffer porque neles é depositada, de forma temporária, a mercadoria até ser distribuída ao cliente final.
As soluções de armazenamento mais comuns ao configurar o layout de um armazém de produtos acabados são as que otimizam a superfície de armazenamento, como os sistemas de armazenamento compacto. Dentro dessa categoria estão incluídas as estantes drive-in e as estantes push-back, embora o sistema Pallet Shuttle proporcione uma maior capacidade de armazenamento e agilidade.
O Pallet Shuttle inclui um carro motorizado que move os paletes pelo interior das estantes, otimizando as operações e oferecendo um grande dinamismo ao armazenamento dos produtos em suas localizações. Além disso, essa solução compacta organiza a mercadoria com eficiência: cada canal se destina a uma referência diferente.
Os pedidos que pertencem a uma rota de transporte específica podem ser armazenados em um mesmo canal. Esse seria o caso do armazém da Nestlé na Argentina, projetado para depositar todos os produtos fabricados na fábrica de Villa Nueva. “Precisávamos recuperar a capacidade de armazenamento sem ser necessário construir outro edifício, assim como não queríamos utilizar armazéns externos”, explica Claudio Marmo, Supply Chain Development Manager da Nestlé Argentina. A empresa equipou seu armazém com estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático, uma solução que proporcionou uma capacidade de armazenamento para 2.668 paletes e agilizou a entrada e saída de 500 paletes por dia.
Outra característica dos armazéns de artigos acabados é o foco na automação. Uma maior agilidade, um aumento da segurança ou um melhor aproveitamento do espaço são apenas algumas das razões pelas quais as empresas se inclinam cada vez mais por sistemas de armazenamento automáticos.
Dentre todos os sistemas automáticos, há dois que se destacam devido à sua eficiência: o armazém automático para caixas e o Pallet Shuttle automático.
Caso seja armazenado produto acabado de pequenas dimensões, utiliza-se o sistema miniload para preparar os pedidos. Trata-se de uma solução robotizada que otimiza o espaço, agiliza o movimento de caixas e facilita as tarefas de picking. A multinacional Continental se beneficiou dessa solução em seu armazém do México, onde são depositadas autopeças e acessórios automotivos. A empresa optou por esse sistema de armazenagem que proporciona um fluxo muito alto de entradas e saídas, além de facilitar a preparação de um grande número de pedidos.
Para armazenar paletes completos com produto acabado, uma das soluções mais frequentes é o Pallet Shuttle automático com transelevador ou lançadeiras. É um dos sistemas de armazenamento compacto mais eficientes do mercado, pois, garante um fluxo muito alto de entradas e saídas de mercadoria. O operador logístico Luís Simões instalou o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras em seu centro de Guadalajara (Espanha) para organizar os pedidos preparados para distribuição. Com a automação, a empresa é capaz de garantir um fluxo de entradas e saídas constantes.
De modo geral, o layout de um armazém destinado a produtos acabados deve oferecer agilidade, um elevado índice de rotatividade e um controle preciso da mercadoria para que os produtos cheguem nas melhores condições ao cliente final.
Software para gerenciar os finished goods warehouse
Em um armazém de produtos acabados deve ser realizado um controle rigoroso do estoque para garantir a máxima segurança no armazenamento e expedição dos pedidos. Para tal, é recomendável implementar um software de gerenciamento de armazém que organize os artigos em função do número de lote, da data de validade ou da rota de transporte, entre outras variáveis.
O software de gerenciamento estabelece comunicação de forma permanente e bidirecional com o ERP e o MES da empresa para, dessa forma, fazer um acompanhamento da localização dos produtos. Graças a essa integração, o Sistema de Gerenciamento de Armazém sabe o momento exato em que se receberá os artigos provenientes da fábrica.
Para reduzir o tempo de carga e descarga dos produtos acabados nos caminhões, as empresas também podem instalar um software como o módulo Software para gestão da expedição logística da Mecalux. É um sistema que permite estabelecer comunicação entre o armazém e as diferentes agências de transporte para otimizar o processo de embalagem, etiquetagem e distribuição dos pedidos.
Empresas de todos os setores podem utilizar essa tecnologia. Um exemplo disso é o operador logístico especializado em e-commerce La Ruche Logistique, que instalou o Software para gestão da expedição logística em seu armazém da França visando melhorar o processo de embalagem e distribuição dos pedidos. Com a ajuda do software de gerenciamento, a empresa passou de preparar 150 pedidos diários para 500, que são distribuídos e entregues em questão de horas. O gerente da empresa, Thomas Largeron, reconhece que “graças ao Software para gestão da expedição logística, o Easy WMS estabelece comunicação direta com nossa transportadora para informá-la sobre os pedidos que devem ser entregues. Portanto, já não cometemos erros e somos mais produtivos e rápidos na preparação e distribuição dos pedidos”.
Finished goods warehouse, um aliado do centro de produção
A cadeia de suprimentos de qualquer empresa se beneficia de um armazém de produtos acabados que oferece uma operação ágil e sem erros. Essas instalações são configuradas para que os produtos acabados estejam facilmente disponíveis no momento oportuno e os pedidos possam ser processados e enviados no mínimo prazo possível.
Para tal, cada vez mais empresas utilizam os sistemas de armazenamento automáticos para armazenar e expedir os produtos acabados. A Mecalux é especialista em soluções de armazenamento personalizadas que otimizam o desempenho dos finished goods warehouse. Não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado terá prazer em oferecer-lhe a melhor solução para garantir a máxima eficiência logística.