Esnelat automatiza sua logística com dois armazéns automáticos para produtos lácteos

Esnelat automatiza sua logística com dois armazéns automáticos para produtos lácteos

Esnelat, empresa pertencente ao grupo lácteo Iparlat, automatiza sua logística para acompanhar a produção anual de mais de 300 milhões de litros de leite.

Esnelat

Esnelat, empresa pertencente ao grupo Iparlat, instalou dois armazéns automáticos em sua unidade de produção em Urnieta (País Basco). A robotização da logística permite à Esnelat Alzamora acompanhar a produção anual de mais de 300 milhões de litros de leite.

Esnelat: empresa de laticínios que alimenta o futuro

Esnelat pertence ao grupo Iparlat, empresa de laticínios fundada em 1953 a partir da união de cooperativas de agricultores do País Basco e Navarra. A empresa oferece uma ampla gama de produtos saudáveis, desde laticínios a bebidas vegetais e cápsulas de café. Todos seus artigos são elaborados e embalados com tecnologia de ponta em quatro fábricas espalhadas por Espanha. Desde 2004, Iparlat tornou-se um dos fornecedores de leite da rede de supermercados espanhola Mercadona.

  • Ano de fundação: 1995
  • Produção anual: 300 milhões de litros de leite

 

DESAFIOS

  • Garantir um fluxo ininterrupto de mercadorias para enfrentar ao aumento da produção.
  • Comunicar as linhas de produção com os armazéns de produtos acabados.
  • Controlar a rastreabilidade do estoque em tempo real.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para paletes.
  • Transportadores e elevador automático de paletes.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

BENEFÍCIOS

  • Armazenamento e expedição de 350.000 paletes por ano com produto acabado.
  • Movimentação automática e segura de mercadorias desde as linhas de produção até a área de expedição.
  • Rastreabilidade total de 14.000 paletes.

Iparlat, fabricante espanhola de leite e bebidas de soja, possui uma unidade de produção em Urnieta (País Basco) administrada pela Esnelat e especializada em leite UHT em diferentes formatos. Nas suas instalações, a empresa produz leite com e sem lactose, natas, batidos e bebidas vegetais.

A logística alimentar como a da Esnelat caracteriza-se por movimentar, armazenar e expedir produtos perecíveis, ou seja, artigos que pelas suas características e composição são susceptíveis de deterioração e que devem ser consumidos antes de uma determinada data. “Precisamos fabricar, armazenar e expedir cerca de 300 milhões de litros de leite e derivados por ano. Em termos logísticos, o valor equivale a 350.000 paletes por ano, com as respetivas particularidades, rotatividades e níveis de exigência. Cada artigo requer um adequado gerenciamento FIFO e um rigoroso controle de rastreabilidade”, explica Esteban Robles, diretor técnico da Esnelat (Grupo Iparlat).

Desde a sua criação, Mecalux sempre acompanhou a Esnelat em seus programas de expansão logística. Um dos projetos mais recentes foi a construção de dois armazéns automáticos onde são depositados paletes de leite embalado em Tetra Brik prontos para serem enviados aos clientes.

A expansão de Iparlat nas últimas décadas obrigou a Esnelat a ampliar seus armazéns e modernizar toda a sua logística. Primeiro, a empresa construiu um armazém automático, com capacidade para 9.500 paletes, conectado às linhas de produção. Posteriormente, construiu um segundo armazém constituído por três corredores de profundidade dupla e, passados alguns anos, foi ampliado com mais dois corredores. O resultado: uma capacidade total de armazenamento de 14.000 paletes entre as duas instalações. Ambos os armazéns são conectados automaticamente com transportadores e elevadores.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux dirige todas as operações logísticas e controla o estoque nas duas instalações. Os sistemas de armazenamento e transporte robóticos, coordenados pelo Easy WMS, evitam erros no manuseio da mercadoria, garantem a total rastreabilidade do produto e encurtar os tempos de resposta de Esnelat.

A necessidade de gerenciar cada vez mais estoques perecíveis e de elevada rotatividade, levou a Esnelat a apostar em soluções automáticas que otimizam os processos e minimizam o tempo de armazenamento da mercadoria. "Seria impossível manusear manualmente 350.000 paletes por ano", afirma Robles.

Todo o complexo logístico foi minuciosamente customizado para atender as necessidades da empresa. Por exemplo, para se adaptar às mudanças do negócio, o primeiro armazém teve de ser modificado, uma vez que já estava em funcionamento, para gerenciar diferentes unidades de carga: "As estantes e os sistemas automáticos de transporte e armazenamento foram adaptados para poderem gerenciar meio palete. Também temos diferentes formatos de Tetra Brik, o que significa unidades de carregamento mais instáveis”, comenta Robles.

