General Óptica instala armazém omnichannel com 4.000 pedidos diários

General Óptica instala armazém omnichannel com 4.000 pedidos diários

General Óptica instala soluções logísticas que agilizam o picking e armazenamento de 100.000 armações.

Logo General Óptica

General Óptica, líder no comércio de óculos de grau, de sol, lentes de contato e aparelhos auditivos na Espanha, inaugurou o centro logístico em Madrid. O armazém, equipado com transportadores para caixas e estantes para paletes e picking, e capaz de preparar 4.000 pedidos diários e manusear 100.000 armações.

General Óptica: máxima qualidade em soluções visuais e auditivas

General Óptica é uma empresa espanhola especializada na comercialização de óculos graduados, óculos de sol, lentes de contacto e outros produtos relacionados com os cuidados da visão e audiologia. Fundada em 1955, continua a ser uma das principais cadeias de Espanha, oferecendo uma vasta gama de artigos de diversas marcas, próprias e de terceiros, e serviços personalizados. Desde 2000, General Óptica faz parte do Grupo De Rigo, um dos líderes mundiais na fabricação, design e distribuição de moda óptica de alta qualidade.

DESAFIOS

  • Simplificar a preparação de pedidos para enfrentar os desafios da logística omnichannel.
  • Otimiza o armazenamento de milhares de armações de óculos e outros artigos de pequenas dimensões.

SOLUÇÕES

  • Transportadores automáticos para caixas.
  • Estantes para picking.
  • Estantes para paletes.

BENEFÍCIOS

  • Preparação de 4.000 pedidos diários para lojas, fornecedores e clientes online em Espanha e Portugal.
  • Armazenamento de 100.000 armações e 5.300 referências para logística omnichannel.

General Óptica, líder na comercialização de soluções ópticas em Espanha e referência em Portugal sob a insígnia Mais Optica, inaugurou um centro logístico concebido para absorver o crescimento esperado para os próximos dez anos. A partir do seu complexo perto de Madrid, o grupo abastece 321 óticas em toda a Península Ibérica.

A empresa queria parar de terceirizar sua logística. “Anteriormente, todas as nossas mercadorias eram armazenadas e distribuídas entre operadores 3PL especializados no setor óptico e fornecedores de fabricação de lentes e montagem. Um dos principais objetivos da mudança para as novas instalações, foi gerenciar internamente a nossa logística”, explica Juan González, responsável de Logística e Transporte de General Óptica. “Tudo isso sem aumentar o tempo desde a compra de um par de óculos com lentes graduadas até sua fabricação, montagem e finalmente entrega ao cliente final.”

O centro logístico, com 2.000 m² dedicados a armazenamento e 300 m² a escritórios, desempenha um papel transcendental na cadeia de suprimentos da empresa. Segundo González, “a partir daí os produtos são distribuídos a fornecedores, lojas físicas e clientes online e é realizada a substituição de armações e o gerenciamento de devoluções.” O centro de distribuição também cuida das tarefas administrativas associadas à logística, além de abastecer as lojas com todo o material necessário.

“Para se adaptar à estratégia omnichannel, o armazém exigiu um grau de automação que multiplicasse a eficiência nos processos e reduzisse possíveis erros no picking e na expedição de produtos para lojas e fornecedores”, afirma González.

O centro de distribuição opera com uma logística de fluxo apertado, ou seja, as mercadorias são recebidas assim que devem ser expedidas para garantir um fornecimento constante aos pontos de venda. "Nossas lojas geram pedidos contínuos ao longo do dia. Para preparar as expedições no final da tarde, precisamos de um sistema que acelere a movimentação dos produtos e nos ajude a concluir os pedidos mais rapidamente", destaca González. Com todos esses requisitos, General Óptica decidiu instalar um sistema de transporte automático que coexiste com as estantes para paletes e as estantes para picking. A combinação de soluções da Mecalux facilita o gerenciamento de 100.000 armações, 5.300 referências e milhares de pedidos diários.

