“Com a solução em duas áreas, o chocolate não perde nenhuma das suas qualidades”
Sobre Schaal Chocolatier
Schaal Chocolatier é uma das empresas líderes na elaboração de chocolates de alta qualidade e referência no setor. É moderno centro em Geispolsheim (França) exporta bombons de alta qualidade para a Europa, Estados Unidos e Japão. Os melhores ingredientes são combinados com métodos industriais que preservam sua textura e sabor.
Mecalux entrevista Guy Treguer, diretor-geral de Schaal Chocolatier, para contar-nos as vantagens da automação e digitalização de seu armazém em Geispolsheim (França).
O armazém de Geispolsheim está conectado ao seu centro de produção. O que a automação contribuiu?
O principal objetivo da construção deste armazém de 2.000 m² foi acabar com a terceirização do armazenamento de produtos acabados. Ao mesmo tempo, queríamos potencializar a qualidade das nossas preparações, mantendo-as a uma temperatura constante. Por fim, procuramos acomodar todos os chocolates que saem das nossas linhas de produção.
Deixamos de terceirizar o armazenamento de produtos acabados para melhor preservá-los
Como melhorou a instalação intralogística da Schaal Chocolatier?
O armazém automático oferece-nos inúmeras vantagens. Os transelevadores oferecem disponibilidade imediata de produtos e, por sua vez, permitem que os operadores manuseiem menos paletes manualmente. Além disso, proporcionam flexibilidade no gerenciamento do espaço de armazenamento porque é a máquina que controla e otimiza as localizações dentro do armazém.
Também digitalizaram suas operações com o software Easy WMS. Que melhorias experimentaram?
O software fornece informações sobre estoque em tempo real, sendo especialmente útil no gerenciamento de produtos semiacabados. Anteriormente, esses produtos permaneciam em nossa fábrica e eram gerenciados manualmente. Atualmente, o armazém e o Sistema de Gerenciamento de Armazém WMS permitem-nos, uma vez terminada a produção, identificar os chocolates, monitorizá-los melhor e conservá-los melhor.
-
Quais são as particularidades do armazenamento de produtos sensíveis a temperatura por longos períodos de tempo?
Precisamos ter capacidade de armazenamento suficiente para conservar os produtos por quase doze meses e, após esse tempo, o chocolate não perde nenhuma de suas qualidades. Isto é conseguido graças à possibilidade de reduzir a temperatura no interior do armazém. Como o chocolate tolera muito bem o frio, podemos prolongar o seu período de conservação. O sistema de armazenamento instalado pela Mecalux inclui duas áreas, uma, a 14 ºC e outra a 5 ºC dependendo da estação do ano e dos produtos. Esta solução corresponde plenamente às nossas necessidades.
Por que optaram pela Mecalux para modernizar sua cadeia de suprimentos?
Escolhemos a Mecalux pela sua reconhecida experiência e competência no gerenciamento de armazéns. Algo muito importante para mim também teve seu peso: o relacionamento interpessoal. É fundamental trabalhar com confiança e respeito com quem se trabalha, pois, essa confiança sem dúvida ajuda na troca de ideias e favorece o sucesso do projeto.