Tipos de fornecedores, exemplos e como escolher o melhor
A eficiência e a continuidade de uma empresa dependem de sua própria organização e produtos, mas também da de seus fornecedores. Praticamente nenhuma empresa consegue gerar todos os recursos necessários para desenvolver sua atividade, portanto, saber como construir relacionamentos com terceiros e identificar os parceiros mais competentes é uma habilidade fundamental para a sobrevivência empresarial.
O que é um fornecedor?
Um fornecedor é uma pessoa ou empresa responsável por abastecer outras com os insumos ou serviços necessários para o desenvolvimento de sua atividade produtiva. Existem diferentes tipos de fornecedores dependendo de sua posição na cadeia de suprimentos e, embora existam inúmeras classificações, elas podem ser divididas em atacadistas, fabricantes e importadores.
A divisão do trabalho entre fornecedores internos, ou seja, pertencentes à própria empresa, e externos apresenta certas vantagens. Por exemplo, permite uma maior especialização, uma vez que esses fornecedores possuem estruturas organizacionais projetadas especificamente para seu trabalho. Além disso, também contam com uma equipe humana treinada para desenvolver as tarefas que executam e têm uma vasta experiência ao terem desenvolvido projetos semelhantes para outros clientes.
Tipos de fornecedores
Existem várias maneiras de classificar esses comerciantes e identificar o mais adequado para cada projeto. Além disso, podem ser diferenciados entre prestadores de serviços ou fornecedores de bens ou produtos. Do mesmo modo, os denominados B2B ou business-to-business atendem apenas empresas e não vendem para pessoas físicas.
De acordo com seu modelo de negócio
O fabricante de um produto pode confiar sua distribuição a outra empresa ou tornar-se fornecedor desses bens a terceiros. Essa condição oferece algumas vantagens ao cliente final, que pode ter acesso a opções como a personalização dos artigos. Outros tipos de fornecedores são atacadistas e importadores. Ambos funcionam como intermediários. Os atacadistas compram mercadorias no atacado e geralmente importam produtos para venda, enquanto os comerciantes não compram nem armazenam os artigos: eles apenas recebem pedidos e atuam como a face visível que fornece as mercadorias.
De acordo com sua localização
Outra maneira de classificar os tipos de fornecedores é através de sua localização e rede de distribuição. Trata-se de um aspecto a ser considerado quando é necessário receber serviços em diversos países ou se expressar em vários idiomas.
- Fornecedores locais. Estão localizados na mesma cidade ou região que a empresa, o que traz vantagens em termos de logística e comunicação.
- Fornecedores nacionais. Operam no mesmo país que a empresa, oferecendo controle sobre o processo com prazos de entrega curtos.
- Fornecedores internacionais. Exportam seus produtos ou serviços para diferentes países, o que por vezes lhes permite oferecer preços mais competitivos.
- Fornecedores remotos. Aproveitam a digitalização e as tecnologias para trabalhar em qualquer lugar do mundo sem exigir sua presença física.
De acordo com o tipo de produto
Os fornecedores podem ser mais ou menos relevantes para os negócios baseando-se nos produtos oferecidos por eles:
- Fornecedores de produtos corriqueiros. De baixo valor, esses objetos são fáceis de encontrar e, consequentemente, os fornecedores também podem ser facilmente substituídos. Portanto, devem se esforçar para prestar um serviço impecável.
- Fornecedores de produtos de alavancagem. Mais caros, os componentes de alavancagem geralmente representam uma grande parte do preço de venda do produto acabado. Nesses casos, é fundamental contar com uma boa previsão da demanda.
- Fornecedores de produtos "gargalo". Essas empresas comercializam produtos difíceis de encontrar e que nem sempre estão disponíveis. É recomendável manter um bom relacionamento com elas para evitar sua escassez no futuro.
- Fornecedores de produtos estratégicos. Geralmente, são líderes no fornecimento do produto devido à ausência de concorrência.
De acordo com o relacionamento que tem com a empresa
Os fornecedores podem ser externos e pertencer a outras empresas, ou ser internos, ou seja, funcionários. Se os fornecedores externos forem empresas que proporcionam bens ou serviços para o bom funcionamento de seus clientes, os fornecedores internos são os próprios trabalhadores de uma empresa. Portanto, um departamento pode se tornar um fornecedor interno se, por exemplo, fornece relatórios, pesquisas de mercado ou outros tipos de serviço a outras unidades da empresa.
De acordo com a regularidade de seus serviços
Os fornecedores podem ser frequentes ou esporádicos. Os primeiros fornecem serviços de forma rotineira e programada, o que pode se traduzir em um relacionamento comercial mais próximo. Também pode envolver facilidades adicionais nos processos e pagamentos das mercadorias. Quanto aos esporádicos, são aqueles que entram em ação em situações pontuais. Consequentemente, é possível contatá-los em épocas específicas ou quando ocorrer um imprevisto como um conserto não planejado.
5 dicas para escolher o fornecedor
Como escolher um mercado com tantas possibilidades? Existem alguns aspectos a considerar antes de iniciar um relacionamento:
- Reputação da empresa. Trabalhar com organizações que já são conhecidas entre seus usuários, geralmente é garantia de que eles prestarão um bom serviço. Compilar informações sobre o fornecedor, pesquisar com quais clientes a empresa já trabalhou e obter depoimentos antes de assumir um compromisso permite selecionar parceiros confiáveis e responsáveis.
- Certificações. Normas como a ISO 9001 garantem a qualidade do trabalho das organizações.
- Cumprimento dos prazos de entrega. Para sustentar os projetos de seus clientes, os fornecedores devem assumir o cumprimento das datas-limite estabelecidas e entregar as mercadorias nos prazos combinados. Ser proativo e responder rapidamente às necessidades soma muitos pontos.
- Relação qualidade/preço. É recomendável comparar vários serviços antes de optar por um, pois um preço alto nem sempre é sinônimo de qualidade.
- Serviço pós-venda. As empresas que não desaparecem após o fechamento de uma venda e oferecem acompanhamento da instalação, assistência técnica ou manutenção proporcionam maior segurança.
Gerenciamento de fornecedores
O processo de seleção de um fornecedor consiste, em primeiro lugar, em escolher um a partir da análise de uma proposta e das próprias necessidades. Após avaliar os benefícios ou riscos desse novo relacionamento comercial, ocorre a negociação contratual, a partir da qual são determinadas as condições para a troca de bens ou serviços.
Finalmente, e após o início do relacionamento comercial, é recomendável avaliar seu desempenho e obter um feedback sobre o mesmo. Assim será possível definir se vale a pena contratar novamente a empresa selecionada inicialmente ou se é melhor reiniciar o processo de seleção entre diferentes tipos de fornecedores.
Tanto os fornecedores quanto os fabricantes precisam que a organização de seus armazéns e processos logísticos seja perfeita. A Mecalux fornece um excelente Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) e soluções de automação para armazéns, portanto podemos ajudá-lo a planejar e modernizar suas instalações para que sua empresa seja mais competitiva no mercado. Não hesite em entrar em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre soluções de intralogística e armazenamento.