PESQUISA LOGÍSTICA
» Carl Marcus Wallenburg, WHU - Escola de Administração Otto Beisheim (Alemanha)
» Michael Knemeyer, Fisher College of Business, Ohio State University (EUA)
Os operadores logísticos terceirizados (3PL) tornaram-se parceiros-chave para empresas que terceirizam seus processos de armazenamento e distribuição. Que tendências marcarão o futuro dos 3PL? Pesquisadores de Otto Beisheim School of Management (Alemanha) e de Fisher College of Business (EUA) afirmam que a automação, a digitalização e a Indústria 4.0 continuarão a transformar dramaticamente as operações comerciais dos 3PL nos próximos anos.
“Tecnologias como inteligência artificial, robótica, drones, internet das coisas, a realidade aumentada ou o blockchain estão aumentando a velocidade operacional e a capacidade de resposta dos 3PL”, afirma Carl Marcus Wallenburg, professor de logística na WHU – Otto Beisheim School of Management e coautor de The future of 3PLs.
Além de otimizar os processos logísticos, os mais recentes avanços tecnológicos também estão ajudando os 3PL a “aumentar a colaboração com os clientes, tomar decisões dinâmicas utilizando informações em tempo real e aumentar a resiliência através de modelos proativos baseados em dados”, confirma Michael Knemeyer, professor de logística em Fisher College of Business.
Tecnologias flexíveis no armazém
Em seu trabalho, Wallenburg e Knemeyer destacam uma tendência que está transformando a logística 3PL: o rápido avanço da robótica e da automação: “Embora as inovações mais recentes sejam consideradas cruciais, muitos operadores logísticos ainda não atendem às expectativas tecnológicas de seus clientes. No entanto, o surgimento de robôs móveis autônomos (AMR) está mudando as regras do jogo. “Os AMR podem aumentar a eficiência e melhorar a flexibilidade operacional nos armazéns.”
Os curtos prazos de retorno tornam as tecnologias autônomas um investimento atrativo para os 3PL, pois, permitem uma maior automatização nas suas operações logísticas e oferecem maior eficiência aos seus clientes. “Os AMR são uma solução flexível, capaz de se adaptar facilmente a contextos em mudança. Por exemplo, podem ser usados para gerenciar mercadorias de múltiplos clientes no mesmo armazém compartilhado. O número de robôs pode aumentar ou diminuir dependendo das demandas sazonais e das cargas operacionais”, explicam os autores.
Digitalização para otimizar operações
As tecnologias digitais são outra tendência crescente nas operações logísticas de terceiros. Os especialistas sugerem que as soluções baseadas na nuvem permitem que os 3PL minimizem despesas e custos fixos, enquanto expandem a gama de serviços. “Essas tecnologias fornecem visibilidade em tempo real, lucratividade e flexibilidade, dando aos 3PL uma vantagem competitiva.”
Os avanços tecnológicos na análise de big data e inteligência artificial estão preparadas para revolucionar o cenário dos fornecedores de logística, prometendo benefícios significativos em todos os serviços que oferecem aos seus clientes. Segundo os autores, a análise de big data ajuda os 3PL a aproveitar grandes quantidades de dados para fazer previsões mais precisas e recomendações proativas. “Essa capacidade permite que os 3PL melhorem consideravelmente a eficiência operacional. “Os operadores logísticos podem utilizar dados em tempo real para otimizar tarefas como o gerenciamento de pessoal nos seus armazéns, a criação de rotas de picking ideais ou a seleção de níveis de serviço para múltiplos clientes.”
Navegando na incerteza
Prever o futuro num mundo em constante evolução como a logística pode ser esmagador. Existe um desafio comum que todas as empresas, incluindo os 3PL, devem enfrentar: a incerteza.
“Os eventos são muito difíceis de prever, ainda mais quando as cadeias de suprimentos enfrentam um mercado mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (situação conhecida pelo termo inglês VUCA)”, sustentam os acadêmicos. Embora este ambiente imprevisível condicione a forma como os 3PL operam e a sua capacidade de satisfazer as crescentes expectativas dos clientes, também oferece oportunidades notáveis.
Os autores concluem: “Os desafios, inerentes a este ambiente operacional, motivarão as empresas a procurar especialistas em logística e serviços 3PL que possam ajudá-las a responder às disrupções e às novas tendências que possam ocorrer nos próximos anos.”
Publicação original: Wallenburg, Carl Marcus, and A. Michael Knemeyer. 2022. The Future of 3PLs. Global Logistics and Supply Chain Strategies for the 2020s, December, 119–33.