BASF: digitalização para uma produção 'just-in-time'

BASF: digitalização para uma produção 'just-in-time'

Easy WMS foi integrado ao software de produção para saber quais artigos são necessários

Logotipo BASF

A fábrica de produção da multinacional alemã BASF no Brasil passou a integrar a digitalização logística. A empresa de produtos químicos equipou um de seus armazéns com o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux, de modo a controlar 100% dos movimentos de suas 1.800 referências em tempo real.

BASF, fundada na Alemanha em 1865, possui mais de 240 fábricas em cerca de 90 países. A empresa fornece produtos para 90.000 clientes em todos os setores. Em 2020, gerou vendas de 59.000 milhões de euros em todo o mundo.

Desde sua inauguração, em 2000, a fábrica da BASF em Indaiatuba (110 km de São Paulo), tem sido frequentemente renovada, fazendo melhorias visando alcançar maior eficiência em seus processos. Recentemente, a empresa equipou um de seus armazéns com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

A decisão de modernizar este armazém com o auxílio do Easy WMS faz parte dos planos da BASF de digitalizar a maioria de suas instalações em todo o mundo até 2022. Seu objetivo é ter plantas de produção tecnologicamente avançadas para oferecer um melhor serviço aos clientes.

Transformação para a logística digital

Antes de recorrer à digitalização, todo o gerenciamento do armazém era feito manualmente. "Gerenciamos nossos produtos com a ajuda do ERP SAP. Os operadores introduziam manualmente no sistema que os produtos haviam sido recebidos e expedidos, bem como os movimentos que eram feitos dentro do armazém", explica Márcio de Almeida Soares, coordenador de Logística da BASF.

Para preparar um pedido, os operadores percorriam o armazém com uma lista impressa especificando a quantidade de artigos que deveriam levar para cada linha de produção.

O gerenciamento manual do armazém tinha um risco muito alto de cometer erros. "Estávamos procurando um software que nos permitisse organizar o gerenciamento operacional do armazém e que evitasse qualquer possibilidade de falha", afirma Soares. "Queríamos controlar os estoques com precisão, otimizar as operações do armazém e aproveitar o espaço disponível para aumentar a capacidade de armazenamento".

Depois de analisar diferentes opções, a BASF decidiu instalar o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux. A multinacional já conhecia os aplicativos e vantagens deste programa informático. Em Guaratinguetá (também em Brasil), a Mecalux construiu para a BASF um armazém automático autoportante de 1.400 m2 gerenciado pelo Easy WMS. "A Mecalux demonstrou um conhecimento avançado dos sistemas de gerenciamento de armazém e propôs o Easy WMS para resolvermos nossas necessidades. Ficou claro para nós desde o início porque descobrimos que a ferramenta poderia se adaptar aos nossos processos e otimizá-los facilmente", diz o coordenador de Logística.

Integração digital no armazém

O armazém cumpre uma função básica dentro da planta BASF: abastecer as linhas de produção com a mercadoria necessária. A instalação armazena 1.800 referências que incluem matérias-primas utilizadas nas linhas de produção, produtos semiacabados e produtos acabados.

Para otimizar seus processos produtivos, a instalação funciona de acordo com o método just-in-time. Em outras palavras: fornece à produção matérias-primas no momento certo. Para isso, este sistema requer uma coordenação perfeita entre o armazém e as linhas de produção.

Uma das razões pelas quais a BASF escolheu o Easy WMS da Mecalux é devido à sua capacidade de integração com os sistemas informáticos da fábrica de produção.

Antes de implementar o sistema de gerenciamento, o processo de abastecimento de produção era muito mais lento. Os operadores desperdiçaram muito tempo quando se tratava de encontrar o produto necessário e movê-lo para as linhas de produção.

