Os últimos avanços da robótica têm ajudado a melhorar o posicionamento dos transelevadores e, a otimizar as operações das instalações logísticas. Os transelevadores da Mecalux estão equipados com um sistema de visão artificial que lhes permite “ver” e “entender” o seu ambiente.
Os armazéns automáticos são ambientes dinâmicos onde máquinas e mercadorias se movimentam continuamente. Neste contexto, os transelevadores devem cumprir a função de localizar e retirar paletes das estantes com rapidez e precisão.
Mecalux incorpora visão artificial em seus transelevadores para garantir operações eficientes nos armazéns. Através da tecnologia de percepção de imagem, essas equipes robóticas localizam o local para aonde ir com absoluta precisão.
Características do sensor de posicionamento do transelevador
No berço do transelevador, entre os garfos, uma pequena câmera detecta com precisão os refletores sobre as longarinas da estante. Através de um sistema de visão artificial, extrai informações das imagens que captura. Posteriormente, processa-as com um algoritmo que detecta e corrige possíveis erros de posicionamento.
Diferentemente das fotocélulas autorreflexivas tradicionais, este sensor compacto é fixado no transelevador, para rápido comissionamento, sem necessidade de reajustes. Além disso, o sensor está preparado para operar numa ampla faixa de temperaturas, mesmo em armazéns automáticos a -30 ºC.
Como a visão artificial auxilia no sistema de posicionamento?
A visão artificial é um campo da inteligência artificial que permite que sistemas informáticos extraiam informações de imagens digitais. No caso dos transelevadores, esse sistema de posicionamento permite ajustes milimétricos que garantem o perfeito alinhamento com a localização das estantes.
Vantagens do sistema de posicionamento do transelevador
- Economia de tempo. O sensor com visão artificial agiliza o arranque dos transelevadores e evita possíveis paradas e tempo inativo.
- Operação eficiente. O sistema de posicionamento do transelevador garante operações contínuas e ininterruptas, mesmo em armazéns com alto ritmo de trabalho.
- Redução de erros. A visão artificial reduz a possibilidade de erros no manuseio de paletes e melhora a segurança e integridade da mercadoria.