ADA automatiza armazenamento de sua fábrica de materiais médicos

ADA automatiza armazenamento de sua fábrica de materiais médicos

ADA, fabricante global de produtos médicos, automatiza o armazenamento do seu estoque desde a fábrica com o sistema automático Pallet Shuttle da Mecalux.

ADA

ADA, fabricante global de suprimentos médicos, instalou o sistema automático Pallet Shuttle na sua unidade produtiva em Paços de Ferreira. O armazém, gerenciado com Easy WMS, é responsável por abrigar os artigos sanitários das linhas de fabricação.

ADA: fabricante global de artigos médicos

ADA fabrica e comercializa produtos médicos, como compressas em tecido de gaze e não tecido, ataduras e produtos para incontinência para adultos. Reconhecido no mercado nacional e internacional pelos seus elevados níveis de qualidade, o grupo ADA é constituído pelas empresas ADA S.A., ADA FIOS (único fabricante europeu de tecido de gaze e não tecido) e ADATEC (responsável por fornecer a mais avançada tecnologia ao grupo). A sinergia dos três leva ao domínio de todas as fases do ciclo de transformação do tecido de gaze e TNT. Fundada em 1974, ADA conta com uma equipe profissional de mais de 400 pessoas e uma produção diária de mais de 6 milhões de compressas esterilizadas.

DESAFIOS

  • Conectar a logística e a produção para agilizar o armazenamento de produtos de saúde.
  • Garantir a mais alta qualidade dos artigos médicos.
  • Rastreabilidade dos lotes procedentes da produção.

SOLUÇÕES

  • Pallet Shuttle automático com transelevador.
  • Transportadores automáticos e lançadeiras para paletes.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.

BENEFÍCIOS

  • Logística preparada para absorver a produção diária de 6 milhões de compressas esterilizadas.
  • Controle de qualidade e rastreabilidade do estoque médico em tempo real.

A cadeia de abastecimento de uma fábrica de suprimentos médicos como a ADA, que produz e distribui suprimentos médicos, exige sistemas de armazenamento e transporte que garantam a qualidade dos produtos. A prioridade da empresa é oferecer o melhor serviço possível aos clientes.

“Com 50 anos de experiência e 400 profissionais em seu quadro, trabalhamos diariamente para nos tornarmos uma empresa líder em nosso setor. O controle de qualidade é intrínseco a todas as fases do nosso processo produtivo. Possuímos laboratórios próprios, capazes de executar de forma autônoma todos os testes físico-químicos e microbiológicos necessários”, comenta Paulo Andrade, CEO do Grupo ADA.

Fundada em Portugal em 1974 e reconhecida no mercado internacional pelos seus níveis de qualidade, ADA tem mantido um crescimento sustentado ao longo das últimas décadas. “Em 2016 abrimos a nossa sede em Paços de Ferreira, nos arredores do Porto e, alguns anos depois, construímos três unidades produtivas adicionais. Graças às novas instalações, mais modernas e adaptadas às necessidades emergentes do mercado, triplicamos a capacidade de produção e diminuímos o tempo de resposta aos pedidos de clientes. Houve também uma melhoria notável nas condições de trabalho”, afirma Andrade.

O CEO do Grupo ADA explica o que distingue a ADA dos seus concorrentes: “Somos uma das únicas empresas do setor na Europa com total controle do nosso processo produtivo. Primeiro compramos as fibra, em seguida, dispomos do nosso departamento de fiação, tecelagem e branqueamento e ainda de uma unidade dedicada à produção de absorventes higiênicos. Isso garante, produtos de alta qualidade.”

A tecnologia tem sido peça fundamental para atingir os níveis de eficiência, desempenho, segurança e qualidade que a ADA exige na produção de suprimentos médicos. Para gerenciar os produtos acabados na sua fábrica de Paços de Ferreira, a empresa instalou o sistema Pallet Shuttle automático da Mecalux, uma das soluções de armazenamento de compactação, mais eficientes do mercado. Segundo Paulo Andrade, a automação permitiu que a fábrica de materiais médicos fosse mais produtiva. "Expedimos diariamente mais de seis milhões de compressas para todo o mundo, além de abastecer o mercado nacional e europeu com ataduras, fraldas e lençóis descartáveis para adultos."

