Fortwenger adapta seus dois armazéns omnichannel para expedir 500 pedidos por dia

Fortwenger adapta seus dois armazéns omnichannel para expedir 500 pedidos por dia

Fortwenger digitaliza e automatiza seus armazéns de Alsácia para dinamizar a preparação de pedidos.

Fortwenger

Fortwenger, fabricante de doces e biscoitos de gengibre, confiou na Mecalux para equipar seus armazéns em Gertwiller e Goxwiller (França). A empresa instalou diferentes sistemas de armazenamento, tanto automáticos quanto convencionais, além do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.

Fortwenger: 250 anos de savoir-faire

Fortwenger é uma empresa francesa especializada na fabricação de pães de gengibre e biscoitos. Fundada em 1768, é conhecida por suas receitas artesanais, seu foco na qualidade e na autenticidade de seus doces. Possui 3 centros de produção, 10 lojas próprias e uma ampla rede de distribuidores em França e em outros países. A marca é conhecida por seu comprometimento com a tradição alsaciana e seu uso inovador de ingredientes de padrões premium, o que lhe permitiu manter sua reputação por mais de dois séculos.

DESAFIOS

  • Digitalizar o gerenciamento de produtos alimentícios como pães de gengibre e biscoitos.
  • Automatizar o armazenamento de produtos acabados e agilizar a preparação de pedidos de e-commerce.
  • Adaptar a logística à crescente demanda omnichannel.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para caixas.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.
  • Sistema Pallet Shuttle semiautomático.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes compactas drive-in.
  • Mezanino.

BENEFÍCIOS

  • Controle total e em tempo real de mais de 1.000 referências.
  • Movimentação automática de cerca de 2.000 contêineres diariamente entre recebimento, picking e expedição.
  • Preparação de 500 pedidos por dia para lojas, distribuidores e clientes online.

Desde que foi fundada há mais de 250 anos, o negócio do fabricante de doces e biscoitos de gengibre Fortwenger combina tradição com inovação em todos os seus departamentos. Recentemente, a empresa incorporou tecnologia aos seus processos produtivos e logísticos para se adaptar às mudanças do mercado.

Um dos últimos desafios de Fortwenger foi a inauguração de sua loja online, criada com o objetivo de expandir os negócios internacionalmente. Para entrar no mundo do e-commerce, a empresa teve que atualizar todos os seus processos logísticos. “A venda online de doces de gengibre nos forçou a repensar a cadeia de suprimentos. Nossa prioridade é garantir um serviço de qualidade, melhorar os prazos de entrega e oferecer uma ampla seleção de produtos”, explica Florent Schmitt, assistente da Diretoria da empresa.

Como Fortwenger otimizou sua logística para resolver os desafios do omnichannel? Recorreu a novas tecnologias para controlar o estoque e garantir a distribuição rápida dos pedidos.

O fabricante francês gerencia sua logística em duas instalações localizadas em cidades vizinhas: Gertwiller, onde ficam a fábrica e o armazém principal, e Goxwiller, onde os produtos acabados são armazenados a apenas 3 km do centro de produção. “Nossa logística é omnichannel: distribuímos a mercadoria para lojas físicas e distribuidores, enquanto os pedidos online são enviados por Goxwiller. Preparamos cerca de 500 pedidos por dia, embora durante a alta temporada, podemos expedir até 1.000 pacotes diários”, acrescenta Schmitt.

Armazém digital com 1.000 referências

A logística da Fortwenger começa em Gertwiller, uma pequena cidade na região francesa de Alsácia, famosa por seu tradicional pão de gengibre. A empresa armazena estoque de três unidades produtivas: Gertwiller, Ensisheim e Molsheim.

Para garantir a rastreabilidade das 1.000 referências armazenadas, utiliza-se o Sistema de Gerenciamento Easy WMS. Este sistema também organiza todas as operações, enviando instruções exatas aos operadores sobre o que fazer com cada produto. O software da Mecalux foi integrado ao ERP Sage 100c de Fortwenger para alcançar maior produtividade.

