Minoterie Planchot automatiza seu armazém de farinha em Saint-Paul-en-Pareds

Minoterie Planchot automatiza seu armazém de farinha em Saint-Paul-en-Pareds

O fabricante de farinha Minoterie Planchot agiliza o armazenamento e a preparação de pedidos com o Pallet Shuttle automático, um robô de picking e o software Easy WMS.

Minoterie Planchot

Minoterie Planchot, renomada fabricante francesa de farinha, automatizou sua fábrica de produção em Saint-Paul-en-Pareds (França). A empresa automatizou a armazenagem de produtos acabados com o sistema automático Pallet Shuttle e o software de gerenciamento Easy WMS.

Cinco gerações de moleiros

A Minoterie Planchot, empresa familiar francesa localizada na cidade de Saint-Paul-en-Pareds, é especializada na produção de farinhas para panificação, pastelaria e aplicações de panificação. Colabora estreitamente com os agricultores locais, aplicando técnicas sustentáveis que garantem a qualidade dos seus produtos. Reconhecida no setor pela sua aposta na rastreabilidade, a Minoterie Planchot oferece uma vasta gama de farinhas tradicionais e ecológicas, adaptadas às necessidades dos padeiros artesanais e dos profissionais da indústria alimentar. Fundada em 1912, a Minoterie Planchot produz 100.000 toneladas de farinha anualmente.

DESAFIOS

  • Agilizar o armazenamento de farinha das linhas de produção.
  • Aumentar o desempenho e a ergonomia no picking de sacos de farinha.
  • Garantir o controle das referências desde a produção até o cliente final.

SOLUÇÕES

  • Porta-paletes automático com transelevador.
  • Software de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.
  • Estantes para paletes.

BENEFÍCIOS

  • Armazenamento automático para uma produção anual de100.000 toneladas de farinha.
  • Redução do esforço físico em 80% através da preparação de 85% dos pedidos com ajuda de tecnologia.
  • Rastreabilidade em tempo real de 250 referências através da integração do WMS com o ERP.

Com uma produção anual de 100.000 toneladas de farinha de trigo 100% francesa, Minoterie Planchot se posiciona como uma das líderes da indústria de farinha em França. A partir da sua moderna fábrica em Saint-Paul-en-Pareds, o fabricante abastece padeiros artesanais, grandes atacadistas e fabricantes do setor alimentar, em geral.

O aumento de 35% no volume de produção e a crescente diversidade de produtos levaram a empresa a repensar a sua logística. Yves Fradin, diretor industrial de Minoterie Planchot, lembra o momento em que decidiram dar o passo: “Antes armazenávamos e transportávamos paletes manualmente. Tínhamos apenas uma área de armazenamento no chão e estantes básicas. Precisávamos de uma solução que nos permitisse gerenciar automaticamente paletes com sacos de farinha provenientes da produção e agilizar a preparação de pedidos em paletes completos ou mistos.”

Mecalux dinamizou a logística da Minoterie Planchot com uma solução integral que inclui o sistema Pallet Shuttle, um robô de picking e o Software de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. “A robotização nos proporcionou inúmeras vantagens, incluindo um aumento na produtividade e uma redução significativa no manuseio do produto”, afirma Fradin.

O desempenho oferecido pelos sistemas de armazenamento foi crucial na decisão final. “Selecionamos a Mecalux como fornecedor logístico depois de visitar o armazém de uma empresa do nosso setor e ver em primeira mão o bom funcionamento de seus sistemas de armazenamento.”

Produtividade e ergonomia

“A principal função do armazém automatizado é abrigar produtos acabados, ingredientes e embalagens, além de facilitar a preparação de pedidos”, comenta Fradin.

O sistema Pallet Shuttle automático na fábrica de Minoterie Planchot se destaca pelo design compacto, com corredor único de 30 metros de comprimento e estantes de 18 metros de altura, que aliam desempenho e alta capacidade em um espaço otimizado. A empresa conseguiu armazenar até 1.189 paletes de sacos de farinha em apenas 260 m².

Seguindo esta estratégia de maximização de espaço, as posições de entrada e saída de mercadorias foram localizadas nas laterais do armazém, otimizando assim o fluxo logístico sem comprometer a capacidade de armazenamento.

“Todos os dias recebemos e expedimos cerca de 250 paletes”, explica o diretor industrial de Minoterie Planchot. “Graças aos transportadores automáticos, 90% das nossas operações de movimentação de mercadorias são realizadas sem intervenção manual, o que reduziu o esforço físico e melhorou a eficiência”.

Outro dos processos logísticos que a robotização otimizou é a preparação de pedidos de sacos com farinha. Para realizar esta operação foi instalado uma lançadeira que funciona como um buffer e um robô de picking que carrega os sacos automaticamente, melhorando a ergonomia e a produtividade. “A automação reduziu o esforço físico em 80%. Prova disso é que hoje 85% dos pedidos são feitos pelo robô de picking”, comemora Fradin.

“Todos os dias preparamos cerca de trinta pedidos, que são enviadas em 125 paletes para as regiões do noroeste de França e para o mercado de exportação”, acrescenta o diretor industrial de Minoterie Planchot.

Rastreabilidade de 250 referências

O software de gerenciamento Easy WMS monitora as ordens de entrada e saída de produtos, garantindo total rastreabilidade das 250 referências armazenadas. Com isso, Minoterie Planchot controla rigorosamente cada palete do armazém, o que facilita a identificação precisa dos lotes e o rastreamento de cada SKU, desde a produção até o cliente final.

A rastreabilidade permite um controle preciso e sistemático da qualidade dos produtos recebidos. Os operadores, equipados com terminais de radiofrequência, inspecionam as mercadorias respondendo a um questionário que inclui pontos importantes, como o tipo de suporte de carga, a conformidade dos documentos dos fornecedores (por exemplo, se possuem o rótulo BIO) e a presença de amostras. Graças à digitalização desse processo, é possível identificar rapidamente as mercadorias que não estão em conformidade e separá-las em uma área específica para seu gerenciamento.

A integração do Easy WMS com o ERP da Minoterie Planchot permitiu sincronizar a produção e a logística em tempo real. Agora, o armazém identifica antecipadamente o produto acabado que sai da fábrica e tem conhecimento detalhado das referências que devem ser enviadas aos clientes. Com informações sincronizadas entre os dois sistemas, a empresa aumentou a eficiência e reduziu os tempos de resposta no atendimento de pedidos.

Um salto para o futuro

A solução integral da Mecalux transformou a logística da Minoterie Planchot para enfrentar com eficiência o aumento de 35% na sua taxa de produção. Ao automatizar processos críticos, o fabricante de farinhas aumentou a sua capacidade de resposta à procura e otimizou o gerenciamento logístico das suas 250 referências. Rastreabilidade, melhor ergonomia e maior capacidade de armazenamento tornaram-se pilares fundamentais da estratégia da Minoterie Planchot para o futuro.

A robotização nos proporcionou inúmeras vantagens logísticas, incluindo um aumento na produtividade e uma redução significativa no manuseio de produtos.

Yves FradinDiretor industrial de Minoterie Planchot

Fale com um especialista