TB Group otimiza seu armazém de luvas de proteção, calçados de segurança e roupas de trabalho
TB Group, fabricante de equipamentos de proteção individual, controla o status de 8.100 referências em tempo real.
TB Group, fabricante de equipamentos de proteção individual, digitalizou seu armazém de Burgos (Espanha) com o software Easy WMS da Mecalux. A empresa otimizou as operações e pode manter um controle mais rigoroso dos processos para tomar decisões de melhoria estratégicas.
TB Group: luvas, calçados e roupas de trabalho
Com sede em Burgos (Espanha), TB Group é uma empresa que se dedica à concepção, fabricação e venda de equipamentos de proteção individual. A empresa iniciou a sua trajetória fabricando luvas de proteção e, ao longo do tempo, especializou-se na produção e comercialização de soluções de proteção como calçado de segurança para todo o tipo de profissionais do setor industrial. A empresa mantém alianças com marcas de renome internacional para desenvolver uma vasta gama de vestuário de trabalho e lançar novos modelos capazes de satisfazer as necessidades mais exigentes dos clientes. Fundada em 1973, a empresa está presente em mais de 30 países em todo o mundo.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Em 2023, TB Group comemora 50 anos ao serviço da proteção e segurança laboral. Se há algo que caracteriza esta empresa especializada em luvas de proteção mecânica, calçado de segurança e vestuário de trabalho é a sua aposta na transformação e modernização do negócio com o objetivo de atrair novos clientes. “Desde o início, nos esforçamos para desenvolver soluções para que os profissionais do setor industrial possam enfrentar os riscos do dia a dia com total segurança”, explica Carlos García, Logistics & Warehouse Manager de TB Group.
A cadeia de suprimentos compreende uma série de processos essenciais para que TB Group possa oferecer um serviço eficiente. “Nossas operações logísticas tiveram que ser transformadas para se adaptarem às mudanças nos negócios e garantir, em todos os momentos, a correta distribuição e entrega de nossos produtos aos clientes”, afirma García.
Uma das mudanças mais recentes que TB Group tem enfrentado é a digitalização da sua logística. A empresa equipou o seu armazém de 5.600 m² com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para otimizar todas as operações. “No início, todos os processos de recebimento, armazenamento, rotatividade e expedição podiam ser gerenciados a partir do nosso ERP. À medida que todos eles aumentavam em volume e complexidade, consideramos a necessidade de um WMS, uma ferramenta específica, mais sofisticada e eficiente para o gerenciamento integrado dos processos do armazém", acrescenta García.
Otimização de armazém
“Decidimos incorporar um software de gerenciamento para otimizar as operações de armazém e alcançar a máxima eficiência no controle de estoque. Depois de comparar diferentes soluções, optamos pelo Easy WMS da Mecalux porque acreditávamos que era o melhor software para nós, pois, incluía funcionalidades avançadas que poderiam responder às nossas necessidades operacionais”, sublinha o gerente de logística e armazém.
Uma das prioridades de TB Group ao digitalizar o seu armazém foi melhorar o gerenciamento de estoques. No centro de distribuição, a empresa acomoda mais de 8.100 referências com diferentes características e rotatividade. “Organizar equipamentos de proteção individual, tão variados e acompanhar o estoque em tempo real é fundamental para otimizar as operações e evitar erros”, afirma García. Ter todos os produtos organizados estrategicamente resulta em processos muito mais fluidos, aumentando a eficiência nos processos de localização ou preparação de pedidos, entre outros.
O software identifica os artigos desde a chegada ao armazém até a expedição. Os operadores só precisam ler o código de barras de cada palete recebida com o terminal de radiofrequência para que o Easy WMS os registre em seu banco de dados.
O software então atribui uma localização para cada artigo com base em variáveis como rotatividade e nível de demanda. “As referências são gerenciadas seguindo os critérios FIFO, ou seja, os primeiros a entrar são os primeiros a sair. Com o Easy WMS conseguimos organizar a mercadoria de maneira correta e sem erros”, afirma García.
Ao ter todos os produtos registrados e identificados na base de dados, o software da Mecalux controla a rastreabilidade do produto em tempo real para saber a localização exata de cada palete a qualquer momento.
Outra das necessidades de TB Group ao digitalizar o seu armazém foi dinamizar a preparação e expedição de pedidos. Todos os dias, a partir do centro logístico, são preparados e distribuídos 200 pedidos a clientes em vários países, principalmente Espanha, Portugal, França, Itália, República Checa, Croácia, Reino Unido, Finlândia e América Latina.
Para preparar cada pedido, o Easy WMS gera tarefas que são enviadas aos usuários com base em seus perfis, níveis de autorização e acesso, bem como sua localização. O sistema informa a localização para aonde ir e os artigos a serem extraídos para concluir cada pedido. O software desenha rotas pelo armazém para que os usuários percorram as distâncias mais curtas e possam preparar todos os pedidos da maneira mais eficiente possível.
