
“Com a solução Interlake Mecalux simplificamos as operações de armazenamento”
Sobre College of DuPage
Com mais de 28.000 estudantes, College of DuPage é a segunda maior universidade do estado de Illinois. O campus Glen Ellyn de 110 hectares tem onze edifícios e um armazém equipado com estruturas push-back de Interlake Mecalux onde é armazenada uma grande quantidade de papel e suprimentos para estudantes, professores e funcionários da universidade.
Mecalux entrevistou Angelo Conti, responsável pelo armazém do College of DuPage, nos Estados Unidos, para falar sobre como a solução Mecalux confere maior segurança e eficiência aos processos de armazenagem.
-
Qual a função do armazém dentro do campus universitário?
No nosso dia a dia não trabalhamos diante do público. Não somos um departamento que interage diretamente com os alunos, embora concedamos parte dos serviços do campus. Nosso papel é auxiliar os departamentos universitários, e fazemos isso gerenciando o recebimento de todos os materiais e insumos necessários. Qualquer produto adquirido pelo College of DuPage passa por nós. Cuidamos de todo o gerenciamento dos ativos, desde o recebimento dos artigos até a sua introdução no sistema.
-
O que levou a universidade a melhorar suas instalações com as soluções de armazenamento de Interlake Mecalux?
Antes de utilizarmos estruturas drive-in que não funcionavam por impulso, então, tínhamos que usar uma empilhadeira retrátil para depositar e movimentar os paletes, sempre que precisávamos deles. No meu trabalho anterior, descobri as vantagens de estruturas push-back, um sistema de armazenamento eficaz que está no mercado há anos. Com a solução de Interlake Mecalux simplificamos muito as operações de armazenamento e foi isso que nos motivou a fazer a mudança.
Não precisamos mais usar uma empilhadeira retrátil para retirar os paletes porque, ao se deslocar automaticamente para a frente, temos acesso direto a qualquer produto
-
Que benefícios as estruturas push-back trouxeram aos seus processos logísticos?
Trabalhar em ambiente universitário é muito diferente de outros setores. Não estamos envolvidos na produção, portanto, não temos que respeitar os prazos de entrega de uma fábrica. Para nós, o benefício das estruturas push-back concentra-se mais na segurança e na conveniência. Agora não precisamos mais entrar no interior da estante com uma empilhadeira retrátil. Para empurrar um palete podemos simplesmente ajudar-nos com uma empilhadeira. Também não é necessário ter um operador trabalhando sob a estante com milhares de quilos para extrair caixas de um palete. O sistema push back permite que os paletes se movam por gravidade para a frente da estante. No armazém manuseamos grandes quantidades de papel de escritório, por isso cada vez que a palete desliza para o corredor de trabalho podemos retirar as caixas que nos interessam diretamente da palete.
-
“A escolha deste sistema foi sobretudo por razões de conveniência, eficiência e segurança nas operações de armazenamento” Como eram os processos logísticos do College of DuPage antes de instalar as estruturas push-back?
Tínhamos que usar empilhadeiras retráteis para empurrar a mercadoria para frente porque ela ficava guardada no fundo das estantes e não tínhamos sistema para aproximá-la. A equipe, às vezes pouco paciente, subia na estante para pegar as caixas de papel, o que era problemático. A exigência de melhorar esta situação foi um dos principais motivos que impulsionaram este projeto. O novo sistema de armazenamento tornou as operações muito mais fáceis. Já nem nos lembramos de como trabalhávamos antes. Com o sistema push-back, o processo de retirada das caixas de papel das estantes mudou completamente e para melhor.
-
Como foi a colaboração com a Interlake Mecalux para chegar à melhor solução de armazenamento?
O processo envolveu a análise de diferentes tipos de estantes. Procurávamos um sistema resistente que suportasse todo o peso que tínhamos que colocar sobre elas. As estantes do armazém devem ser resistentes para guardar todas as caixas de papel da universidade. O peso da carga foi um fator determinante na escolha da solução de armazenamento, uma vez que tivemos que substituir uma solução com elevada resistência.
-
Por que este sistema de armazenamento foi escolhido para a instalação?
Escolhemos o sistema de estantes push-back principalmente por razões de segurança. Cada pedido que recebemos envolve a remoção de uma ou mais caixas de papel. Queríamos evitar que o pessoal tivesse que ir até debaixo da estante para retirar o papel contido nas caixas. Graças às estantes push-back, ao retirar o primeiro palete, os demais se deslocam por gravidade até o corredor de trabalho. Não precisamos mais utilizar empilhadeira retrátil para pegar paletes, pois, ao nos deslocarmos automaticamente para a frente, temos acesso direto a qualquer produto, mesmo nos níveis superiores. Para nós, a escolha deste sistema foi sobretudo por razões de conveniência, eficiência e segurança nas operações de armazenamento.