Logiscor, operador 3PL, instala uma solução logística integral
O operador logístico Logiscor impulsiona a estratégia omnichannel de um de seus principais clientes, Supermercados Piedra, com uma solução automática de alto desempenho.
O operador 3PL Logiscor, responsável pela logística de Supermercados Piedra, modernizou seu centro para se adaptar ao omnichannel. Logiscor instalou um armazém automático para caixas, estantes com sistema Pallet Shuttle semiautomático e software de gestão Mecalux.
Logiscor: o operador 3PL dos Supermercados Piedra
Logiscor é a operador logístico de Supermercados Piedra, rede de supermercados andaluza que oferece produtos alimentícios, limpeza e utensílios domésticos. O operador 3PL abastece os 60 pontos de venda do Piedra Supermercados e envia os pedidos aos clientes que compram através das três lojas online. Os Supermercados Piedra pertencem à Comercial Piedra Trujillo, que também inclui as empresas Cash Más Ahorro, bem como as lojas Proxi e Óptima. As vendas da Comercial Piedra Trujillo ultrapassaram 115 milhões de euros em 2021.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
Gerenciar a logística de empresas com estratégia de vendas omnichannel é um desafio para operadores 3PL como Logiscor. O armazém tornou-se o centro nevrálgico deste tipo de empresa, porque a partir daí são expedidos os pedidos de vários canais de venda. A complexidade de gerenciar um armazém omnichannel faz com que as empresas considerem terceirizar sua logística e contar com um operador 3PL para melhorar o atendimento e satisfazer os clientes finais.
“Trabalhamos para uma grande variedade de clientes, por isso queremos que a nossa cadeia de abastecimento seja versátil, eficiente e rápida para se adaptar às necessidades diárias que flutuam constantemente”, explica Manuel Cantueso, Controlador Geral de Logiscor.
Um dos clientes do operador 3PL é o Supermercados Piedra, uma cadeia de supermercados com mais de 60 estabelecimentos em toda a Andaluzia (Espanha) e que inaugurou recentemente uma loja online. As vendas da sua plataforma de e-commerce aumentaram exponencialmente desde a pandemia, fato que levou a empresa a recorrer à experiência de Logiscor para organizar a sua logística.
Localizado em Córdoba (sul de Espanha), o armazém da Logiscor armazena 8.500 referências. Para otimizar as operações e oferecer o serviço que seus clientes esperam, o operador 3PL recorreu à automação. “A decisão de instalar um armazém automático para caixas foi um processo gradual que amadureceu ao longo de vários anos. Queríamos aproveitar todos os benefícios desta solução, como reduzir o espaço necessário para preparar pedidos. Também queríamos reduzir custos graças à dispensa de elementos como terminais de radiofrequência ou empilhadeiras que, além disso, exigiam treinamento específico para os operadores”, analisa Cantueso.
No novo armazém automático para caixas, a Logiscor deposita produtos de baixa e média rotatividade, além de artigos que requerem cuidados ou controles especiais, como eletroportáteis, cosméticos e material de escritório, entre outros. “Antes, armazenávamos os artigos de baixa rotatividade em estantes para picking que ocupavam muito espaço. Além disso, perdíamos muito tempo investindo no processo de reposição desses produtos, que poderíamos alocar em outras operações de maior valor”, diz Cantueso.
Para armazenar os paletes, Logiscor dispõe ainda de estantes com sistema Pallet Shuttle, solução que proporciona uma elevada capacidade de armazenamento num espaço mínimo. Este sistema de armazenamento por compactação possui um carro elétrico que é responsável por realizar as entradas e saídas de mercadorias com muita rapidez.
Características do sistema Pallet Shuttle
"Nas estantes com sistema Pallet Shuttle armazenamos cerca de 1.000 paletes da mesma referência e com a mesma data de validade", explica o Controlador Geral da Logiscor.
Este sistema de armazenamento de compactação utiliza um carro com motor elétrico que se move dentro dos canais de armazenamento. Por meio do carro, Logiscor encurtou consideravelmente os tempos de entrada e saída da mercadoria.
Os carros motorizados seguem as instruções enviadas pelos operadores através de um tablet com conexão Wi-Fi. Além disso, o sistema Pallet Shuttle possui múltiplos sensores e mecanismos que proporcionam uma movimentação precisa, rápida e segura do carro elétrico e da mercadoria.
Tecnologia e digitalização
“O principal benefício que obtivemos com a instalação do armazém automático para caixas é a maior confiabilidade nas operações, além de economia de espaço e tempo”, afirma o Controlador Geral da Logiscor.
Com capacidade para 11.970 caixas, o armazém automático é composto por um único corredor que se destaca pelo seu comprimento: 100 m. Ao longo do corredor circula um transelevador miniload, equipado com garfos telescópicos que funcionam em estantes de dupla profundidade. O armazém é gerenciado pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, responsável por ordenar entradas e saídas de mercadorias, bem como, pelo controle da preparação dos pedidos.
Na parte frontal do armazém automático e a uma altura de 5 m, foram instaladas duas estações de picking onde são preparados os pedidos segundo o critério “produto ao homem”. Os operadores permanecem ali esperando para receber a mercadoria e classificar os artigos nas estantes de picking dinâmico, localizadas atrás deles. Os dispositivos luminosos put-to-light, integrados nas estantes de picking, orientam as ações dos operadores para melhorar o desempenho na classificação dos produtos e na conformidade dos pedidos.
O sistema put-to-light de Logiscor está conectado ao Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux. Através dos dispositivos luminosos, o Easy WMS indica aos operadores a caixa na qual depositar os produtos e o número exato de unidades necessárias.
Com esta combinação de armazém automático com estantes de picking e o gerenciamento do Easy WMS, a empresa agilizou a preparação simultânea de vários pedidos, minimizando a possibilidade de erros e otimizando os movimentos dos operadores.
O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS mantém um controle rigoroso dos produtos graças à ligação permanente e bidirecional com o ERP de Logiscor. O Easy WMS recebe uma mensagem ASN (Advanced Shipping Notice) do ERP para cada produto que chega ao armazém. Com base nesta mensagem e através de um conjunto de regras e algoritmos, o Easy WMS atribui uma localização à mercadoria com base nas suas características e rotatividade.
A rastreabilidade das 1.500 referências armazenadas no sistema automático de é total. Logiscor sabe a localização em tempo real de todos os seus produtos e pode rastrear qualquer movimento graças ao Easy WMS.
Solução de logística integral de alto desempenho
Graças a uma solução logística integral, Logiscor se adaptou à estratégia omnichannel de um de seus principais clientes. “A logística é a base de todo comércio, por isso a rentabilidade e a capacidade de atendimento das empresas dependem de sua eficiência. Logiscor está imersa em um processo contínuo de busca por soluções logísticas que garantam o máximo desempenho, entre elas a automação”, afirma Cantueso.
A robotização proporcionou um controle muito preciso das mais de 1.500 referências que são gerenciadas no armazém. Os movimentos de todos os produtos são coordenados pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux e o inventário é constantemente atualizado.
A agilidade na preparação dos pedidos, o aumento da produtividade e o aproveitamento do espaço têm sido fundamentais para oferecer a eficiência logística que os clientes de Logiscor exigem.
Escolhemos a Mecalux porque possui sistemas de armazenamento que atendem às nossas necessidades. A Mecalux é um fornecedor logístico de confiança com o qual colaboramos há muitos anos. Vimos sua evolução em automação e estamos convencidos de que suas soluções são a melhor opção para nossa logística.
Galeria
Mecalux instalou um armazém automático no centro Logiscor
Fale com um especialista