Dois armazéns digitais para a empresa de bricolagem Unipro Group
Unipro Group digitaliza seus dois armazéns em França com o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux.
Grupo Unipro, empresa de produtos para bricolagem e eletricista, digitalizou seus dois armazéns em França com o software Easy WMS da Mecalux. Com o software, a empresa conta com uma estratégia B2B e B2C eficiente e pode atender às necessidades dos clientes de forma rápida e sem erros.
Unipro Group: mais de 20 anos de experiência
Unipro Group é uma empresa francesa que possui duas subdivisões: Bricolage Direct, especializada em soluções de bricolagem para profissionais e particulares, e a IICSEN, dedicada a soluções para eletricistas. A empresa, que comercializa os seus produtos online, concebe e distribui marcas próprias que respondem aos requisitos de qualidade e às necessidades e expectativas dos clientes.
- Ano de fundação: 1994
- Equipe profissional: +50 pessoas
- Presença internacional: França, Bélgica e Itália
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
A logística é uma das prioridades de Unipro Group. A empresa vende produtos de bricolagem para empresas (B2B) e diretamente para o cliente final (B2C). Operar com modelos de negócio B2B e B2C em simultâneo exige um controle muito rigoroso dos produtos e processos logísticos otimizados que garantem a correta preparação e distribuição dos pedidos.
Para atender às novas necessidades dos clientes, Unipro Group recorreu aos mais recentes avanços tecnológicos. A empresa implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux que promove a excelência em seus dois armazéns em França.
Nas cidades de Yssingeaux e Monistrol-sur-Loire, Unipro Group possui dois armazéns com uma superfície de mais de 20.000 m². São mais de 10.000 referências de diferentes tamanhos, características e rotatividade. Até 400 pedidos diários também são preparados e distribuídos para clientes em toda a Europa (principalmente em França, Bélgica e Itália).
“Decidimos digitalizar nossa logística para poder realizar recepções, armazenamento de produtos e preparação de pedidos de forma rápida e sem erros. Antes utilizávamos outro programa de logística, mas para fazer frente ao aumento de nossa atividade comercial, precisávamos de um sistema mais avançado que pudesse ser implementado na modalidade SaaS”, diz Julien Exbrayat, diretor de Logística de Unipro Group.
O SaaS ─Software as a Service─ é uma modalidade do Easy WMS na nuvem que permite aos operadores de ambos os armazéns acessarem as funcionalidades do sistema a partir de qualquer navegador ou dispositivo com conexão à Internet.
Uma das vantagens do Easy WMS na nuvem é a sua capacidade de gerenciamento multiarmazém: a empresa pode controlar as operações dos dois armazéns ao mesmo tempo, e em tempo real. O sistema está projetado para se adaptar às necessidades futuras da empresa e poder direcionar os novos armazéns que possam ser inaugurados com o mesmo programa.
“Um dos requisitos ao implementar a solução da Mecalux era que ela fosse capaz de se integrar com nosso software de gestão empresarial”, afirma Exbrayat. Easy WMS se comunica de forma permanente e bidirecional com o ERP Microsoft Business Central de Unipro Group. Ambos os sistemas transferem dados e informações para alcançar maior produtividade.
Dois armazéns otimizados
Easy WMS controla e coordena todas as operações que acontecem nos dois armazéns de Unipro Group. “O software da Mecalux é muito intuitivo. Nossos operadores se adaptaram facilmente ao sistema e utilizam terminais de radiofrequência para realizar praticamente todas as tarefas”, confirma Exbrayat. Ao seguir as instruções do sistema passo a passo, os trabalhadores são muito mais precisos e podem concluir as tarefas com mais rapidez e sem erros.
Diariamente, os dois armazéns recebem uma infinidade de paletes com produtos vindos principalmente da China. Os operadores fazem a leitura do código de barras com o terminal de radiofrequência para inserir as informações no banco de dados do Easy WMS. Desta forma, o software verifica com o ERP que chegaram os artigos previstos.
Ao ter os artigos identificados desde o momento em que chegam aos armazéns, Unipro Group consegue acompanhar todas as movimentações de mercadorias e controlar a rastreabilidade em tempo real. Na hora de fazer a reposição, o Easy WMS organiza as trocas de estoque entre as duas instalações e garante que não haja erros ou embarques incompletos.
Além de manter um controle permanente do estoque, o software da Mecalux também gerencia a contagem de estoque de ambos os armazéns. Nesta operação, os trabalhadores realizam o inventário físico do estoque de forma a conhecer a disponibilidade dos artigos e validar se se encontram nas devidas condições. O software informa aos operadores para qual localização ir e quais artigos contar.
Mais de 2.200 linhas por dia
A preparação de pedidos é um dos processos mais exigentes nos dois armazéns do Unipro Group, onde até 400 pedidos são concluídos todos os dias com mais de 2.200 linhas diárias.
