Estantes Mecalux para o e-commerce de roupa e acessórios de moda TopTex
As estantes para picking da TopTex facilitam a preparação de pedidos
Mecalux participou na renovação dos dois armazéns que a empresa de e-commerce TopTex possui na Bélgica e França, onde gerencia mais de 34.000 paletes e 211.000 caixas. Ambos os armazéns, capacitados para preparar mais de 1.000 pedidos diários na Bélgica e 1.500 na França, têm um desenho muito similar: foram equipados com estantes para paletes e estantes para picking com passarelas.
Quem é a TopTex?
Fundada em 1994, a TopTex é uma loja online de produtos têxteis e acessórios de moda. A empresa seleciona a roupa entre os melhores fabricantes para que sua oferta seja o mais ampla possível e da melhor qualidade. Sua carteira de produtos inclui vestuário de trabalho, roupa para praticar esporte, uniformes corporativos, etc.
A TopTex distribui mais de 40 marcas de moda, assim como suas próprias marcas (Kariban, ProAct, K-Up e Kimood). Além disso, graças a um acordo com distribuidores internacionais, seus produtos também são comercializados em países como Alemanha, Áustria, Espanha, Itália ou Reino Unido, entre outros.
TopTex na Bélgica e França
A TopTex possuía vários armazéns distribuídos pela Bélgica e França. Nesse último país, por exemplo, dispunha de três armazéns em um mesmo corredor, o que representava um custo operacional difícil de assumir, além de dificultar e tornar mais lenta as tarefas de armazenamento e distribuição da mercadoria aos seus clientes. A empresa desejava renovar sua logística para armazenar todos os seus produtos em um mesmo espaço e preparar um maior número de pedidos ao longo de cada dia. Atualmente, trabalha com aproximadamente 44.000 referências diferentes na Bélgica e 47.500 na França, embora queiram ampliá-las para 50.000 nos próximos anos.
Recentemente, a TopTex construiu um centro de distribuição de 23.000 m2 em Villeneuve-lès-Bouloc (França) e, posteriormente, outro de 10.000 m2 em Houdeng-Gœgnies (Bélgica). Dessa forma, juntou todos os armazéns que tinha distribuídos pelos dois países otimizando notavelmente o espaço de armazenamento.
En un primer momento, TopTex construyó un centro de distribución de 23.000 m2 en Villeneuve-lès-Bouloc (Francia) y, más tarde, otro de 10.000 m2 en Houdeng-Gœgnies (Bélgica). De este modo, ha aunado todos los almacenes que tenía repartidos por los dos países, optimizando notablemente el espacio de almacenaje.
Os dois armazéns têm uma distribuição muito similar no espaço: foram instaladas estantes para paletes de 12 m de altura e estantes de picking com passarelas formando um total de três pisos. Trata-se de um projeto que permite que a TopTex atinja o desempenho desejado e tenha um serviço ágil e eficiente.
Catherine Boisdequin – Diretora-Geral da TopTex Benelux, Alemanha e Escandinávia
“Depois de fazer uma análise de mercado, recorremos à Mecalux para equipar nossos armazéns na França e Bélgica porque nos ofereciam uma boa relação qualidade-preço. Queríamos que a Mecalux gerenciasse os dois projetos ao mesmo tempo para facilitar a troca de informações.”
Estantes para paletes
Medem 12 m e estão divididas em cinco níveis no máximo, ocupando praticamente toda a altura do edifício. “Estamos muito satisfeitos com as estantes, pois aproveitam o espaço disponível proporcionando uma maior capacidade de armazenamento”, explica Vicent Marti, Diretor de Compras e Logística da TopTex França. No armazém da Bélgica podem ser armazenados até 7.136 paletes, enquanto na França (ao ser um edifício de maiores dimensões) a cifra chega a 27.390 paletes. As estantes se ajustam por completo às necessidades da TopTex, pois contam com elementos para adaptar as prateleiras à grande variedade de dimensões, volumes e pesos dos produtos. Nelas são depositados os paletes com os produtos de reserva das estantes de picking.
