Electrolux gerencia eletrodomésticos com o software Easy WMS da Mecalux

Electrolux gerencia eletrodomésticos com o software Easy WMS da Mecalux

Electrolux, líder mundial em eletrodomésticos, digitaliza sua logística para aumentar suas vendas online.

Electrolux

Electrolux, líder mundial em eletrodomésticos, digitalizou seu armazém em Cali (Colômbia) com o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux. A prioridade da empresa é acompanhar os produtos e processos de modo a introduzir melhorias estratégicas baseadas em dados confiáveis.

Electrolux: líder mundial em eletrodomésticos

Fundada na Suécia, Electrolux é uma empresa líder em eletrodomésticos para uso doméstico e profissional. Os produtos de Electrolux incluem geladeiras, lava-louças, máquinas de lavar, aspiradores de pó e fogões, vendidos sob marcas como Electrolux, AEG-Electrolux e Zanussi. A empresa busca inovar constantemente para oferecer produtos que atendam às mais exigentes necessidades de seus clientes.

  • Ano de fundação: 1919
  • Presença internacional: +150 países
  • Vendas: +40 milhões de produtos por ano
  • Equipe profissional: 51.000 pessoas

 

DESAFIOS

  • Preparar o armazém para vendas online e futuras mudanças no mercado.
  • Organizar um grande volume de movimentos de mercadorias no armazém.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.
  • Módulos: Supply Chain Business Intelligence e Labor Management System.

BENEFÍCIOS

  • Controle de 250.000 produtos em tempo real: 72.000 produtos acabados e 178.000 peças de reposição.
  • Recepção e gerenciamento de 10.000 artigos por mês e expedição de 200 pedidos diários.

Nos últimos anos, a multinacional de eletrodomésticos Electrolux vem realizando uma estratégia de expansão no continente latino-americano, especialmente na Colômbia, Equador e Peru. Para absorver esse crescimento, a empresa decidiu otimizar os processos logísticos para agilizar a expedição dos pedidos.

Na Colômbia, Electrolux modernizou sua cadeia de suprimentos com a ajuda da tecnologia mais avançada. Especificamente, digitalizou seu armazém localizado na cidade de Cali com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, um programa informático que organiza as diferentes operações e controla a rastreabilidade de 250.000 produtos em tempo real.

“A rastreabilidade é essencial num armazém com tantos produtos como o nosso. Em uma área de 6.000 m², acomodamos 72.000 produtos acabados e 178.000 peças de reposição. Precisamos acompanhar todas as movimentações dos nossos produtos, desde a chegada ao armazém até a expedição, para reduzir o número de erros e garantir a máxima qualidade na entrega ao cliente final", explica Jeison Saavedra, analista de estoque de Electrolux.

Antes da implantação do Easy WMS, a multinacional utilizava um software de gerenciamento de armazéns que estava ficando ultrapassado. “Com uma cadeia de suprimentos tão dinâmica quanto a da Electrolux, precisávamos de um programa mais avançado e com mais recursos. Quando o número de produtos começou a aumentar, percebemos que tínhamos que manter um controle mais rígido da mercadoria. Queríamos minimizar qualquer possibilidade de erro derivado do gerenciamento manual”, diz Saavedra.

Ao escolher o software, Saavedra aponta um dos requisitos básicos que deve ter: “Queríamos que fosse capaz se integrar ao nosso software de gestão empresarial ERP.”

Depois de comparar diferentes opções, Electrolux optou pelo Easy WMS, a solução digital da Mecalux. "Consideramos que poderia resolver as nossas necessidades porque tinha todas as funcionalidades que precisávamos: era capaz de controlar a mercadoria, organizar uma estratégia slotting eficiente e integrado com nosso ERP com facilidade”, enfatiza Saavedra.

Em seu armazém em Cali, a Electrolux utiliza o iScala ERP para organizar todos os fluxos de informação dentro da empresa, incluindo dados relacionados à logística. Ao integrar o iScala com o Easy WMS, ambos os programas comunicam-se permanentemente e de forma bidirecional, transferindo informações que permitem agilizar as operações e aumentar a produtividade do armazém. Por exemplo, o ERP comunica os pedidos dos clientes ao Easy WMS para que o software de logística organize sua preparação e expedição imediata.

Armazém preparado para vendas online

“Nossa empresa está crescendo muito na Colômbia. As vendas online estão aumentando e tudo indica que continuarão aumentando nos próximos anos. Temos que melhorar nossas operações logísticas para garantir as entregas aos clientes que compram online”, afirma Saavedra.

Easy WMS é um software flexível que adapta as operações às novas exigências da empresa. O sistema pode modificar as funcionalidades para lidar com mudanças nos processos, como o aumento do número de pedidos online. Como se faz? “O software está envolvido em todas as operações do armazém. Principalmente, nas entradas, preparação de pedidos e expedições”, complementa o analista de estoque.

O centro de logística da Electrolux em Cali recebe cerca de 10.000 artigos por mês, tanto peças de reposição como produtos acabados. Os operadores apenas precisam ler o código de barras dos artigos com os seus terminais de radiofrequência para que o Easy WMS os insira na sua base de dados e lhes atribua uma localização.

