4PL: terceirização completa da cadeia de suprimentos
Os operadores 4PL são parceiros estratégicos para empresas que buscam melhorar a eficiência, reduzir custos e adaptar-se às mudanças do mercado. A terceirização logística é uma solução recorrente em empresas com uma cadeia de suprimentos complexa ou que precisam de maior flexibilidade em suas operações.
A logística é uma atividade essencial no mundo empresarial moderno. Otimizar a cadeia de suprimentos é fundamental para atingir o sucesso e a competitividade em um mercado globalizado. Em um ambiente cada vez mais exigente, os operadores 4PL se posicionam como uma solução avançada e estratégica que aborda de forma abrangente os desafios logísticos.
O que é um operador 4PL?
Um operador 4PL (fourth party logistics, ou seja, logística de quarta parte) é uma empresa que atua como intermediária no gerenciamento da logística integral de outra empresa, coordenando e otimizando toda a sua cadeia de suprimentos.
O fornecedor 4PL é responsável por gerenciar todas as atividades logísticas da empresa, desde o projeto e planejamento até a execução e monitoramento. Isso pode incluir atividades como transporte, armazenamento, distribuição, gerenciamento de estoque ou atendimento ao cliente.
O modelo 4PL oferece uma visão mais estratégica e neutra da empresa, pois não está vinculado a nenhum fornecedor ou ativo específico. O operador logístico gerencia a cadeia de suprimentos de forma integral, independentemente dos fornecedores ou armazéns contratados. De fato, em alguns casos, o 4PL pode inclusive gerenciar os operadores 3PL que já trabalham com o cliente.
Diferenças entre operadores logísticos 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL
O termo PL (party logistics ou fornecedores de logística) indica o nível de terceirização da logística. Quanto maior o número situado na frente de "PL", maior será o nível de terceirização. Na extremidade 1, o fabricante gerencia sua própria cadeia de suprimentos, incluindo o armazenamento e a distribuição da mercadoria. Por outro lado, na extremidade 5, o fornecedor logístico gerencia toda a cadeia de suprimentos de outra empresa, desde o planejamento de recursos até a entrega de pedidos.
- 1PL. A empresa gerencia toda a sua cadeia de suprimentos, ou seja, todas as suas atividades logísticas, desde o armazenamento e gerenciamento de estoque até a distribuição de pedidos.
- 2PL. As empresas que prestam serviços 2PL são responsáveis pelo armazenamento e transporte dos produtos de seus clientes.
- 3PL. Tal como o 2PL, esse operador logístico presta serviços de armazenamento e transporte. Além disso, realiza operações como a preparação de pedidos, o cross-docking ou o gerenciamento da logística reversa. A empresa que terceirizou a logística continua responsabilizando-se pelo planejamento e gerenciamento de pedidos e pelas faturas de seus clientes.
- 4PL. Esse fornecedor assume o planejamento, gerenciamento de estoque e todas as atividades logísticas. Também presta serviços de consultoria. No entanto, não realiza tarefas físicas como armazenamento ou transporte. Essas operações são realizadas pelos operadores 3PL que os 4PL contrataram.
- 5PL. As empresas que contratam o 5PL deixam por conta do operador logístico todo o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos. Nesse caso, o fornecedor do serviço é responsável pelo planejamento, gerenciamento de estoques e todas as demais atividades logísticas, assim como pela integração de sistemas e processos da empresa.
Quais são as funções desempenhadas por um 4PL?
Um 4PL é um parceiro estratégico para a empresa que fornece uma visão global da cadeia de suprimentos que ajuda a otimizar seus processos. O fornecedor costuma ter uma vasta experiência e conhecimentos em logística, o que lhe permite fornecer soluções personalizadas que se adaptam aos requisitos específicos de cada empresa.
Um fornecedor 4PL cumpre uma extensa gama de funções que podem ser divididas em três categorias básicas:
- Estratégicas. O 4PL analisa as necessidades da empresa em termos de produtos, serviços, clientes e mercados e traça uma estratégia de cadeia de suprimentos que permite que as empresas atinjam seus objetivos: desde reduzir custos até agilizar as entregas dos pedidos.
- Operações. O 4PL é responsável por organizar as atividades logísticas diárias. Isso inclui planejar os movimentos dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos, gerenciar as operações dos armazéns, controlar o status do estoque e proporcionar atendimento ao cliente.
- De apoio. O operador 4PL fornece serviços de suporte, como consultoria e monitoramento, para que as empresas melhorem a eficiência e o desempenho de suas cadeias de suprimentos. Também oferece soluções tecnológicas avançadas que ajudam a otimizar a cadeia de suprimentos.
Vantagens de terceirizar a logística com um 4PL
Contar com um operador 4PL oferece uma infinidade de vantagens para as empresas, entre as quais se destacam:
- Visibilidade total. Para gerenciar a cadeia de suprimentos de seus clientes, o operador 4PL deve ter total visibilidade de todos os processos logísticos: desde o desempenho das operações nos armazéns até o status da mercadoria em qualquer etapa. A visão global das operações permite tomar decisões mais sólidas e obter melhores resultados.
- Redução de riscos. Como parte de suas funções, um operador 4PL pode mitigar riscos logísticos e garantir a continuidade da cadeia de suprimentos em situações adversas.
- Maior eficiência. Os operadores 4PL estão especializados na otimização da cadeia de suprimentos, o que leva a uma maior eficiência operacional.
- Economizar tempo. As empresas que terceirizam sua logística e deixam os processos da cadeia de suprimentos por conta de um fornecedor experiente podem dedicar mais tempo e esforço a outras atividades, por exemplo, a produção.
- Flexibilidade. Com a ajuda de um operador 4PL, as empresas podem adaptar os processos da cadeia de suprimentos às constantes mudanças e necessidades do mercado.
As empresas que, por exemplo, pretendem expandir-se internacionalmente podem confiar em um operador 4PL para realizar esse projeto sem ter que investir em infraestruturas próprias e contando com os conhecimentos e a experiência necessários desse tipo de operador.
Terceirização do gerenciamento da cadeia de suprimentos
Diante de um mercado cada vez mais complexo e exigente, terceirizar a logística é uma opção frequente em empresas de qualquer setor. As empresas que buscam melhorar a cadeia de suprimentos podem se beneficiar da contratação de um operador 4PL que lhes dê suporte para atingir seus objetivos de eficiência, flexibilidade e inovação.
Os operadores 4PL são uma tendência crescente porque oferecem uma solução integral para a cadeia de suprimentos, fornecendo serviços que vão desde o planejamento até o gerenciamento de estoques. Sua experiência e conhecimentos em logística lhes permitem realizar uma otimização efetiva dos processos.