“Recebemos diariamente uma grande quantidade de contêineres e caminhões cheios em nosso armazém da França”, indica o diretor de compras e de logística da TopTex França. Uma vez recebidos, os operadores se encarregam de colocá-los nas estantes.
A distribuição dos produtos tem em consideração suas características e seu nível de demanda. Assim, por exemplo, os de rotatividade alta são depositados em uma mesma área, exatamente nas extremidades dos corredores, para facilitar sua entrada e saída. Uma das particularidades dessas estantes é que oferecem acesso direto aos produtos, o que agiliza as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos. Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para manusear a mercadoria e apenas devem aproximar-se da localização correspondente para colocar e retirar os paletes com facilidade.
Estantes para picking com passarelas
A Mecalux também instalou estantes de 10 m de altura sobre as quais se apoiam as passarelas ou corredores elevados que formam um total de três pisos. “Estamos muito contentes com essa solução porque não só nos ajudou a aperfeiçoar a preparação de pedidos, como também multiplicou por três nossa superfície de armazenamento”, indica Vincent Marti.
O armazém foi setorizado para aumentar o desempenho da instalação. Cada um dos níveis do armazém destina-se a um tipo de produto determinado e tem atribuído um número específico de operadores, que varia em função da demanda.
O picking baseia-se no critério do homem ao produto, ou seja, os operadores se deslocam pelo armazém e coletam os artigos que formam cada pedido diretamente das prateleiras. Em ambos os armazéns chegam a preparar mais de 1.500 pedidos.
As estantes são muito versáteis e, da mesma forma que os paletes, é possível depositar uma infinidade de referências diferentes. Em ambos os armazéns, tanto da França quanto da Bélgica, é possível armazenar até 100.000 caixas.
Um circuito de transportadores de caixas faz a ligação entre os três pisos finalizando na área de consolidação, onde são classificados e acondicionados os pedidos provenientes das diferentes áreas do armazém. Essa solução minimiza os deslocamentos dos operadores que não devem percorrer todo o armazém para selecionar os produtos que formam cada pedido, pois trabalham unicamente na área que lhes foi atribuída.
Vincent Marti – Diretor de Compras e de Logística da TopTex França
“Decidimos trabalhar com a Mecalux porque é uma das maiores empresas do mercado, além de ter uma vasta experiência oferecendo soluções de armazenagem. As estantes de nossos centros logísticos destacam-se por sua acessibilidade, o que favorece o manuseio da mercadoria e nos ajudaram a alcançar o desempenho que esperávamos.”
Benefícios para a TopTex
- Armazéns preparados para o desafio ‘e-commerce’: o armazém da Toptex na Bélgica prepara até 1.000 pedidos diários de venda online, enquanto o armazém da França alcança os 1.500 pedidos diários.
- Maior capacidade de armazenamento: as estantes para paletes da Mecalux aproveitam o espaço disponível e as estantes para picking com passarelas multiplicam a superfície útil de armazenamento.
- Ótima distribuição da mercadoria: a organização da mercadoria nas estantes facilita o trabalho dos operadores no momento de localizar cada artigo para preparar os pedidos e realizar as tarefas de armazenamento.
Armazém da França | |
---|---|
Sistema de armazenamento: | Estantes para paletes |
Capacidade de armazenamento: | 27.390 paletes |
Dimensões dos paletes: | 800 x 1.200 mm |
Altura das estantes: | 12 m |
Comprimento das estantes: | 90 m |
Sistema de armazenamento: | Estantes com passarelas |
Capacidade de armazenamento: | 100.000 caixas |
Dimensões das caixas: | 600 x 400 mm |
Altura das estantes: | 10 m |
N.º de níveis: | 3 |
Galeria
As estantes se ajustam por completo às necessidades da TopTex
Fale com um especialista