“Durante o processo de recebimento da mercadoria, é de vital importância que o Easy WMS registre todas as informações para registrar a chegada de novos materiais e controlar sua rastreabilidade”, observa Saavedra. O software decide a localização de cada artigo tendo em conta as características de cada produto, a sua referência e nível de exigência. Graças a uma correta organização do estoque, a Electrolux conseguiu aproveitar melhor o espaço de sua logística e ampliar a capacidade de armazenamento.

Concluída a recepção, os operadores deslocam a mercadoria recebida para a localização correspondente seguindo as instruções do Easy WMS. Uma das peculiaridades deste programa de computador é que ele projeta rotas ótimas que garantem que os operadores percorram as distâncias mínimas possíveis.

No armazém da Electrolux são preparados cerca de 200 pedidos por dia, que são distribuídos para clientes na Colômbia e outros países da América Latina. O software da Mecalux distribui o trabalho entre os operadores e envia instruções personalizadas para preparar os pedidos.

No mesmo projeto, os operadores preparam vários pedidos ao mesmo tempo, seguindo passo a passo as instruções do Easy WMS. Os produtos são transferidos para a área de consolidação, onde são agrupados por destino ou rota de transporte para maximizar o espaço de carregamento dos caminhões e reduzir os custos de distribuição da mercadoria.

“O que mais gostamos no Easy WMS é que temos o controle exato das operações do armazém, o status das localizações e a rastreabilidade da mercadoria”, manifesta Saavedra.

Logística otimizada e sob controle

Na hora de modernizar sua logística na Colômbia, Electrolux tinha uma prioridade: ter maior controle de todos os processos do armazém. “Nosso desejo é ter uma cadeia produtiva competitiva e flexível, capaz de reagir às mudanças de cenário”, afirma Saavedra.

Para adaptar-se às novas necessidades do mercado e operar com uma cadeia de abastecimento em permanente transformação, Electrolux implementou dois módulos: Supply Chain Business Intelligence e Labor Management System. São duas extensões do Easy WMS da Mecalux que incorporam novas funcionalidades para que a empresa monitore as atividades de seu armazém.

Supply Chain Business Intelligence

O programa realiza um monitoramento abrangente de todas as atividades do armazém. A partir da análise dos dados, a empresa pode controlar o desempenho de todos os processos e obter um mapa detalhado das operações. Com essas informações, Electrolux pode aplicar medidas estratégicas para antecipar mudanças.

“Para alcançar uma cadeia de suprimentos ágil e flexível, devemos introduzir constantemente melhorias em todos os processos. Com as informações que o Supply Chain Business Intelligence nos fornece, podemos enfrentar as mudanças futuras que prevemos em nosso negócio”, diz Saavedra.

O módulo é composto por painéis de controle com informações precisas sobre o funcionamento do armazém. Num piscar de olhos, os responsáveis logísticos da empresa podem verificar indicadores como entradas, saídas ou o estado da preparação de pedidos.

Labor Management System

O módulo mede o desempenho das diferentes atividades do armazém com o objetivo de facilitar a tomada de decisões por parte dos responsáveis logísticos da companhia.

“O trabalho, dos nossos operadores, é fundamental para o desenvolvimento das operações. Com o Labor Management System podemos planejar o pessoal necessário. Uma das questões que mais valorizamos é que agora sabemos o estado das operações sem ter de estar fisicamente no armazém”, explica Saavedra.

O Labor Management System acompanha os fluxos de trabalho na instalação. As informações permitem à empresa identificar oportunidades de melhoria visando aumentar a produtividade dos operadores.

Digitalização para enfrentar o futuro

Electrolux é uma empresa que evolui constantemente com o objetivo de adaptar-se às mudanças do mercado. A digitalização de seu armazém em Cali faz parte de sua estratégia de expansão na América Latina e de seus esforços para promover as vendas online. Com maior controle das operações logísticas, a empresa consegue manter a plena disponibilidade de mercadorias e atender um número maior de clientes.

"Na Electrolux, a nossa missão é melhorar a experiência do cliente e que isso constitua valor acrescentado. Para isso, aspiramos à excelência nas operações logísticas. A digitalização da nossa cadeia de abastecimento tem contribuído para termos processos mais eficientes e ágeis, bem como maior flexibilidade para adaptar-se às demandas do mercado", afirma Saavedra.

O software Easy WMS acompanha as operações de Electrolux, garantindo um armazém mais eficiente e rápido. O sistema oferece controle completo e exaustivo de cada produto e processo, auxiliando na tomada de decisões que contribuem para a otimização da cadeia de abastecimento. O programa da Mecalux acompanhará a Electrolux em qualquer projeto que seja proponha no futuro.

O Easy WMS da Mecalux atende aos nossos requisitos: pode controlar a mercadoria, organizar uma estratégia de slotting eficaz e integrar-se com nosso ERP com facilidade. Através dos módulos adicionais Supply Chain Business Intelligence e Labor Management System, temos informações objetivas que nos ajudam a enfrentar as mudanças futuras que prevemos em nossa cadeia de suprimentos.

Jeison SaavedraAnalista de estoque Electrolux

Fale com um especialista