
Instituto Giovanni Caboto oferece treinamento em logística com Easy WMS
O centro de treinamento profissional apresenta aos futuros profissionais de logística o uso de tecnologia de armazéns.
O centro de formação profissional Giovanni Caboto utiliza o Easy WMS da Mecalux para formar futuros profissionais do setor logístico. Os alunos do terceiro e quarto ano da especialização em Logística realizam exercícios práticos em um laboratório equipado com este software.
Formação de futuros profissionais de logística
Com sede em Gaeta (Itália), Giovanni Caboto é um instituto com uma rica história em treinamento marítimo e técnico que conseguiu se adaptar às mudanças e desafios do setor. É referência na aplicação da regulamentação europeia para a formação marítima, consolidando-se como um pilar educacional na região, ao formar profissionais altamente qualificados. Fundada em 1843, o Giovanni Caboto tem 542 alunos matriculados em 34 turmas.
DESAFIOS
|
SOLUÇÃO
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Nos últimos anos, o instituto de formação profissional Giovanni Caboto ampliou sua oferta formativa para se adaptar às novas necessidades da indústria e do comércio. Além do seu sólido conhecimento na área marítima, conta também com uma seção dedicada à logística que responde à crescente procura deste tipo de profissionais no setor portuário.
A especialidade em logística oferece aos alunos as ferramentas necessárias para gerenciar com eficiência as operações de transporte e armazenagem em portos e centros logísticos. “Os graduados, do nosso programa, desenvolveram a capacidade de otimizar a cadeia de suprimentos das empresas, contribuindo para o desenvolvimento do comércio e da indústria ao nível nacional e internacional”, explica Maria Rosa Valente, diretora de Giovanni Caboto.
Tecnologia e treinamento avançado
O Instituto Giovanni Caboto incorporou a Sistema Easy WMS da Mecalux no seu plano de formação com o objetivo de introduzir os futuros profissionais do setor logístico na utilização de sistemas avançados de gerenciamento de armazéns. “Nossa missão é preparar os alunos para enfrentar os desafios de um setor em constante mudança, fornecendo o conhecimento técnico e as habilidades práticas que as empresas exigem”, assegura Valente.
A tecnologia vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas. “Easy WMS é ideal para fornecer aos alunos, habilidades práticas alinhadas às tendências tecnológicas que dominam o mercado, garantindo sua competência em um ambiente laboral em constante evolução”, afirma o diretor do centro de treinamento.
Alunos do terceiro e quarto ano das especialidades de logística realizam estágios em um laboratório equipado com Easy WMS, onde são simulados cenários reais de gerenciamento de armazéns e operações logísticas. Com a ajuda deste software, os alunos adquirem experiência direta no uso de tecnologia avançada aplicada ao setor.
“Escolhemos o Easy WMS porque é um software desenvolvido pela Mecalux, empresa líder no setor de logística. Este sistema tem uma ampla gama de funcionalidades que abrangem todas as etapas do gerenciamento de armazéns, dando aos alunos a oportunidade de dominar os principais processos da cadeia de suprimentos”, afirma Valente.
Em armazéns reais, o software de gerenciamento direciona e otimiza todas as operações, desde os recebimentos e controle de estoque até a preparação e distribuição de pedidos. No laboratório de Giovanni Caboto, o software de gerenciamento da Mecalux ensina os alunos a executar todos esses processos de forma intuitiva. “A flexibilidade do Easy WMS nos permite simular diferentes realidades empresariais, tornando o treinamento mais atrativo e realista”, acrescenta Valente.
O Easy WMS proporciona habilidades práticas no gerenciamento diário de armazéns: os alunos aprendem a controlar a rastreabilidade dos produtos, otimizar o espaço disponível e reduzir custos.
Vantagens de simular um ambiente real
No laboratório de logística de Giovanni Caboto, o Easy WMS oferece aos alunos uma experiência de aprendizagem imersiva e prática. Esta ferramenta apresenta benefícios significativos para o aprendizado:
- Treinamento orientado para o mercado. “O Easy WMS fornece habilidades para o gerenciamento diário do armazém: os alunos aprendem a controlar a rastreabilidade dos produtos, otimizar o espaço disponível e reduzir custos”, afirma Ada Ciolli, responsável do laboratório de logística de Giovanni Caboto.
- Adaptação a tecnologias avançadas. O uso do Easy WMS introduz futuros profissionais a sistemas de gerenciamento de última geração, preparando-os para trabalhar em ambientes de trabalho, focados em tecnologia.
- Desenvolvimento de habilidades estratégicas. Ao analisar dados sobre estoque, pedidos e fluxos de trabalho, os alunos são treinados para resolver problemas fundamentais. “Os futuros gerentes de armazém vivenciam em primeira mão a dinâmica destes tipos de instalações, analisam problemas habituais e tomam decisões estratégicas”, diz Ciolli.
- Preparação integral e versátil. A flexibilidade do software permite simular diversas realidades empresariais, desde pequenos armazéns até grandes centros logísticos, preparando os alunos para problemas em diferentes contextos industriais.
O centro de formação Giovanni Caboto conseguiu oferecer uma formação integral que abrange tanto as áreas tradicionais do transporte marítimo como as novas exigências do mercado de trabalho. Os alunos que frequentam as aulas possuem as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo de hoje.
O Easy WMS é ideal para fornecer aos alunos, habilidades práticas alinhadas às tendências tecnológicas que dominam o mercado, garantindo sua competitividade em um ambiente de trabalho em constante evolução.
Fale com um especialista