“Como o centro está operando a plena capacidade, expedindo em média 4 mil pedidos por dia. A este volume de atividade devemos acrescentar o nosso nível de exigência na área de recebimentos. Para cumprir todos os protocolos de qualidade e segurança, devemos verificar um a um, os artigos que chegam ao armazém, registar o seu número de lote e validar os envios entre as diferentes lojas físicas. No total, falamos de cerca de 12 mil transações diárias, que, felizmente, estão crescendo”, comemora o responsável por Logística e Transportes de General Óptica.

Picking otimizada

O layout do armazém de General Óptica foi pensado para agilizar a principal operação da empresa: o picking. Para preparar 4.000 pedidos diários, foram implementadas diferentes soluções e sistemas logísticos que têm como núcleo central um circuito automático de transportadores para caixas.

As operações de picking ocorrem em duas áreas: uma composta por quatro postos de trabalho onde os produtos são pré-classificados e outra equipada com transportadores de caixas para a fase final de preparação dos pedidos.

Nos postos de trabalho, com a ajuda de dispositivos put-to-light, os produtos são previamente separados em caixas, que ficam armazenadas temporariamente em estantes dinâmicas. Os artigos são depositados na extremidade elevada deste sistema de armazenamento e movidos por gravidade para o lado oposto, voltado para o corredor de saída.

A área de preparação de pedidos é composta por um circuito de transportadores automáticos e estantes com dispositivos luminosos. Lá, os operadores finalizam os pedidos e introduzem as caixas no transportador, que transporta a mercadoria até a área de consolidação.

Embora a automatização esteja a aumentar, na General Óptica os colaboradores continuam a ter uma presença fundamental na preparação dos pedidos. Por isso, qualquer implementação tecnológica que favoreça o seu trabalho resulta em aumento de produtividade.

“A automação agilizou ao máximo nossos processos prévios de expedição, otimizando a capacidade de nossos envios. Também melhorou o desempenho dos nossos operadores, eliminando possíveis efeitos adversos de cargas e transferências manuais”, confirma González.

Estantes ao serviço do picking

Para que a preparação de pedidos seja um sucesso, General Óptica utiliza dois sistemas, estantes para paletes e para picking, onde armazena 100.000 unidades de estoque com os produtos e acessórios essenciais na sua atividade diária. O acesso direto às mercadorias agilizou as operações do grupo.

“Além de armações e estojos, armazenamos nas estantes convencionais todo tipo de consumíveis que ajudam a melhorar o trabalho diário do nosso armazém”, afirma González. Graças à sua resistência, cada nível de armazenamento suporta até 1.800 kg e as estantes aramadas permitem armazenar tanto mercadorias paletizadas como caixas.

" Nas estantes para picking, armazenamos armações, óculos de proteção para ambientes industriais, acessórios como clipes, cordões de fixação e estojos de reposição, entre outros artigos", descreve o responsável por Logística e Transporte da General Óptica. A empresa possui estantes para picking de carga leve (30 kg por nível) e pesadas (50 kg por nível), além de diferentes configurações e complementos para armazenar vários tipos de referências.

Logística omnichannel com futuro

“General Óptica encontra-se numa situação financeira e comercial saudável, com crescimento contínuo ao longo dos últimos quinze anos. Trabalhamos para enfrentar as inúmeras mudanças e desafios que surgem no mercado ótico”, afirma González.

Com as soluções da Mecalux, o centro logístico de General Óptica gerencia com eficiência 100.000 armações, prepara em média 4.000 pedidos e abastece 321 óticas em Espanha e Portugal, além de clientes online. A empresa está preparada para duplicar o seu estoque armazenado se necessário e enfrentar o crescimento projetado para a próxima década.

A Mecalux, com toda a sua experiência e a sua ampla gama de soluções logísticas, tem sido uma garantia de valor e um grande apoio para o sucesso do nosso projeto.

Juan GonzálezResponsável de Logística e Transporte de General Óptica

Fale com um especialista