O software de armazém Easy WMS á asas aos trabalhadores de Manufast
A empresa belga de serviços logísticos e gerenciamento de dados digitaliza o controle das 7.200 referências dos seus clientes.
O Centro Especial de Emprego Manufast, localizado em Bruxelas, oferece soluções de logística e gerenciamento documental. Com 270 colaboradores, a empresa aposta na digitalização como aliada no mundo do comércio eletrônico.
Sobre Manufast
O Centro Especial de Emprego Manufast, localizado em Bruxelas (Bélgica), emprega mais de 270 pessoas, 170 das quais com algum tipo de deficiência. O bom trabalho dos seus colaboradores em projetos como impressão, picking, serviços logísticos e gerenciamento documental conquistaram-lhe a confiança de todo o tipo de clientes ao longo de 60 anos de história. As suas soluções integradas e personalizadas são cada vez mais valorizadas e a empresa aposta na digitalização como aliada no exigente mundo do comércio eletrônico.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
O objetivo de Manufast é garantir o acesso ao trabalho às pessoas com deficiência nos arredores de Bruxelas (Bélgica). Para isso, dedicou-se integralmente ao comércio eletrônico e digitalizou todas as operações relacionadas com os serviços de documentação, impressão, logística e packaging que oferece a clientes em todo o mundo através da instalação de software específico de gerenciamento de armazéns.
Com um volume de 7.200 referências e sem a necessidade de reutilizar packing lists em papel ou memorizar localizações, os 270 funcionários da Manufast tornaram-se imparáveis. “Easy WMS nos permite controlar e otimizar todos os processos do nosso armazém. Além disso, aumentou a nossa capacidade de armazenamento e eliminou o gerenciamento em papel”, explica Vicent Mullender, Process Improvement Manager desta empresa social. O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux mudou completamente a forma de trabalhar que esta equipe, composta por pessoas de diversas idades e contextos sociais e culturais.
Até o momento, Manufast utilizava um ERP padrão para controlar seu estoque. No entanto, suas limitações eram evidentes em áreas como gerenciamento de múltiplos produtos, acompanhamento de datas de vencimento de artigos, operações de recebimento e outras movimentações de estoque. “Preparamos pedidos utilizando packing list em papel, o que causava problemas relacionados à leitura dos documentos e ao rastreamento do backorders", apontam do seu Departamento de Processo. Toda a operação dos serviços de Manufast, que embala e distribui mercadorias e digitaliza e processa documentos de seus usuários, foi baseada no reconhecimento visual.
Manufast tem cada vez mais clientes dedicados ao e-commerce, por isso precisava de uma ferramenta para manter o controle do seu estoque, reposição e preparação de pedidos. Os operadores tornaram-se superespecializados nas suas tarefas e era urgente digitalizar as localizações, artigos e quantidades de cada referência através de códigos de barras. Agora, o Easy WMS é responsável por enviar instruções específicas ao terminal de radiofrequência de cada um dos funcionários do armazém.
Um processo sem erros humanos
O Easy WMS centraliza as informações de fornecedores e pedidos para indicar a cada operador aonde ir, para que os trabalhadores não sejam mais obrigados a memorizar as localizações da instalação. “O processo quase não permite erros humanos: envolve uma verificação dupla, quase tripla, antes do manuseio de cada artigo. Nossos erros diminuíram drasticamente”, destaca Mullender. Primeiramente, o terminal direciona o operador para um ponto específico do armazém. A seguir, solicita escanear o código do produto e, uma vez verificada sua correlação, informa as quantidades a serem movimentadas.
Enquanto o armazém Manufast funciona de forma organizada, seus clientes acompanham o que acontece com suas mercadorias graças ao módulo Portal do cliente 3PL da Easy WMS. “Manufast queria oferecer aos seus usuários, visibilidade total e em tempo real de nossas operações”, enfatiza Mullender. Para isso, a Mecalux proporcionou à empresa belga o treinamento necessário para implementar este sistema. “Ganhar autonomia é fundamental para o nosso grupo, pois, nossos pontos fortes são a flexibilidade e a rapidez de execução. Se um cliente nos fornece informações sobre seu estoque, podemos começar a gerenciá-lo em pouco tempo”, acrescenta o Process Improvement Manager.
Quem confia na Manufast também tem a possibilidade de utilizar os operadores logísticos que desejar através do módulo Sistema de expedição logística do Easy WMS. O sistema gera uma etiqueta específica para cada um deles. “Todas as configurações são possíveis, seja Fedex, DPD, um operador nacional como Bpost ou outros operadores privados”, afirmam do centro.
Digitalização como aliada do comércio eletrônico
Seis décadas após o seu nascimento, Easy WMS permitiu à Manufast entrar no comércio eletrônico e contemplar o crescimento de suas atividades sem a necessidade de realizar modificações drásticas em seus equipamentos ou processos. Assim, a empresa consegue enfrentar a chegada de dois ou três contêineres marítimos por dia e as demandas dos negócios B2B ao redor do mundo, expedindo 95% dos pedidos no mesmo dia em que são recebidos. Com Easy WMS em sua modalidade SaaS, Manufast responde a uma média de 300 envios diários com picos sazonais em momentos como a Black Friday.
“O Easy WMS requer apenas uma boa conexão com a internet, não tivemos que instalar nada em nossa sede ou na de nossos clientes. Todos podem acessar informações de negociação de qualquer PC após fazer login no aplicativo”, comemora Mullender.
O Easy WMS aumentou nossa capacidade de armazenamento e eliminou o gerenciamento baseado em papel ao padronizar processos.
Fale com um especialista