Patatas Meléndez moderniza seu armazém de batata fresca em Medina del Campo
Patatas Meléndez utiliza soluções automáticas da Mecalux para maximizar a eficiência da fábrica de batata fresca mais moderna da Europa.
Patatas Meléndez, um dos principais fabricantes de batatas em Espanha, instalou o sistema Pallet Shuttle automático com Easy WMS no seu armazém em Medina del Campo. O armazém funciona como um buffer que sequencia o armazenamento e a expedição das mercadorias que são enviadas para os supermercados.
Patatas Meléndez: do campo à sua mesa
Patatas Meléndez é a empresa espanhola líder no setor da batata fresca. A empresa dedica-se a selecionar, embalar e distribuir as melhores batatas fornecidas pelos agricultores. Tudo isto, através do cultivo sustentável da terra e utilizando as melhores práticas para cuidar do campo e obter batatas da melhor qualidade. Fundada em 1999, a empresa conta com uma equipe profissional de 250 pessoas, 526 agricultores, uma superfície de 30.000 m² de instalações e 4.000 hectares de cultivo de batata.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Patatas Meléndez, líder na produção de batata fresca em Espanha com uma quota de mercado de 20%, inaugurou uma das fábricas 4.0 mais vanguardistas do seu setor. A instalação automatizada está localizada em Medina del Campo, em Castilla y León, a comunidade espanhola com a maior área cultivada de batata. A inauguração da unidade produtiva constitui mais um passo no plano de crescimento, expansão e modernização da empresa. Patatas Meléndez registou um volume de negócios de 110 milhões de euros em 2022, o que representou um crescimento de 22% face ao ano anterior.
“Nossa nova fábrica conta com as inovações mais avançadas da indústria 4.0. A fábrica de 21.600 m² é uma referência no setor, pois, está equipada com as mais recentes tecnologias que nos permitem alcançar a máxima eficiência”, explica Francisco Pérez, diretor técnico industrial de Patatas Meléndez. Sistemas de rastreabilidade e seleção de batata por visão artificial ou transporte interno com veículos guiados automaticamente (AGV) são algumas das tecnologias que impulsionam a capacidade produtiva. Os números falam por si: 200 mil toneladas de batata são processadas anualmente na fábrica, o que equivale a lavar 70 toneladas e embalar 175 toneladas do produto por hora.
Para produzir e comercializar esta quantidade de batatas, a empresa renovou todos os seus processos logísticos. “Desenvolvemos um modelo de distribuição que nos permite chegar a praticamente todos os supermercados de Espanha em menos de 24 horas. Temos controle absoluto da mercadoria, desde a seleção e embalagem das batatas até chegar ao ponto de venda”, afirma Pérez.
Aposta na automação logística
Nas instalações de Medina del Campo, Patatas Meléndez recorreu à automação para armazenar o produto acabado à medida que sai das linhas de produção. A empresa implementou o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras da Mecalux, uma solução que aumentou a capacidade de armazenamento em 700%. “A automação nos torna mais produtivos e permite-nos escoar toda a produção de batata de forma ágil e sem erros”, comenta o diretor técnico industrial de Patatas Meléndez.
Outro requisito logístico essencial para a empresa é garantir que as batatas mantêm intactas as suas propriedades. O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux é o cérebro da instalação que controla o estoque em tempo real e garante sua conservação em perfeitas condições. “A qualidade dos nossos produtos e processos não é negociável. O software de logística monitora as batatas desde o momento em que entram nas nossas instalações até serem enviadas aos nossos clientes”, afirma Pérez.
A aplicação de rigorosos padrões de qualidade e segurança no setor alimentar aumenta as exigências da logística em empresas como Patatas Meléndez. Sem ir mais longe, o armazém dispõe de iluminação especial com tecnologia LED verde para manter inalteradas as propriedades das batatas. “As instalações foram projetadas para tratar a batata com o mesmo cuidado que uma fruta, protegendo-a sempre de possíveis danos mecânicos”, explica Pérez.
Buffer automático com produto acabado
Na fábrica 4.0 da Patatas Meléndez, os processos logísticos e produtivos andam de mãos dadas. A robótica é o elo: os veículos AGV têm a tarefa de transportar de forma autônoma os produtos acabados que saem da produção para a área de armazenamento.
Todo o processo de recebimento é realizado com total autonomia. O armazém automático dispõe de três postos de inspeção de entrada, onde os AGVs colocam as batatas em paletes, devidamente etiquetadas com a tecnologia RFID. O Easy WMS identifica cada palete e valida que atende aos requisitos estabelecidos. Através de algoritmos avançados, o software classifica os produtos em lotes, atribui-lhes uma localização e dá a ordem para o seu armazenamento automático.
No armazém com sistema Pallet Shuttle, as equipes de movimentação robótica se encarregam de executar todas as tarefas de armazenamento. Uma lançadeira transporta os paletes ao longo de um corredor de 40 m até o canal de armazenamento correspondente. Uma vez lá, um carro motorizado assume o controle e posiciona cada palete no local que o Easy WMS reservou para eles.
Para fabricar e expedir com eficiência 200.000 toneladas de batatas por ano, o Easy WMS está em comunicação permanente com os demais programas envolvidos nas instalações de Patatas Meléndez: o ERP SAP e o sistema de controle de produção.
Expedição de mercadorias sequenciada
Com o armazém automático, foi instalada uma área de expedição completa composta por uma lançadeira e 32 canais dinâmicos de pré-carga com capacidade para 16 paletes cada. Trata-se de uma área de armazenamento temporário onde as batatas são classificadas estrategicamente para facilitar a sua expedição com base nas rotas de entrega.
A lançadeira percorre um circuito de 50 m de comprimento e deposita os paletes, já organizados e sequenciados, no canal de pré-carregamento correspondente à espera de serem carregados no caminhão.
Antes de enviar a mercadoria, os operadores escaneiam cada palete com terminais de radiofrequência. A tecnologia RFID, conectada ao Easy WMS da Mecalux, maximiza o desempenho da expedição. O software garante que a mercadoria carregada no caminhão está correta e colocada na ordem ideal para facilitar sua entrega aos clientes.
Tecnologia avançada para um ritmo de produção exigente
A nova unidade de produção de Patatas Meléndez destaca-se pela aposta na tecnologia de ponta. A adoção de novas soluções automáticas facilita a fabricação e expedição de 200 mil toneladas de batata por ano. A automação de processos e a digitalização de procedimentos auxiliam a empresa a controlar a mercadoria do início ao fim. “Nossa cultura empresarial é baseada na qualidade dos processos de produção, desde a colheita da batata no campo até o envio do produto aos nossos clientes”, explica Pérez.
A cadeia de suprimentos de Patatas Meléndez está preparada para enfrentar a estratégia de expansão internacional iniciada nos últimos anos. A empresa já está presente em França, como Meléndez France, e em Portugal, como Batatas Meléndez. Atualmente, a empresa exporta 15% da produção e está de olho na Europa Central e Oriental. Seu objetivo é ganhar mais participação de mercado e diversificar os destinos de exportação. A fábrica 4.0 é um reflexo do compromisso determinado de Patatas Meléndez com a melhoria contínua como estratégia de expansão.
As soluções de armazenamento e transporte da Mecalux nos permitem absorver com eficiência nosso ritmo de produção e satisfazer as necessidades de nossos clientes.
Galeria
Uma lançadeira transfere automaticamente os paletes para a localização
Fale com um especialista