A empresa reorganizou as tarefas de picking para agilizar a distribuição da mercadoria. “Agrupamos os pedidos que precisam ser preparados com base em critérios como, por exemplo, o cliente que os receberá, o número de linhas que cada pedido inclui ou as transportadoras que se encarregarão da entrega. A correta organização das operações com o software da Mecalux nos permitiu aumentar a produtividade”, afirma Exbrayat.
Em seu terminal de radiofrequência, cada operador recebe uma lista detalhada dos pedidos que deve preparar. O software de gerenciamento lhes mostra o corredor a ser percorrido, o local a ser localizado e o número de artigos a serem coletados. Os operadores digitalizam o código de barras em cada produto para que o Easy WMS possa garantir que eles selecionaram os artigos corretos.
Os pedidos que incluem um grande número de produtos geralmente são preparados individualmente, um após o outro. Nesses casos, os operadores retiram os artigos das estantes e os transferem diretamente para a área de consolidação e expedição para distribuição aos clientes.
A maioria dos pedidos costuma ser preparada por agrupamento. Os operadores completam vários pedidos ao mesmo tempo, durante o mesmo percurso pelos armazéns: retiram os produtos das estantes, colocam-nos em um carrinho e depois os encaminham para a área de consolidação, onde são classificados e separados em pedidos.
Nas instalações de Unipro Group, os operadores também tendem a trabalhar por áreas, um método de trabalho ideal na preparação de um grande volume de pedidos heterogêneos. Os armazéns são divididos em áreas de armazenamento de acordo com diferentes critérios, por exemplo, tipo de produto, nível de demanda, condições de armazenamento e quantidade de referências. A cada área é atribuído um número de operadores que recolhem os produtos localizados na sua área.
Expedições B2B e B2C
Das duas instalações de Unipro Group saem diariamente 60 paletes e 200 caixas para clientes na França, Bélgica e Itália, entre outros países europeus.
“Os fluxos B2B são diferentes dos B2C: as agências que distribuem pedidos B2B não são as mesmas que distribuem B2C. Para nós era fundamental conseguir organizar as entregas dos pedidos e evitar erros”, afirma Exbrayat. o módulo Software para gestão da expedição logística, uma extensão do Easy WMS, organiza todas as expedições.
Após a conclusão do picking, o software envia instruções aos operadores sobre como embalar os artigos, por exemplo, se eles devem ser colocados em um único pacote ou em vários pacotes, e gera uma etiqueta para cada pedido. “A rotulagem é um processo primordial para nós. O gerenciamento digital desta operação permite-nos ganhar tempo e eliminar erros na distribuição dos produtos”, afirma o responsável pela Logística. O módulo conhece a agência que vai distribuir a mercadoria e imprime uma etiqueta personalizada para cada embalagem que inclui, entre outros parâmetros, o código de rastreamento que o cliente utiliza para rastrear seus pedidos.
O Software para gestão da expedição logística gera toda a documentação necessária para as agências de entrega (principalmente DPDgroup, Colissimo e Kuehne+Nagel). Assim, ao chegarem aos armazéns, os transportadores apenas precisam coletar os artigos e seguir para o percurso de entrega.
Logística omnichannel digitalizada
Unipro Group optou pela transformação digital de sua cadeia de suprimentos para estabelecer uma estratégia omnichannel eficaz e oferecer um serviço B2B e B2C livre de erros.
“Para nós, a coordenação digital dos dois armazéns é vital para garantir o correto desenvolvimento do negócio. Nossa prioridade é manter os produtos em ótimas condições e evitar quebras de estoque que possam atrasar a distribuição dos pedidos”, afirma Exbrayat.
Com a modalidade na nuvem do Easy WMS, a empresa francesa conta com um software flexível e escalável, capaz de se ajustar às mudanças do negócio e perspectivas futuras de crescimento.
Vantagens do Easy WMS na nuvem
- Acessibilidade: a empresa pode acessar o Easy WMS de qualquer computador ou dispositivo com conexão à internet para verificar o status das operações do armazém.
- Menor investimento inicial: ao prescindir de servidores próprios, o investimento inicial é substancialmente reduzido.
- Flexibilidade: capacidade de ampliação do número de usuários para adaptação a operações com alta sazonalidade.
- Gerenciamento multiarmazém: as empresas com vários armazéns podem sincronizar o estoque entre as instalações e controlar os processos globalmente.
- Atualizações automáticas: com o software na nuvem, a empresa dispõe sempre da última versão do Easy WMS.
Estamos muito satisfeitos com o Easy WMS e o recomendamos a outras empresas. O software da Mecalux está totalmente adaptado à nossa logística omnichannel. O sistema nos ajudou a otimizar operações como a preparação de pedidos em nossos dois armazéns. Agora podemos nos dedicar a oferecer o melhor serviço aos clientes.
Fale com um especialista