Armazenamento automático e conectado com a produção

“Os armazéns recebem em média 1.200 paletes diários procedentes das linhas de produção e expedem outros 1.200 aos clientes”, constata o diretor técnico de Esnelat. Atingir este elevado número de movimentos só é possível com a ajuda de sistemas de armazenamento robóticos. Desde o momento em que os paletes, com o produto acabado, saem da produção até chegarem à área de expedição, as operações em ambas as instalações são totalmente automáticas.

Os dois armazéns de Esnelat são em construção autoportante, quer dizer, sua estrutura é formada pelas próprias estantes para paletes de 25 m de altura, que, além de funcionarem como sistema de armazenamento, sustentam a estrutura. A parte externa é formada por esquadrias e laje de segurança.

O primeiro armazém a ser construído está conectado às saídas das linhas de produção através de uma lançadeira, veículo automático que transporta o produto acabado até os transportadores de entrada. Com uma área de 1.500 m², a instalação conta com cinco transelevadores que se movimentam no interior dos corredores de armazenamento para extrair e depositar mercadorias seguindo os pedidos do Easy WMS. O segundo armazém automático também armazena produtos acabados em qualquer um de seus cinco corredores.

Um circuito de transportadores de roletes com 4,5 m de altura, conecta as duas instalações e permite que todos os produtos acabados sejam transferidos automaticamente. Qual é a vantagem desta solução? A empresa pode economizar tempo e ganhar eficiência na transferência de produtos acabados, além de evitar o manuseio manual de mercadorias.

As estantes de ambos os armazéns são de profundidade dupla (em cada localização existem dois paletes, um atrás do outro), com os quais se obtém uma maior capacidade de armazenamento. Para movimentar dois paletes por cada nível de armazenamento, os transelevadores incorporam garfos telescópicos capazes de alcançar o palete na segunda posição da estante. A automação do centro logístico de Esnelat proporcionou equilíbrio entre agilidade e capacidade de armazenamento.

Digitalização de armazém

Com uma cadeia de suprimentos tão exigente, outro desafio diário de Esnelat é o controle da mercadoria. Assim, para localizar seus produtos ipso facto, a empresa implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux nos dois armazéns.

O sistema monitora e otimiza tudo o que acontece no centro de distribuição, desde o recebimento da mercadoria até a expedição dos pedidos. Os produtos são gerenciados segundo uma estratégia FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro palete a chegar ao armazém é o primeiro a ser expedido.

A rastreabilidade proporcionada pelo Easy WMS é essencial para uma empresa alimentar como Esnelat, porque ajuda a identificar e a manter um controle rigoroso das características dos seus produtos e de todas as fases pelas quais passam até à entrega ao cliente.

O software da Mecalux supervisiona e otimiza todos os processos do armazém:

  • Recepção da mercadoria. Os produtos chegam embalados e rotulados desde a produção. Assim que cruzam o posto de inspeção, o Easy WMS identifica os paletes e valida se eles atendem aos requisitos estabelecidos para sua localização no armazém.
  • Armazenamento do produto. Uma vez identificados os paletes que chegam da produção, o Easy WMS classifica os artigos em lotes, utilizando algoritmos para atribuir uma localização a cada palete. O software exerce o controle total da mercadoria, fornecendo informações em tempo real sobre a situação do estoque. O sistema conhece todos os detalhes dos produtos, como dimensões, lote, peso, características, datas de produção e validade, e controles de inspeção pelos quais passaram.
  • Expedição da mercadoria. A atividade na área de expedição do armazém de Esnelat é frenética. Cerca de 1.200 paletes são expedidos aos clientes todos os dias. Para realizar esta operação com eficiência, foi habilitada uma grande área onde é organizada a mercadoria a ser distribuída. À medida que saem do armazém, os paletes são classificados em quatro transportadores automáticos de saída. O Easy WMS atribui um transportador a cada palete com base em seu pedido ou rota (por exemplo, os paletes que serão entregues na mesma rota de transporte são colocados no mesmo transportador). A ótima organização da área de expedição ajudou Esnelat a expedir mais rápido e sem erros.

Logística integral de grande altura

A prioridade de qualquer empresa alimentar como Esnelat é armazenar a mercadoria nas condições ambientais adequadas para preservar o bom estado dos alimentos e garantir a saúde dos consumidores.

A cadeia produtiva de Esnelat se destaca pela eficiência, produtividade, dinamismo e segurança no manuseio de alimentos. A automação é fundamental na logística de Esnelat. Garante o máximo desempenho e atende às suas necessidades logísticas com um objetivo: fabricar, armazenar e expedir cerca de 300 milhões de litros de leite e derivados por ano.

A automação trouxe muitos benefícios para nossa logística. Isso nos dá alta confiabilidade para fabricar, armazenar e expedir cerca de 300 milhões de litros de leite e derivados por ano. Também nos permitiu garantir um controle de estoque eficiente e rastreabilidade completa de mais de 14.000 paletes.

Esteban RoblesDiretor técnico de Esnelat (Grupo Iparlat)

Fale com um especialista