Laiterie Saint-Père automatiza o armazenamento de sobremesas
A empresa de laticínios Laiterie Saint-Père, pertencente ao Groupement les Mousquetaires, controla a rastreabilidade dos produtos.
Laiterie Saint-Père, pertencente ao grupo Intermarché, instalou um armazém conectado automaticamente à produção e gerenciado pelo Easy WMS. O sistema de gerenciamento da Mecalux controla todas as operações do centro logístico, assim como a rastreabilidade de 2.500 paletes de sobremesas.
Laiterie Saint-Père: empresa em crescimento
Fundada em 1905 em Saint-Père-en-Retz (Loire-Atlantique), a Laiterie Saint-Père é uma empresa especializada na produção e distribuição de produtos lácteos. Oferece uma ampla gama de produtos lácteos como leite, manteiga, café liégeois, natas frescas, mousses ou arroz doce. Todas as suas referências são vendidas nos supermercados Intermarché e em vários restaurantes em toda a França. Com uma equipe profissional de 360 pessoas e 6 linhas de produção de sobremesas, a empresa possui 243 referências.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
A logística de uma empresa alimentar como a Laiterie Saint-Père caracteriza-se pelo armazenamento de produtos perecíveis que, pelas suas características e composição, devem ser gerenciados sob rigorosos padrões de qualidade, rastreabilidade e segurança.
“Fabricamos produtos seguros e de qualidade que satisfazem as necessidades dos nossos clientes e contribuem para o desenvolvimento sustentável da empresa e do setor lácteo. O leite provém de fazendas francesas localizadas a menos de 100 quilômetros do centro de produção. Esta proximidade garante o cumprimento da cadeia de frio e uma rastreabilidade impecável”, explica Arnaud Breton, responsável pela automação e novas construções de Laiterie Saint-Père.
Em Saint-Père-en-Retz, no oeste de França, a empresa de laticínios dispõe de modernas instalações logísticas e seis linhas de produção equipadas com sistemas automáticos de última geração. A empresa recorreu a tecnologia de ponta para sustentar a produção anual de 30.000 toneladas de sobremesas como cremes, mousses ou arroz doce, otimizando assim a sua cadeia de suprimentos.
Ao nível logístico, a empresa tem recorrido à automação para enfrentar o constante aumento do volume de produção. “Anteriormente, administrávamos nossas mercadorias em um sistema de armazenamento estático no qual os operadores manuseavam os paletes através de empilhadeiras”, reconhece Breton. Agora, a empresa de laticínios conta com um armazém de produtos acabados totalmente robótico e conectado às linhas de produção.
Laiterie Saint-Père também implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS Mecalux para dirigir todas as operações e garantir a rastreabilidade do estoque em tempo real. “Graças ao gerenciamento digital da nossa logística, podemos entregar os pedidos solicitados pelos nossos clientes de forma eficiente e dentro do prazo”, explica Breton.
Uma das prioridades da Laiterie Saint-Père é garantir que as sobremesas que saem da produção sejam armazenadas em temperaturas refrigeradas. Quebrar a cadeia de frio pode trazer problemas graves como a deterioração prematura do produto, a perda das suas propriedades ou a proliferação de bactérias e microrganismos. Para manter uma temperatura constante de 2 ºC, o armazém automático foi construído com painéis sanduíche e está equipado com equipamentos que garantem uma correta refrigeração, compressores, condensadores, válvulas de expansão e evaporadores.
Logística robotizada conectada à produção
“A robotização do nosso armazenamento trouxe-nos benefícios importantes em produtividade e reduziu o risco de acidentes e erros derivados do armazenamento manual de mercadorias”, afirma Breton.
De construção autoportante, o armazém automático Laiterie Saint-Père está localizado numa área estratégica que facilita a entrada e saída de sobremesas: próximo das linhas de produção e docas.