“O WMS deve ser flexível o suficiente para adaptar os processos às necessidades dos nossos clientes e às mudanças no armazém, como o crescimento do número de pedidos, referências, volume de estoque ou demanda”, explica García. Com os mesmos recursos, o sistema organiza as tarefas de picking para conseguir a entrega da mercadoria aos clientes no prazo acordado.
Processo de expedição digitalizado
O processo de expedição e entrega de pedidos é uma operação fundamental para o TB Group, pois, tem impacto direto na satisfação do cliente. “O nível de serviço é prioritário e inegociável para a nossa empresa, pelo que a entrega no prazo e nos níveis de qualidade acordados é um fator core e diferencial, procurando também não implicar um custo acrescido”, afirma García. “Queríamos digitalizar o processo de expedições para facilitar a comunicação bidirecional com as transportadoras para garantir as entregas de acordo com as condições de venda”, acrescenta.
TB Group implementou Software para gestão da expedição logística, uma solução que automatiza a comunicação entre o armazém e as agências de transporte. O sistema organiza a embalagem, etiquetagem e envio dos pedidos para garantir a mais alta qualidade de serviço aos clientes.
O Software para gestão da expedição logística fornece às transportadoras todas as informações necessárias para realizar as entregas, como a quantidade de embalagens a serem distribuídas, o volume e seu peso. O entregador então confirma a operação e envia os dados precisos para gerar e imprimir as etiquetas e o tracking number para posterior monitoramento.
“Nosso objetivo é que o envio de informações às agências de transporte seja ágil, dinâmico e automático. O Software para gestão da expedição logística nos ofereceu essa possibilidade. Ao eliminar todo o processo manual de transmissão de comunicações e criação de notas de entrega, otimizamos todos os recursos e as expedições são um sucesso”, afirma García.
Gerenciamento da informação e tomada de decisão
“Propusemos a tornar-nos uma empresa data driven, ou seja, queremos trabalhar num ambiente digitalizado em que os dados contribuam para organizar eficazmente os recursos, maximizar as operações e aumentar a competitividade”, explica García.
TB Group instalou Supply Chain Business Intelligence, uma extensão do Easy WMS para segmentar e estruturar a grande quantidade de dados que são gerados diariamente no armazém. “Com este software, acedemos a toda a informação de forma ágil e, através de indicadores de desempenho, podemos tomar decisões estratégicas”, acrescenta o responsável de logística e armazém.
O software Supply Chain Business Intelligence é composto por painéis de controle avançados e gráficos com as informações coletadas nas diferentes operações do armazém. Os indicadores KPI abrangem a maior parte das funcionalidades que devem ser consideradas na logística de TB Group: desde as entradas e saídas de mercadorias no armazém até a precisão na preparação dos pedidos.
“Queremos gerenciar todas as informações relativas ao desenvolvimento das nossas operações. Os painéis de controle do Supply Chain Business Intelligence nos dão, rapidamente, uma imagem geral de nossos processos. Com esses dados podemos nos aprofundar no estudo de questões como capacidade de armazenamento, rotatividade de artigos ou dias de estoque. Nosso objetivo é tomar decisões estratégicas que aprimorem nossa cadeia de suprimentos”, afirma García.
O sistema monitora, o negócio continuamente. Graças a isto, TB Group pode saber, a todo momento, qual é a situação do armazém, tomar decisões consequentes e introduzir melhorias estratégicas que aumentem a produtividade.
Logística em expansão
Diante de uma cadeia de suprimentos em constante transformação, a melhor fórmula, para otimizar as operações, é recorrer à digitalização. O Easy WMS é um software escalável, capaz de se adaptar às mudanças do armazém de TB Group, como, por exemplo, no aumento de vendas e pedidos diários.
"Estamos em um momento de grandes mudanças em nossos negócios. Estamos agora concentrados no desenvolvimento de novas linhas de produtos, melhorando os que já temos no mercado e lançando um website mais moderno para facilitar as compras para os clientes. Tudo isso terá um impacto sobre os processos logísticos do TB Group", afirma García.
Com o Easy WMS a empresa poderá continuar atendendo os clientes e gerenciando com eficiência a movimentação de mercadorias no armazém. Também terá dados objetivos que ajudarão a melhorar as operações e ajustá-las às novas necessidades do negócio.
Easy WMS é um software poderoso e flexível que nos permitiu organizar, otimizar e analisar todos os processos do nosso armazém. Ter acesso direto a todas as informações sobre o que acontece no armazém é ideal para facilitar a tomada de decisões. Podemos adaptar as operações às novas exigências da empresa.
Fale com um especialista