O fabricante de adoçantes e açúcar Eridania aumenta capacidade em 180%
Eridania, líder na distribuição de açúcar e adoçantes em Itália, instalou o sistema Pallet Shuttle para armazenar e expedir 1.750 paletes diariamente e ampliar a capacidade em 180%.
Eridania, o principal distribuidor italiano de açúcar e adoçantes, modernizou a logística da sua fábrica em Russi. A empresa instalou o Pallet Shuttle semiautomático para armazenar e expedir 1750 paletes de produto acabado por dia e aumentar a capacidade em 180%.
Eridania: produtos naturais sem aditivos
Fundada em Gênova em 1899, Eridania é a empresa líder na distribuição de adoçante e açúcar em Itália. Com sede em Bolonha, possui uma moderna fábrica de embalagens de açúcar localizada em Russi, onde são embalados até 130 milhões de quilos por dia. Tanto a sustentabilidade como a produtividade são pilares fundamentais da estratégia de desenvolvimento empresarial. Eridania faz parte do grupo Cristal Union, um dos principais distribuidores europeus de açúcar, álcool e bioetanol com mais de 2.500 clientes em 100 países.
DESAFIOS
|
SOLUÇÃO
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Eridania, líder na distribuição de adoçantes e açúcar, modernizou as suas instalações na Russi, no norte de Itália, para sustentar o aumento do ritmo de trabalho experimentado nos últimos anos. Atualmente, a empresa é a marca líder de adoçantes em Itália, com uma participação de 29% no mercado global de adoçantes e açúcar, e notáveis 34% no segmento de açúcar exclusivo.
Se algo caracteriza uma empresa alimentar como a Eridania é a necessidade de conservar os produtos em perfeitas condições. As 200 referências armazenadas requerem um gerenciamento correto da rotatividade. “Para nós, é fundamental organizar a mercadoria de acordo com o método FIFO e armazenar os produtos considerando o prazo de validade”, explica Alessandro Sabbadini, responsável de Armazenagem, Abastecimento e Expedições de Eridania.
Ao equipar o seu armazém, Eridania deixou claro que precisava de um sistema de armazenamento de alta densidade. “Tínhamos diferentes necessidades logísticas: desde a otimização do espaço de armazenamento, principalmente a altura, até a redução do tempo de movimentação das mercadorias. Estas exigências logísticas eram impossíveis de atender nas estantes drive-in”, diz Sabbadini.
Depois de avaliar diferentes opções, tanto Eridania como Mecalux chegaram à conclusão de que o sistema escolhido deveria ser o Pallet Shuttle semiautomático. É uma solução de armazenamento equipada com um carro automático que movimenta os paletes dentro das estantes.
Uma das vantagens do Pallet Shuttle é a sua capacidade de maximizar o espaço de armazenamento: “Podemos armazenar grandes quantidades de produtos, significativamente mais do que quando empilhávamos os paletes uns sobre os outros. Antes armazenávamos 2 mil paletes, agora são 5,6 mil”, comemora Sabbadini.
Outra das prioridades da Eridania foi a proteção antissísmica: “A instalação foi concebida para suportar produtos de elevado peso e considerando as cargas que deve resistir, dada a ação sísmica que caracteriza a nossa área”, afirma Sabbadini. As estantes resistentes a terremotos seguem os mais altos padrões de projeto antissísmico, por isso são reforçados para resistir a qualquer possível movimento sísmico que possa ocorrer na região.
Armazenamento semiautomático de alta densidade
Com o sistema Pallet Shuttle semiautomático, Eridania ampliou em 180% a capacidade de armazenamento no mesmo espaço. Para otimizar a superfície disponível, Mecalux instalou um enorme bloco de estantes de quase 1.000 m², com canais de 14,5 m de profundidade que acomodam 5.355 paletes de 1.000 kg cada.
“Destinamos o sistema Pallet Shuttle à armazenagem de produtos acabados prontos para o envio, como paletes com açúcar e adoçante. Todos os dias enviamos uma grande quantidade de produtos aos nossos clientes, principalmente grandes distribuidores”, afirma Sabbadini.
Além de maximizar espaço, o sistema Pallet Shuttle confere agilidade ao fluxo de mercadorias. Os operadores deixam o carro elétrico na entrada de qualquer canal e este é responsável por inserir ou extrair os paletes com total autonomia. “Estamos muito satisfeitos com o novo armazém porque agiliza a carga e descarga de açúcar e adoçantes”, afirma Sabbadini. Com esta solução, a empresa italiana reduziu tempos e aumentou o número de ciclos/hora.
O desempenho oferecido pelo carro automático permite armazenar diariamente 750 paletes, ou seja, aproximadamente 450 toneladas de açúcar e adoçante. Da mesma forma, o sistema agiliza o envio de 1.000 paletes por dia com o produto acabado que é enviado aos clientes de Eridania. Para realizar todos os movimentos e funções do Pallet Shuttle, o operador utiliza um tablet de controle equipado com uma interface de usuário intuitiva.
Logística preparada para sustentar o ritmo de produção
O novo armazém de Eridania em Russi é um exemplo de eficiência no setor da distribuição de açúcar. Com o sistema Pallet Shuttle, não só a capacidade de armazenamento foi aumentada em 180%, mas a automação proporcionou a agilidade e o dinamismo, necessários para sustentar a distribuição 450 toneladas de açúcar e adoçante diariamente.
O Pallet Shuttle é uma solução de armazenamento de alta densidade personalizada para que Eridania possa continuar a crescer e expandir o seu negócio nos próximos anos.
Com o sistema Pallet Shuttle agilizamos o gerenciamento de açúcar e adoçantes e reduzimos os tempos de movimentação das mercadorias. Optamos pela Mecalux pelas boas referências e pela excelente valorização que tem no mercado.
Fale com um especialista