A rastreabilidade é outra característica indispensável da cadeia de abastecimento de ADA. Todas as operações logísticas são otimizadas com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. Este software monitora com muito rigor os suprimentos médicos desde a chegada ao armazém até a entrega aos clientes. “Desde a flor do algodão até à expedição do produto final, garantimos total rastreabilidade de todo o processo de transformação, produção e armazenamento para maximizar a qualidade dos nossos produtos”, descreve o CEO do Grupo ADA.

Armazenamento e expedição automática de artigos sanitários

O armazém automático da Mecalux, com capacidade para mais de 4.800 paletes, é fundamental para absorver o elevado ritmo de produção de ADA. “Todos os dias produzimos milhões de compressas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente”, explica Paulo Andrade. Através de um circuito de transportadores, a instalação automatizada está conectada à saída com as linhas de fabricação. O sistema Pallet Shuttle utiliza um carro motorizado para armazenar materiais médicos procedentes da produção.

Seguindo as instruções do Easy WMS da Mecalux, os transelevadores movimentam a mercadoria pelos corredores até os canais de armazenamento. Cada transelevador pode realizar 54 ciclos combinados/hora. As localizações do armazém foram personalizadas para acomodar mercadorias com 1,5m e 2,4m de altura.

Além do desempenho, outra vantagem do sistema Pallet Shuttle automático é que aproveita ao máximo o espaço disponível. Para aumentar o número de localizações, o armazém foi instalado num poço com 2 m de profundidade. De um lado das instalações foram instaladas duas estações de picking onde são preparados até oito pedidos simultaneamente.

A expedição dos paletes também foi personalizada com o objetivo de ganhar produtividade e evitar interferências nas demais atividades do armazém. Uma lançadeira fornece doze canais dinâmicos de pré-carga com capacidade para oito paletes cada. Seguindo a sequência do Easy WMS, deposita o material médico solicitado pelos clientes nos canais correspondentes.

Armazém sob controle

Uma das prioridades da ADA era que o software de gerenciamento se integrasse com o seu ERP. Ambos os sistemas trocam informações para coordenar os movimentos desde a saída da mercadoria da produção e chegada ao armazém até a preparação para distribuição aos clientes. “Estamos muito satisfeitos com o Easy WMS porque, ao nos comunicarmos com nosso ERP, conseguimos controlar todas as informações relacionadas ao estoque”, acrescenta Paulo Andrade.

O ERP notifica antecipadamente ao software da Mecalux quais dispositivos médicos chegarão da produção ao armazém. O Easy WMS identifica os paletes no momento em que passam pelo posto de inspeção, valida se atendem aos requisitos estabelecidos e calcula a estratégia de slotting para atribuir uma localização de armazenamento que corresponda ao nível de demanda.

Logística futura

“Na ADA garantimos a mais alta qualidade dos artigos médicos para atender às necessidades atuais e futuras de nossos clientes”, resume Andrade.

No setor de saúde, a automação se estabelece como estratégia essencial para acelerar as operações logísticas. O produtor português tem recorrido à robotização para aumentar o fluxo de mercadorias, ampliar a capacidade de armazenamento e realizar um gerenciamento avançado de todos os processos e operações que decorrem no armazém. Tendo a robótica como elo, na fábrica 4.0 da ADA, os processos de logística e produção andam de mãos dadas.

O armazém automático da Mecalux consolidou a nossa estratégia de robotização dos processos de produção e armazenamento. O sistema Pallet Shuttle gerenciado com Easy WMS nos ajudou a preservar a qualidade do material médico.

Paulo AndradeCEO do Grupo ADA

Fale com um especialista