Todos os produtos passam por diferentes fases ao longo de meses ou anos

Ciclo de vida de um produto e suas 5 etapas

03 out 2024

Por mais inovadora que possa parecer, nenhuma invenção dura para sempre em sua forma original. A inovação melhora os produtos e, esses bens, destinados a satisfazer as necessidades, desejos ou problemas dos consumidores passam por diferentes fases ao longo de meses ou anos. Não importa se são estantes, cadeiras, telefones ou programas informáticos: todos eles estão sujeitos a um ciclo de vida.

Em que consiste o ciclo de vida de um produto?

O ciclo de vida de um produto é dividido nas fases pelas quais passa qualquer artigo desde que é criado até seu desaparecimento do mercado, quando deixa de estar disponível. Inicialmente, se trabalha para ter uma boa inserção do objeto ou serviço em seu mercado potencial. Depois a popularidade começa a crescer, podendo durar apenas alguns dias ou manter-se durante meses. O surgimento inicial é seguido por um período de calma ou maturidade. Finalmente, tudo o que sobe desce e o artigo já não desperta interesse. As vendas caem e o produto acaba sendo retirado ou substituído por outro semelhante.

5 etapas do ciclo de vida de um produto

Cada fase do ciclo de vida de um produto possui características próprias, envolve certos desafios e permite implantar várias estratégias. A origem da teoria remonta a 1965, quando foi proposta pela primeira vez pelo economista alemão Theodore Levitt na Harvard Business Review. O processo pode ser dividido em cinco etapas:

Etapa 1: desenvolvimento do produto

É a primeira etapa na criação de uma solução e inclui as pesquisas preliminares, os testes técnicos e todos os passos necessários para verificar o tipo de bem que se pretende introduzir no mercado.

Muitas vezes, a invenção ainda não está totalmente aperfeiçoada e nem sequer existe uma demanda comprovada. É o caso de uma infinidade de projetos emergentes, que podem ser bem-sucedidos com seu novo empreendimento ou ser forçados a abandoná-los. Na primeira etapa do ciclo de vida de um produto, as vendas geralmente são muito baixas.

Na fase em que o produto será introduzido no mercado, é necessário chamar a atenção dos primeiros compradores em larga escala
Na fase em que o produto será introduzido no mercado, é necessário chamar a atenção dos primeiros compradores em larga escala

Etapa 2: introdução do produto

Isso ocorre quando o produto já está à venda e é preciso chamar a atenção de seus primeiros compradores em larga escala. A introdução no mercado costuma ser o momento adequado para implementar ações de marketing que ajudem a empresa a alcançar o crescimento, ou seja, a próxima fase do ciclo de vida de um produto. É recomendável fazer um estudo acerca de seus potenciais clientes para verificar seus gostos, motivações, atitudes e comportamentos. Dessa forma, é possível definir estratégias comerciais e logísticas como a distribuição em lojas ou pontos de entrega, assim como a retirada dos pedidos.

Essa etapa é um momento crítico na criação e desenvolvimento de qualquer produto, pois se não forem seguidas as táticas de distribuição adequada ou houver muita concorrência, a expansão das vendas pode não ser bem-sucedida.

Etapa 3: crescimento de um produto

Esse é o período em que as vendas aumentam, multiplicando-se o modo em que são realizadas. Podem surgir imitadores do serviço, por isso é importante reter os consumidores e expandir a presença da marca. Graças à receita inicial, as empresas podem reinvestir parte dos lucros em mais inovações para manter seu produto atualizado durante o maior tempo possível. Ao ter obtido suficiente feedback e comentários dos usuários, é o momento adequado para fazer melhorias.

Etapa 4: maturidade de um produto

Ao atingir o topo da montanha, as vendas se estabilizam. O mercado adaptou-se ao uso do produto e o desafio está em permanecer entre as primeiras opções de compra pelo maior tempo possível. Para reforçar a fidelidade à marca, é importante canalizar esforços para oferecer um serviço e uma experiência excelentes ao cliente. Também podem ser utilizadas práticas promocionais como os programas de fidelização.

Outras opções são a implantação do produto já consolidado em outros lugares do mundo, considerando a expansão da empresa, ou buscar novos usos para o mesmo.

Na fase de maturidade, é necessário canalizar esforços para oferecer um serviço e uma experiência excelentes ao cliente
Na fase de maturidade, é necessário canalizar esforços para oferecer um serviço e uma experiência excelentes ao cliente

Etapa 5: declínio de um produto

Apesar de tentar adiar, o declínio de um produto e seu fim sempre chegam. Quando a cota de mercado começa a diminuir e as vendas a decrescer, normalmente é por causa de quatro fatores:

  • O produto ficou defasado ou foi substituído por outro.
  • O fator novidade já passou e os clientes perderam o interesse.
  • A concorrência é muito alta.
  • Um acontecimento inesperado prejudicou a imagem da marca.

Uma boa forma de distinguir se o produto chegou a essa fase ou se ainda pode ser relançado é verificar se os avanços tecnológicos o tornaram obsoleto ou se existem opções parecidas a preços mais baixos.

Exemplos

Invenções extremamente populares como a máquina de escrever, criada em 1867, deixaram de ser fabricadas definitivamente. A última fábrica a produzi-las estava localizada na Índia e fechou suas portas em 2011 diante da queda na demanda. Um exemplo de uma invenção mais recente é a dos DVDs. Eles surgiram em 1995 para substituir as fitas VHS e foi um sucesso, pois não tinham que ser rebobinados manualmente. No entanto, em muito pouco tempo os serviços de streaming substituíram os DVDs, o que fez com que eles tivessem um ciclo de vida de produto muito mais curto se comparados com as máquinas de escrever.

Por que é importante conhecer o ciclo de vida de um produto

Conhecer as fases do ciclo de vida de um produto oferece uma grande vantagem, pois permite que os vendedores determinem as estratégias de marketing a implementar antecipando-se às suas necessidades logísticas e de armazenamento. No entanto, é preciso considerar que embora todos os artigos e serviços passem pelo mesmo ciclo de vida, cada um deles tem uma evolução diferente.

Caso esteja expandindo seu negócio ou buscando formas de torná-lo mais eficiente, a Mecalux tem uma vasta experiência na automação de armazéns e sistemas de gerenciamento. Não hesite em entrar em contato conosco, teremos prazer em lhe oferecer assessoria para controlar adequadamente seu estoque em tempo real e levar sua logística empresarial a um patamar superior.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: