Saint Jean, fabricante francês de massas com mais de 85 anos de experiência, automatizará seu centro logístico em Romans-sur-Isère. Transelevadores trilaterais, elevadores e transportadores, gerenciados pelo Easy WMS da Mecalux, irão dinamizar toda a operação para absorver o aumento da produção e agilizar as operações de picking ao mesmo tempo. No total, serão armazenados 4.250 paletes.
Nos próximos meses, Saint Jean ampliará seu centro logístico e o automatizará substituindo as estantes atuais de paletes por seis transelevadores trilaterais, um para cada corredor. Este tipo de transelevador é caracterizado por coletar e depositar as paletes nas estantes em três posições (uma frontal e duas laterais) graças à sua cabeceira giratória. Além disso, é facilmente instalado em armazéns com estantes existentes sem modificar sua estrutura. A comunicação entre o armazém e a área de produção e expedição deve será realizada por meio de transportadores e elevadores; estes últimos terão a missão de comunicar os dois níveis do centro logístico.
Além de todos estes elementos robóticos, serão montadas estantes com capacidade para 717 paletes com estantes de picking dinâmico nos níveis inferiores, bem como estantes sobre bases móveis Movirack onde armazenará 533 paletes a temperatura de congelamento (-22 ºC).
O ponto de partida do novo armazém surgiu da necessidade de separar a atividade de armazenamento da de picking para evitar acidentes. A solução da Mecalux nos permitirá combinar a segurança da robotização à manutenção, uma gestão mais à escala humana. O transelevador trilateral nos ajudará a beneficiar das vantagens proporcionadas pelos transelevadores tradicionais, garantindo um bom retorno do investimento para um armazém da nossa dimensão.
Fabricando massa desde 1935
Criado em 1935, Saint Jean é um renomado fabricante francês de massas que atualmente emprega mais de 400 pessoas e produz mais de 17.000 toneladas de produtos por ano em suas cinco fábricas localizadas na região de Auvergne-Rhône-Alpes. Seu faturamento anual cresceu 10% em 2019, atingindo 81 milhões de euros. O objetivo de Saint Jean é faturar 150 milhões de euros até 2030.