Além da instalação do Easy WMS, a Mecalux equipou o armazém de Gertwiller com quatro sistemas de armazenamento: Pallet Shuttle semiautomático, porta paletes, estantes compactas drive-in com capacidade para quase 2.000 paletes e um mezanino que dobrou a área útil.

Armazém automático com produtos acabados

O armazém automatizado de caixas na cidade vizinha de Goxwiller foi projetado para atender às necessidades do novo público que compra esses deliciosos biscoitos pela internet. Um transelevador miniload com garfos telescópicos, transporta simultaneamente duas caixas de até 50 kg. A solução armazena 10.864 caixas em 295 m².

“No armazém automático armazenamos 250 referências de todos os produtos que fabricamos, além do estoque de nossos parceiros. "A robotização nos permitiu eliminar erros na preparação de pedidos, evitar faltas de estoque e aumentar a autonomia de nossos operadores", afirma o assistente da Diretoria de Fortwenger.

O armazém automatizado impulsiona a logística omnichannel. “Processamos cerca de 2.000 contêineres diariamente entre recebimentos, picking e expedições. A automação permite que os operadores preparem até 48 pedidos simultaneamente, 24 em cada estação de picking, que são expedidos principalmente para França", declara Schmitt.

As duas estações de picking atendem ao critério "produto ao homem", uma estratégia de preparação de pedidos na qual a mercadoria chega aos operadores através de transelevadores e transportadores. Atrás das estações de trabalho, os produtos a serem expedidos são colocados em estantes de picking dinâmico. Com 48 posições, são equipadas com dispositivos put-to-light (PTL), um sistema de iluminação que indica na caixa onde deixar cada artigo e a quantidade de estoque necessária. Uma estante de picking com 64 posições PTL também foi instalada ao lado do armazém automático, o que complementa a área de preparação de pedidos.

Rastreabilidade dos doces e biscoitos de gengibre

“Tivemos que informatizar o controle de estoque para uma rastreabilidade completa dos produtos em tempo real. A digitalização foi um ponto de reflexão em nossa logística, porque antes fazíamos isso com papel e lápis e preparávamos os pedidos um por um, manualmente. “Com o Easy WMS somos mais eficientes”, reconhece Schmitt.

O software de gerenciamento da Mecalux dirige todas as operações e movimentos nos dois armazéns de Fortwenger: ordena as entradas e saídas de mercadorias e organiza a preparação de pedidos nos sistemas de armazenamento automáticos e convencionais. Easy WMS mantém um controle rigoroso de todo o estoque graças à conexão permanente e bidirecional com o ERP de Fortwenger. Cada vez que um produto chega ao armazém, o software recebe uma mensagem ASN (Advanced Shipping Notice) e, mediante um conjunto de regras e algoritmos, atribui uma localização a cada artigo com base em suas características e rotatividade.

A rastreabilidade das referências armazenadas é total. A empresa sabe a localização em tempo real de todos os seus biscoitos e doces e pode rastrear com precisão seus movimentos com a ajuda de software, algo imprescindível para um fabricante de alimentos como a Fortwenger.

Logística preparada para os desafios do omnichannel

A capacidade de integrar canais de vendas físicos e digitais, apoiados por logística automatizada, melhorou a experiência dos clientes de Fortwenger. “Nosso objetivo é continuar desenvolvendo e promovendo produtos deliciosos além da região de Alsácia. Isso envolve continuar melhorando a atividade e-commerce. Nossa estratégia omnichannel está coberta graças às soluções logísticas da Mecalux, com quem trabalhamos há muitos anos”, afirma Schmitt.

Nossa estratégia omnichannel está coberta graças às soluções logísticas da Mecalux, com quem trabalhamos há muitos anos.

Florent SchmittAssistente da Diretoria de Fortwenger

Fale com um especialista