Com o Easy WMS, a BASF não só controla o estoque em tempo real, mas também sabe quais produtos são necessários na produção e acompanha todos os movimentos de paletes. A digitalização logística traz outra vantagem para a empresa: pode identificar pontos críticos ao longo da cadeia de suprimentos para resolver incidentes e ganhar produtividade. "O software da Mecalux interage com todos os nossos sistemas operacionais para otimizar processos e monitorar estoques", comenta o coordenador de Logística.

Organização eficiente do armazém

Easy WMS direciona e otimiza todas as operações do armazém, desde o momento em que as matérias-primas enviadas pelos fornecedores são recebidas até serem enviadas para linhas de produção.

"Nossos operadores realizam as atividades de recepção, armazenagem, estoque, movimentações internas e expedição. Easy WMS considera as prioridades das linhas de produção e envia instruções detalhadas aos operadores sobre o que fazer", afirma Márcio de Almeida Soares.

Para se comunicar com o WMS, os operadores trabalham com terminais que integraram o sistema operacional Android e incorporam um leitor de código de barras, de etiquetas RFID e códigos QR. Isso significa que a empresa pode operar com qualquer sistema de codificação. Segundo o coordenador de Logística, "ao integrar o Easy WMS com a tecnologia RFID, agilizamos os movimentos dos operadores através do armazém".

Easy WMS intervém nos seguintes processos:

  • Recepção de produtos. Todos os dias são recebidos 280 paletes que os operadores identificam com o auxílio de seus terminais.
  • Armazenamento de produtos. Uma vez que os paletes são identificados, o Easy WMS decide onde armazená-los. O software possui regras e algoritmos para atribuir o local ideal à mercadoria, dependendo se é matéria-prima, produtos semiacabados que devem passar algum processo ou que já podem ser distribuídos aos clientes.
  • Preparação de pedidos. Cerca de 120 pedidos são preparados diariamente e enviados para linhas de produção ou clientes. Easy WMS gera uma rota para os operadores percorrerem a menor distância possível dentro do armazém e prepararem mais pedidos em menor tempo.
  • Expedições. Os pedidos são agrupados por rotas (caso destinados aos clientes) ou por tipos de produtos (se forem destinados as linhas de produção). No segundo caso, Easy WMS deve comunicá-lo à produção para que possam organizar os processos lá.

Conexão e rastreabilidade

BASF decidiu melhorar toda a sua cadeia produtiva e impulsionar sua fábrica de Indaiatuba com o objetivo de continuar liderando o mercado em seu setor. Para isso, recorreu à digitalização. Assim, pode rastrear a mercadoria e garantir que as linhas de produção tenham todos os artigos necessários para fabricação sem interrupção.

"Nosso compromisso é gerenciar 100% dos movimentos dos produtos e acompanhar a condição da mercadoria para aumentar a qualidade da nossa cadeia de suprimentos e melhorar a satisfação dos clientes", afirma Soares.

Com Easy WMS, BASF agora pode acompanhar toda a trajetória de seus produtos, monitorando o estoque disponível no armazém e as quantidades enviadas à produção e aos clientes. A digitalização, que tem trazido maior fluidez nas operações de armazéns, resultou em maior eficiência e dinamismo.

Com Easy WMS, digitalizamos e aperfeiçoamos todos os processos do nosso armazém. Estamos confiantes que, com a ajuda do software da Mecalux, continuaremos a otimizar todas as nossas operações.

Márcio de Almeida Soares, Coordenador de Logística da BASF

Benefícios para BASF

  • Rastreabilidade total: as 1.800 referências armazenadas pela BASF são identificadas quando chegam ao armazém. O WMS controla todos os dados: peso, características, rotatividade, volume, etc.
  • Integração com a produção: o armazém está conectado à produção, fornecendo as matérias-primas necessárias no momento certo. Easy WMS foi integrado ao software de produção para saber quais artigos são necessários.
  • Estoque organizado: Easy WMS armazena os produtos no armazém para que os movimentos dos operadores sejam otimizados. Como resultado, as outras operações são muito mais fluidas.

Fale com um especialista