Com 17 m de altura e dois corredores de 52,5 m de comprimento, a instalação robótica abriga 2.500 paletes com produtos acabados. Em cada corredor há um transelevador responsável por armazenar, descarregar e transportar cerca de 700 paletes por dia de forma autônoma seguindo as instruções do Easy WMS. As estantes possuem profundidade dupla, ou seja, podem armazenar dois paletes em cada nível, duplicando a capacidade. Para acessar o segundo palete, os transelevadores são equipados com garfos telescópicos capazes de movimentar dois paletes ao mesmo tempo. Easy WMS está configurado para que ambas as posições armazenem paletes da mesma referência e, assim, evitem movimentos desnecessários.
Os paletes chegam à área de armazenamento, vindos da produção com a ajuda de sistemas robóticos de transporte. No armazém, o transelevador recolhe os produtos e os deposita na localização correspondente. “Graças aos elevadores e transportadores automáticos para paletes, temos maior agilidade e capacidade de carga no transporte interno de mercadorias”, comemora Breton.
Rastreabilidade em tempo real
A Laiterie Saint-Père precisa manter o controle em tempo real de todas as mercadorias para evitar erros e garantir a rastreabilidade completa das referências com as quais trabalha.
Para controlar o estoque 24 horas por dia, 7 dias por semana, no posto de inspeção de entrada, no início do circuito de transportadores, é feita a leitura automática da etiqueta de código de barras de cada palete. Desta forma verifica-se que a mercadoria corresponde ao que o software de gestão empresarial (ERP) de Laiterie Saint-Père já notificou anteriormente que chegaria ao armazém. Também é verificado se as dimensões e o estado dos paletes atendem aos requisitos a serem armazenados.
A integração do Easy WMS com o ERP de Laiterie Saint-Père é essencial para que ambos os sistemas possam trocar dados sobre o estado do armazém e as exigências do negócio, como os artigos a serem recebidos ou os pedidos que foram solicitados pelos clientes e devem ser expedidos quanto antes.
Para atribuir uma localização a cada palete, Easy WMS realiza uma série de cálculos que consideram a quantidade de espaços vazios, a referência e o nível de demanda. É aqui que intervém a robotização: através de transportadores e de um transelevador, os paletes são deslocados automaticamente para a localização correspondente.
Ao expedir os paletes, o ERP avisa o Easy WMS com antecedência, entre 12 e 24 horas antes, dos produtos que devem ser expedidos para que as ordens de saída possam ser preparadas e ganhar tempo. O armazém possui uma área de expedição ampla e completa, onde foi instalado uma lançadeira que, seguindo as ordens do software, classifica os paletes em canais dinâmicos de pré-carga, dependendo de corresponderem ao mesmo pedido ou rota de transporte.
Os canais dinâmicos possuem uma ligeira inclinação para que os paletes se desloquem por gravidade da parte mais alta para a parte mais baixa, voltada para as docas. A organização ideal da área de expedição ajuda a tornar a distribuição das sobremesas mais rápida e eficiente.
Logística 4.0 de sobremesas
Para produzir 30 mil toneladas de sobremesas anualmente, deve a logística e a produção funcionarem de forma coordenada. Laiterie Saint-Père possui uma cadeia de suprimentos flexível e preparada para enfrentar os desafios que surgem graças ao seu claro compromisso com as novas tecnologias.
Os sistemas de armazenamento e transporte robotizados, coordenados pelo Easy WMS, evitam erros no manuseio de mercadorias, garantem a rastreabilidade completa de 2.500 paletes de produtos lácteos e reduzem os tempos de resposta de Laiterie Saint-Père para atender às exigências dos clientes.
Escolhemos a Mecalux como fornecedor do nosso sistema de armazenamento e transporte automático de paletes porque é uma referência reconhecida neste tipo de soluções.
Galeria
Laiterie Saint-Père inclui transportadores para paletes da Mecalux
Fale com um especialista