Armazenamento de alta densidade para Bayer, empresa agrícola líder mundial
O grupo internacional Bayer possui um armazém onde gerencia 11.000 toneladas de sementes anuais para sua divisão Crop Science.
Bayer, grupo internacional especializado em ciências da vida cujos principais negócios são a saúde e a agricultura, possui um armazém em Trébes ( França). Bayer gerencia 11.000 toneladas de sementes por ano para sua divisão Crop Science com o sistema Pallet Shuttle semiautomático da Mecalux.
Bayer é uma empresa especializada no setor de ciências da vida fundada em Alemanha em 1863. A multinacional possui três áreas de negócios: Pharmaceuticals, Consumer Health y Crop Science. Pharmaceuticals desenvolve e comercializa medicamentos prescritos para doenças cardiovasculares, saúde da mulher, oftalmologia, neurologia, hematologia e oncologia. Esta divisão também é especializada em radiologia. Consumer Health oferece vitaminas e minerais, cuidados e tratamentos dermatológicos, gastrenterologia, fitoterapia, analgesia e saúde íntima da mulher. Por último, a Crop Science, líder na área da agricultura, desenvolve uma gama completa de soluções ao serviço dos agricultores com base nos seus quatro pilares: sementes, produtos fitossanitários, biocontroles e agricultura digital.
- Ano de fundação: 1863
- Presença internacional: +100 países
- Vendas do grupo (2020): 41 bilhões de euros
- Equipe profissional (2020): 100.000 pessoas
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Na cidade francesa de Trèbes, a divisão Crop Science de Bayer, especializada em agricultura, possui um complexo dedicado à produção de milho e canola. Com uma rede de 400 agricultores contratados e uma equipe profissional de quase 200 pessoas, a Crop Science trabalha todos os dias para fornecer aos agricultores sementes de qualidade para atender aos desafios de produtividade, qualidade e sustentabilidade que a produção agrícola exige.
"O centro tem um armazém onde armazenamos principalmente produtos semiacabados que serão usados durante nossa temporada de produção. Também gerenciamos produtos acabados que aguardam para serem enviados para outros armazéns em França e na Europa", explica Thomas Prunel, responsável do armazém de Bayer em Trébes.
Em seus primórdios, Bayer armazenava seus produtos em blocos, método que consiste em empilhar a mercadoria diretamente no chão. Com o aumento da sua atividade, a empresa decidiu modernizar a sua logística com a instalação de estantes e um sistema de armazenamento semiautomático. “A principal necessidade que tínhamos era otimizar a capacidade de armazenamento e reforçar o nível de segurança no gerenciamento de mercadorias”, diz Prunel.
A solução escolhida pela Bayer é o Pallet Shuttle semiautomático, um sistema de armazenamento por compactação que utiliza um carro com motor elétrico para movimentar os paletes dentro dos canais de armazenamento. Como o carro é automático, Bayer reduziu consideravelmente os tempos de entrada e saída da mercadoria.
"Com o sistema Pallet Shuttle semiautomático de Mecalux, ganhamos em capacidade de armazenamento, em eficiência no armazenamento e expedição de paletes e em segurança para nossos operadores", comemora o responsável do armazém.
Prunel também explica as razões pelas quais confiaram na Mecalux: “Em um mercado em que existem soluções de armazenamento semelhantes, escolhemos a Mecalux porque desde o início foi criada uma relação de confiança entre a equipe deles e a nossa. O trabalho de estudo e apoio no terreno também teve influência, com muitas trocas e propostas que se ajustaram às nossas necessidades.”
Armazenamento de alta densidade
O centro logístico de Bayer tem capacidade para 5.500 paletes nos quais são armazenados “big-bags de uma tonelada com as sementes prontas para comercialização. A mercadoria é gerenciada de acordo com a referência e o lote de produção”, destaca Prunel.
No total, foram instalados dez blocos de estantes por compactação, distribuídos em quatro áreas diferentes do centro Bayer. O armazenamento compacto é um sistema que elimina os corredores onde operam os equipamentos de movimentação para comprimir as localizações onde se armazena um palete após o outro.
Com uma capacidade máxima de 15 paletes de profundidade, a mercadoria armazenada é gerenciada de acordo com o princípio LIFO (last in, first out), ou seja, o último palete que entra é o primeiro a sair. Este é o modus operandi: o operador, com uma empilhadeira, coloca o carro motorizado em frente ao canal onde o palete será armazenado. Já localizado na entrada do canal de armazenamento, o carro motorizado pode movimentar o palete na horizontal até atingir a localização mais profunda disponível. Uma vez depositada a mercadoria, o carro elétrico volta à entrada do canal para repetir o mesmo movimento com o próximo palete.
Os carros motorizados seguem as instruções enviadas pelos operadores através de um tablet com conexão Wi-Fi. O software possui uma ampla variedade de opções desenhadas para executar as diferentes operações de carga e descarga de mercadorias ou manutenção. A interface do programa é muito intuitiva, para que os usuários se familiarizem rapidamente com sua operação. Além disso, o carro motorizado está equipado com vários sensores e mecanismos que garantem um movimento preciso, rápido e seguro da mercadoria.
Ao dispensar empilhadeiras circulando dentro das estantes, Bayer aumentou sua capacidade de armazenamento, graças à profundidade das estantes e minimizou o risco de possíveis acidentes. O sistema Pallet Shuttle permite a compactação de uma grande quantidade de mercadoria, de modo que a Bayer dispõe de produtos suficientes para atender seus clientes em caso de aumento súbito de demanda ou qualquer imprevisto na cadeia de suprimentos.
11.000 toneladas de sementes por ano
"Este projeto logístico deu outra dimensão ao nosso armazém." Prunel deixa claro que o Pallet Shuttle é a solução que melhor se adapta às necessidades logísticas da Bayer, pois, representa uma evolução dos sistemas por compactação, como o armazenamento de blocos, anteriormente utilizados pela empresa.
A previsão, conforme explica o gerente do armazém da Bayer em Trèbes, é continuar crescendo: “O volume de atividade continua aumentando. Por isso, estamos pensando em instalar o sistema Pallet Shuttle semiautomático em outra área onde ainda armazenamos produtos a granel.”
A automação do sistema Pallet Shuttle, que proporciona maior agilidade e desempenho, permite que a Bayer tenha uma cadeia de suprimentos que favorece a produção de 11.000 toneladas de sementes por ano.
Escolhemos o sistema Pallet Shuttle semiautomático porque era a solução ideal para aumentar o desempenho da nossa atividade diária. Graças a esta solução, ganhamos em capacidade de armazenamento, em eficiência na armazenagem e expedição de paletes e em segurança para os nossos operadores.
Galeria
Armazém de Bayer em Trèbes com estantes de sistema Pallet Shuttle
Fale com um especialista